Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação

Após alguns dias de negociação, as autoridades parisienses decidiram implementar a circulação alternada de veículos na capital francesa, medida que entrou em vigor nesta segunda-feira, 23 de março, reduzindo pela metade o numero de carros em circulação na cidade.

A decisão foi tomada após o Airparif, observatório da qualidade do ar na região de Île-de-France, ter apontado um nível de partículas finas (PM10) por metro cúbico de ar acima do limite aceitável – que é de 50 microgramas – na região parisiense.

O princípio da estratégia é bastante simples: os veículos leves (carros e motos particulares) com placas ímpares só podem circular nos dias ímpares. Aqueles com placas pares, por sua vez, circulam apenas em dias pares.

Esta é a segunda medida restritiva a automóveis que entra em vigor nas últimas semanas. Dia 18 deste mês as autoridades limitaram a velocidade dos veículos a 20 quilômetros por hora.

Torre Eiffel durante pico de poluição atmosférica. ImageVia Brasil Post

Para garantir que a medida seja respeitada, a prefeitura estabeleceu algumas ações que incentivam o uso do transporte público para todos, não apenas aqueles cujos carros estejam proibidos de circular. Entre estas ações estão: uma hora de Autolib gratuita para os bilhetes de um dia de duração; uso gratuito da Vélib’ (sistema público de bicicletas de aluguel); estacionamento gratuito para os veículos impedidos de trafegar; e gratuidade em todos os transportes de massa (metrô, ônibus, bonde e RER) nas zonas onde a nova medida restritiva se aplica.

Vélib’ - Sistema público de aluguel de bicicletas de Paris

Além disso, cerca de mil policiais foram colocados nas ruas para impedir infrações. As multas são de 22 euros se o infrator deixar imediatamente de conduzir e 35 euros se ele for novamente autuado. A nova medida não é aplicada a veículos “limpos” (elétricos, híbridos ou a gás) nem a veículos com três ou mais passageiros.

Referência: Le Monde e Brasil Post

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação" 27 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764494/paris-implementa-medida-que-diminui-pela-metade-o-numero-de-automoveis-em-circulacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.