Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída

Em abril de 2019, um incêndio devastador consumiu parte da Catedral de Notre Dame, em Paris, causando danos severos ao seu teto de madeira e levando ao colapso da torre central do século XIX, originalmente projetada por Viollet-le-Duc. Na sequência da tragédia, o presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu que o monumento seria restaurado em apenas 5 anos, um prazo ambicioso. À medida que a restauração das estruturas do telhado se aproxima da conclusão, em fevereiro de 2023 foi montada a estrutura de andaimes para a reconstrução da torre. Sua conclusão está prevista para o fim deste mês.

Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Imagem 2 de 5Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Imagem 3 de 5Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Imagem 4 de 5Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Imagem 5 de 5Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Mais Imagens

Construída com uma estrutura de madeira revestida de chumbo, a agulha pegou fogo rapidamente durante o incidente de 2019. Seu colapso pôs em sério risco a estabilidade das abóbadas de pedra abaixo, à medida que as vigas carbonizadas e o metal derretido caíam pelas abóbadas góticas sobre a nave da igreja. Para quem testemunhou o evento, a queda da agulha foi uma das imagens mais marcantes e devastadoras.

Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Imagem 4 de 5
Incêndio em Notre Dame. Imagem © Fabien Barrau,AFP

As destruições causadas pelo incêndio levaram a um debate internacional sobre a abordagem correta para a restauração, com várias vozes da comunidade de arquitetura e design pedindo uma reinterpretação criativa do monumento. Inicialmente, foi lançado um concurso para novas ideias sobre a restauração, mas em maio de 2019 as autoridades francesas decidiram que a catedral deveria ser restaurada exatamente como era antes do incêndio.

Consequentemente, a nova agulha recriará o design do arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc, incluindo a estrutura de madeira e o revestimento de chumbo. Seu topo será marcado por uma cruz e um galo de cobre, que se espera que seja visível durante os Jogos Olímpicos de Paris. Segundo o New York Times, a cruz foi erguida acima do topo da agulha nesta semana, com um novo galo em breve.

Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Imagem 3 de 5
Notre Dame de Paris em construção em fevereiro de 2022. Imagem © Jacky D via Shutterstock

Durante uma visita ao local da construção, Macron anunciou que um concurso seria realizado para substituir seis dos vitrais por versões mais contemporâneas. Essa visita marcou a conclusão do que os funcionários chamaram de segunda fase da reconstrução, sendo que a primeira fase estava principalmente focada na estabilização da estrutura da catedral.

Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída - Imagem 2 de 5
© Charles Marville, cortesia da Biblioteca do Congresso

Agora, os trabalhadores começam a desmontar os andaimes internos da nave e do coro, pois o projeto está a caminho de ser reaberto ao público em 8 de dezembro de 2024. Embora as obras de restauração continuem além dessa data, progressos significativos foram alcançados. As paredes internas foram limpas durante a segunda metade de 2022 usando uma nova tecnologia que aplica uma pasta de látex à alvenaria e a remove alguns dias depois, junto com a sujeira, poeira e fuligem acumuladas. Embora a limpeza tenha restaurado cuidadosamente a alvenaria à sua coloração original, alguns críticos alegaram que a técnica criou uma imagem distorcida do monumento de 850 anos. O teto de Notre Dame, comumente chamado de La Forêt por sua estrutura de madeira semelhante a uma floresta, também passou por extensas restaurações, com novas coberturas de telhado previstas para serem adicionadas até o próximo verão. Para reconstruir a estrutura, foram utilizados 1.400 carvalhos franceses. Artesãos treinados em marcenaria medieval, originalmente envolvidos no projeto Guédelon, também foram chamados ao local para garantir o uso adequado de técnicas de construção medievais.

Segundo a declaração da Ministra da Cultura, Rima Abdul Malak, a Catedral de Notre Dame está a caminho de ser aberta ao público em 2024, embora alguns especialistas afirmem que o cronograma é muito curto para as obras de restauração restantes. Em junho de 2022, o paisagista Bas Smets foi declarado vencedor do concurso para redesenhar os arredores da catedral, incluindo uma reimaginação dos espaços de estacionamento subterrâneo debaixo da praça principal e da cripta arqueológica localizada atrás da catedral.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Reconstrução da torre da Catedral de Notre Dame está prestes a ser concluída" [The Reconstruction of Notre Dame’s Spire Nears Completion] 19 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010948/reconstrucao-da-torre-da-catedral-de-notre-dame-esta-prestes-a-ser-concluida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.