Filme raro mostra Le Corbusier discutindo poesia e sua obra em seu apartamento em Paris

“Sou um jovem de 71 anos de idade. Sou um homem visual, um homem que trabalha com os olhos e com as mãos, animado por manifestações plásticas.”

O breve documentário acima mostra um pouco da visão e do espírito de um dos maiores nomes da arquitetura moderna mundial: Le Corbusier. Constantemente viajando devido às encomendas de projetos em diversas partes do mundo, o arquiteto franco-suíço vivia em um apartamento em Paris - projeto seu de 1933 - cercado por suas pinturas, esculturas e desenhos.

“Minha pesquisa é como meu sentimento, dirigida para o que é o principal valor da vida: a poesia. A poesia está no coração do homem e é a capacidade de ir em direção à riqueza da natureza.”

Le Corbusier foi, talvez, o mais influente arquiteto da história. Suas ideias ajudaram a moldar o pensamento arquitetônico e urbanístico da primeira metade do século XX, período marcado pelo modernismo.

O documentário explora sucintamente sua visão para a Ville Radieuse – plano de cidade setorizada, com grandes avenidas para o transporte rápido motorizado e o térreo como um grande jardim contínuo – e a Unité d'Habitation de Marseille – projeto habitacional construído onde “cada família em seu apartamento tem privacidade, uma vista, sol e sombra.”

Assistindo ao vídeo, é difícil não pensar em Le Corbusier como um dos arquitetos que melhor soube lidar com a busca pela eficiência – característica do espírito de sua época – através de uma abordagem tão poética.

Obs.: As legendas do vídeo não são de responsabilidade do ArchDaily Brasil, assim, na impossibilidade de alterá-las, atentamos para incoerências de tradução que podem interferir e prejudicar a compreensão das ideias de Le Corbusier.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Filme raro mostra Le Corbusier discutindo poesia e sua obra em seu apartamento em Paris" 15 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627260/filme-raro-mostra-le-corbusier-discutindo-poesia-e-sua-obra-em-seu-apartamento-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.