Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção

A COP28, ou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, foi realizada em Dubai entre 30 de novembro e 13 de dezembro. O encontro anual reuniu representantes de 198 países, bem como líderes da indústria, para discutir e estabelecer estratégias para limitar a extensão das mudanças climáticas e seus efeitos adversos. O objetivo final dessas reuniões é encontrar maneiras de limitar o aumento da temperatura global em menos do que 1,5 graus Celsius em comparação com os tempos pré-industriais. No momento, o aumento da temperatura global já está em 1,2 graus Celsius. Como a indústria da construção em geral responde por 39% das emissões globais, arquitetos e urbanistas têm especial interesse nos resultados desta cúpula internacional.

Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 2 de 10Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 3 de 10Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 4 de 10Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 5 de 10Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Mais Imagens+ 5

Emissões quase nulas e edifícios resilientes

Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 4 de 10
Edifício Energia Quase Zero do Parque de Inovação de Gui'an - Atelier SUP. Imagem © Zhi Xia

Na COP28, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), junto com Marrocos e França, lançou o programa Buildings Breakthrough para incentivar os países a adotarem edifícios com emissão quase zero e resistentes ao clima como norma até 2030. Até agora, 27 países se comprometeram, o que representa cerca de 51% das emissões globais. Isso representa uma política importante, pois as últimas avaliações indicam que 21% das emissões globais de gases de efeito estufa vêm de edifícios. O programa fornece uma base para alcançar esse objetivo. Além disso, em março de 2024, o primeiro Fórum Global de Construção e Clima será realizado em Paris, França.


Artigo Relacionado

Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28

O debate sobre combustíveis fósseis 

Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 10 de 10
Projeto de utilização ‘Carbon2Business’ na fábrica de cimento de Lägerdorf, Alemanha. Imagem © Holcim

Um dos principais tópicos de discussão este ano tem sido o debate em torno dos combustíveis fósseis. O presidente da COP28, Sultan al-Jaber, que também é o chefe da Abu Dhabi National Oil Company, fez algumas declarações alarmantes contra a eliminação dos combustíveis fósseis, comparando-a a levar o mundo "de volta às cavernas" e afirmando falsamente que não há ciência suficiente por trás da conexão entre mudanças climáticas e emissões de gases de efeito estufa. Embora mais tarde tenha voltado atrás em sua posição, a cúpula tem sido marcada por controvérsias. Após a cúpula, os representantes trabalham para criar uma carta vinculativa a fim de limitar o uso de carvão, petróleo e gás, mas até agora apenas 80 dos 198 países participantes mostraram apoio à medida.

Na indústria da construção, os esforços estão em andamento para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Várias cidades nos Estados Unidos aprovaram uma legislação para eliminar o uso de combustíveis fósseis em novas construções e grandes projetos de renovação. Várias cidades europeias também desenvolveram projetos para eliminar o uso de combustíveis fósseis nos sistemas de aquecimento e refrigeração urbana.

Aumentando a capacidade de energia renovável

Contrariando as conversas sobre a atitude em relação aos combustíveis fósseis, 118 países comprometeram-se a triplicar a sua capacidade de energia renovável até 2030. Isto inclui o aumento dos geradores de energia solar, eólica e nuclear. O compromisso surge no âmbito das negociações que visam a descarbonização do setor energético, fonte de cerca de três quartos das emissões globais de gases de efeito de estufa. Outras missões de mitigação incluem a redução progressiva da “energia inabalável do carvão”, ou seja, os geradores de energia que não utilizam sistemas de captura e armazenamento de carbono (CCS) para limitar a emissão de carbono na atmosfera, uma tecnologia dispendiosa que ainda não é utilizada em grande escala.

Programas com justiça de gênero e impulsionados localmente

A crise climática afeta de forma desproporcional as comunidades nos países em desenvolvimento. No ano passado, esse foi um dos assuntos mais importantes, com a conferência gerando um acordo para criar um fundo internacional para ajudar as regiões mais vulneráveis. Este ano, as discussões continuam, tentando ampliar os métodos de ação. Nesse sentido, a instituição de caridade de arquitetura AzuKo recebeu o prêmio Gender Just Climate Solutions 2023 por seu treinamento de construção Build for Safety em Dinajpur, Bangladesh. A organização treina mulheres para a construção em áreas rurais de Bangladesh a fim de criar estruturas resilientes ao clima em áreas afetadas por inundações e desastres naturais. A iniciativa multifacetada busca promover a tomada de decisões democráticas para as mulheres em suas comunidades, ao mesmo tempo em que as apoia por meio de empréstimos com baixo juros e treinamento financeiro.

Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 3 de 10
Atualização habitacional. Imagem cortesia de AzuKo

Nós trabalhamos em uma área de Bangladesh que sofre com inundações e tempestades, onde a pobreza habitacional é aguda. Nosso treinamento 'Build for Safety' fornece as mulheres conhecimento, habilidades e confiança na construção. Ele oferece soluções que são acessíveis, apropriadas e disponíveis localmente, e capacita as mulheres e suas famílias a construir casas mais seguras. - Jo Ashbridge, CEO da AzuKo

O papel crítico das cidades

Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 2 de 10
Parque Qunli Stormwater Wetland por Turenscape. Imagem© Turenscape

Para alcançar o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a menos de 1,5 graus Celsius, uma colaboração envolvendo cidades, regiões e governos é crucial. A rede global ICLEI enfatiza a necessidade de envolvimento subnacional na ação climática e na tomada de decisões, uma posição apresentada pelo documento da Local Governments and Municipal Authorities (LGMA). A iniciativa de análise local, liderada pela ICLEI, envolve mais de 25 cidades e regiões, avaliando as ações climáticas em relação aos planos nacionais, com foco na justiça climática no nível da comunidade.

Projetos inovadores e sustentáveis

Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção - Imagem 5 de 10
Pavilhão Expo 2020 Dubai. Imagem © Chris Goldstraw

A conferência COP28 teve a participação de representantes de escritórios de arquitetura, incluindo Foster + Partners. Norman Foster foi convidado para falar no dia 2 de dezembro como parte do Programa de Líderes Mundiais. Seu escritório também apresentou trabalhos como parte das discussões sobre tecnologias verdes emergentes em edifícios.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Conclusões da COP28: pontos-chave para reduzir as emissões na arquitetura e na construção" [Navigating COP28: Key Takeaways for Architects from the Dubai Summit] 13 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011186/conclusoes-da-cop28-pontos-chave-para-reduzir-as-emissoes-na-arquitetura-e-na-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.