Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade

Cidades contemporâneas e assentamentos urbanos se manifestam como estruturas intricadas que exigem reflexão profunda e uma abordagem cuidadosa. Os modelos sociais e layouts espaciais estão em constante evolução, transformando-se ao longo do tempo. Nesse contexto, surge uma pergunta crucial: qual é o modelo predominante para as cidades hoje? Muitas cidades contemporâneas resultam de um paradigma que atingiu seu apogeu no século XIX, caracterizado pela densificação intensiva e urbanização em resposta a necessidades que nem sempre refletiam seus habitantes.

Em alguns casos, devido às transformações vivenciadas pelas grandes cidades, certos setores urbanos caíram em desuso, tornando-se espaços residuais ou afastando-se de propósitos orientados para o desenvolvimento comunitário. Reconhecendo que as pessoas são a força motriz por trás das dinâmicas das cidades e assentamentos humanos, é imperativo reivindicar esses espaços. Para isso, abordagens teóricas como a proposta por Henri Lefebvre do direito à cidade e a cidade dos 15 minutos são apresentadas como alternativas. Nesses casos, as pessoas retomam o foco, tornando-se elementos-chave no design e permitindo o restabelecimento de um vínculo comunidade-pessoa-espaço.

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 2 de 17
Guarujá, São Paulo. Image © Johnny Miller / Unequal Scenes

Atualmente, numerosas propostas exemplificam a conexão das pessoas com os espaços públicos e abertos subutilizados por meio de intervenções arquitetônicas, sejam temporárias ou permanentes. Essas propostas compartilham um elemento comum de compreensão contextual e planejamento adaptativo para necessidades específicas.

Intervenções arquitetônicas temporárias: Espaço de Leitura CWLane

Francesco Rossini, Professor Associado da Escola de Arquitetura da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK), destaca este projeto piloto como parte de um plano de pesquisa de três anos financiado pela universidade. A iniciativa busca revitalizar um pequeno espaço público em um dos distritos mais antigos de Hong Kong — uma cidade conhecida por seu urbanismo vertical extremo — para criar um novo ponto de encontro comunitário.

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 3 de 17
CWLane Reading Space. Image © Francesco Rossini

O projeto consiste em uma série de degraus e plataformas, inspirados na paisagem da cidade, enquanto a cor vermelha brilhante e um padrão geométrico branco pretendem chamar a atenção dos transeuntes. Além disso, possui prateleiras ao longo de seu lado que podem armazenar mais de 350 livros. A transformação em um espaço de leitura surgiu das diversas discussões durante o processo de engajamento comunitário.

Envolvendo a comunidade, podemos abordar a tensão entre processos de baixo para cima e de cima para baixo, criando um ambiente urbano aprimorado e mais inclusivo. – Francesco Rossini

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 4 de 17
CWLane Reading Space. Image © Tongyun Zhu Terrie
Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 5 de 17
CWLane Reading Space. Image © Tongyun Zhu Terrie

Considerada uma intervenção arquitetônica de baixo custo, a escolha da madeira foi baseada em sua adequação para suportar o peso e as demandas dos usuários. A estrutura de madeira foi construída em três dias por estudantes, voluntários e moradores, mostrando-se resiliente mesmo diante de condições climáticas extremas, como um tufão.

O CW Lane Reading Space, o primeiro de três intervenções planejadas, enfatiza a importância da experimentação antes de implementar mudanças permanentes. Além disso, ao abordar a materialidade, o design e o impacto urbano de forma holística, a proposta sugere que tais iniciativas possam ser replicadas em outras áreas públicas subutilizadas, gerando um impacto sustentável e abrangente no espaço urbano.

Foco em opções alternativas de mobilidade: Nachtspur

Desde 2019, a organização Reallabor Radbahn gUG vem promovendo a visão de uma ciclovia pelo centro de Berlim, aproveitando um espaço inutilizado sob o viaduto do metrô. Para revitalizar esse espaço, a Radbahn lançou um concurso cuja proposta vencedora veio do SKIA Studio, liderado por Matias Ernstorfer. A escultura de luz Nachtspur ou "Pegada Noturna" foi construída para a seção final da ciclovia Radbahn.

Nachtspur consiste em quatro linhas de luz Neon Flex LED suspensas do viaduto por meio de uma estrutura de aço. Duas delas estão conectadas à rede elétrica, enquanto a energia para as outras duas é fornecida por duas bicicletas atuando como geradores. O viaduto é protegido como um edifício histórico,

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 6 de 17
Nachtspur. Image Courtesy of SKIA Studio / Matías Ernstorfer

A recuperação das infraestruturas urbanas através da iluminação pode ser uma ferramenta de sensibilização no contexto da transição dos transportes, especialmente em países onde o inverno e as estações frias e escuras são longas. - Estúdio SKIA

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 7 de 17
Nachtspur. Image © Matías Ernstorfer
Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 8 de 17
Nachtspur. Image © Matías Ernstorfer

A instalação começa com linhas horizontais que lembram um ciclista em repouso. À medida que avança para o centro, estas linhas transformam-se em curvas que atingem o pico logo acima das bicicletas, simbolizando o estado de pico de atividade de um ciclista. No final da escultura, as curvas diminuem gradativamente sua oscilação até se tornarem novamente uma linha horizontal.

A disposição final das mangueiras de LED é influenciada pelo desenvolvimento das curvas ciclóides encontradas em uma bicicleta. Conforme declarado pela equipe de projeto, Nachtspur é visitada diariamente por transeuntes que podem ignorar o telhado fornecido pelo viaduto do metrô e o potencial para uma ciclovia coberta, se não fosse pelo efeito neon.

Exemplos na Austrália, Brasil, África do Sul e outros contextos

A subutilização de espaços tornou-se comum em vários contextos, pois tende a partilhar um denominador comum com áreas mal utilizadas. Este fenômeno é especialmente prevalente porque o nosso ambiente construído e as cidades são consistentemente planjeados por uma abordagem de construção isolada, em vez de uma abordagem comunitária. Este fato abre a oportunidade de vincular e gerar experiências espaciais mais enriquecedoras.

Ligando áreas desconexas: Intervenção Rodda Lane

A Intervenção Rodda Lane é outro caso notável, cuja intenção do projeto era melhorar a comodidade do campus urbano do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), reunindo uma série de espaços redundantes, diversos e desconectados. A resposta do projeto centra-se em dois pátios que funcionam como âncoras para atividades sociais no campus. Novos assentos personalizados e estruturas de sombra em forma de pérgola foram colocadas entre as jardineiras, juntamente com maior iluminação para melhorar a experiência ao ar livre dos alunos e fornecer novos locais para morar. Os espaços comuns reúnem diversas áreas e estudantes para promover a integração e aprimorar a experiência no campus.

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 9 de 17
Rodda Lane Intervention. Image Courtesy of Sibling Architecture
Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 11 de 17
Rodda Lane Intervention. Image © Peter Bennetts
Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 10 de 17
Rodda Lane Intervention. Image © Peter Bennetts

Materiais reciclados e melhorias socioespaciais: Mirante Cabral

Da mesma forma, e como exemplo de interseção urbana, o projeto Mirante Cabral realizou a melhoria socioespacial de um mirante tendo como principal material milhares de tampas plásticas reaproveitadas, que foram doadas pelos moradores do bairro, criando um efeito semelhante a telhas de vidro.

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 12 de 17
Cabral Lookout. Image Courtesy of Cidade Quintal

O espaço central na transformação do Mirante Cabral é um platô sobre a água e a cidade, onde, segundo os vizinhos, existia uma casa. O acesso ao miradouro é feito a pé, através de vielas e escadas. Este foi um dos maiores desafios enfrentados na execução do projeto devido à quantidade de materiais que tiveram que ser transportados manualmente. Após a conclusão, o platô tornou-se o maior espaço do projeto, utilizado para apresentações comunitárias. Além disso, uma escada existente é utilizada para fornecer ângulos para filmagens e ensaios, servindo como arquibancada.

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 13 de 17
Cabral Lookout. Image © Ana Luzes
Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 14 de 17
Cabral Lookout. Image © Ana Luzes

Transformando um foco de violência em um espaço seguro: House of the Pink Spot

Este projeto está situado numa área identificada como um foco de violência de gênero, caracterizada pela falta de iluminação pública e atividade humana limitada; fatores que contribuem para um risco elevado de comportamento violento e criminoso. Em resposta, o projeto pretendia recuperar o espaço, onde os membros da comunidade pudessem sentar-se, encontrar sombra e luz e participar em pequenas produções teatrais, actividades lúcidas e diálogos abordando soluções para os elevados níveis de violência contra as mulheres na área.

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 15 de 17
House of the Pink Spot . Image Courtesy of Frankie Pappas International

Para a sua construção, todos os materiais foram obtidos localmente e toda a sinalização e pintura foram desenhadas e feitas à mão por membros da comunidade. Neste contexto, através da integração de um processo comunitário, o potencial do Pink Spot reside nos seus habitantes e na sua reciprocidade com o espaço. É um projeto encomendado, desenhado e construído pela comunidade.

As soluções arquitetônicas para a segurança em áreas públicas como esta esquina não são arquitetônicas, são humanas. - Amnesty International South Africa

Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 16 de 17
House of the Pink Spot . Image © Tshepiso Seleke
Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade - Imagem 17 de 17
House of the Pink Spot . Image © Tshepiso Seleke

A recuperação de um espaço pode ser motivada por diversos fatores e conduzir a resultados igualmente variados. O que mantém uma ligação constante entre estes projetos e a comunidade é o seu foco no design centrado no ser humano, facilitando a reconexão de indivíduos e grupos sociais e realçando as qualidades tanto do design como dos materiais utilizados. Neste contexto, elementos aparentemente simples, como a iluminação, um banco, uma pincelada ou um pedaço de madeira, deixam de ser meros gestos estéticos ou objetos inertes e adquirem um significado mais profundo quando integrados a um propósito definido por projetos como esses.

Explore mais projetos que reconectam pessoas e ativam espaços públicos na pasta ArchDaily com curadoria do autor.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade" [Reactivating Residual Public Spaces with Community-Led Design] 24 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012514/reativando-espacos-publicos-residuais-com-projetos-liderados-pela-comunidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.