Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público

O novo distrito do Heatherwick Studio, no coração de Tóquio, foi aberto ao público pelo Primeiro-Ministro do Japão. Denominado Azabudai Hills, o projeto representa o ápice de uma iniciativa de requalificação que já dura 30 anos. Com 2,4 hectares de área verde acessível, o bairro oferece uma variedade de atividades de uso misto que se integram harmoniosamente ao entorno natural.

Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Imagem 2 de 11Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Imagem 3 de 11Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Imagem 4 de 11Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Imagem 5 de 11Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Mais Imagens+ 6

Entre residências, lojas, restaurantes, galerias, escritórios, dois templos, uma escola e espaços comerciais, o Heatherwick Studio projetou não só a arquitetura do embasamento, mas também o espaço público. Com seus 8,1 hectares repletos de árvores, arranjos florais e elementos de água, o local foi meticulosamente planejado para cultivar conexões significativas entre os transeuntes, moradores e o público. A exploração do espaço e encontros informais são encorajados em suas rampas de telhado acessíveis a pé e seus caminhos sinuosos.

Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Imagem 6 de 11
© Kenji Masunaga

A paisagem arquitetônica de Tóquio é caracterizada pela diversidade de tamanhos e estilos, mesclando construções antigas e modernas. Este projeto visa capturar essa energia e diversidade da cidade, homenageando suas diversas camadas. Uma praça central, amplos jardins públicos e o espaço de eventos The Cloud fazem parte da nova paisagem, convidando moradores e visitantes a se reunirem em busca de inspiração. Como um dos distritos metropolitanos mais sustentáveis de Tóquio, o projeto equilibra habilmente os ambientes urbanos e a natureza.


Artigo Relacionado

Começa a construção de La Serre, o oásis urbano da MVRDV nos arredores de Paris

Liderada pela incorporadora japonesa Mori Building Co. Ltd, a iniciativa de regeneração de 30 anos envolveu a colaboração de mais de 300 habitantes e empresas. O resultado foi surpreendente: mais de 90% dos inquilinos e empresas originais optaram por retornar ao distrito renovado. Antecipa-se que este novo distrito público atraia anualmente entre vinte e cinco a trinta milhões de visitantes. Além disso, Azabudai Hills almeja obter certificações de destaque, como a WELL preliminar e a LEED Neighborhood Development de mais alto nível, juntamente com a certificação BD+C LEED, consolidando sua posição entre os maiores empreendimentos de uso misto do mundo.

Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Imagem 10 de 11
© Raquel Diniz

Como parte do projeto, o Heatherwick Studio projetou a British School of Tokyo, a maior escola internacional no centro da cidade. Com uma área de 15.000 metros quadrados, o projeto maximiza o clima local, oferecendo espaços integrados de aprendizagem ao ar livre em oito pavimentos, promovendo a interação entre professores e alunos.

Nesta semana, o Heatherwick Studio revelou planos para uma nova área comercial em Xi'an, uma cidade antiga em Shaanxi, China. O projeto visa destacar o legado da cerâmica da região, proporcionando uma experiência sensorial aos visitantes como alternativa as compras online. O escritório também apresentou o projeto de um salão de exposições na emergente área à beira-mar de West Bund, em Xangai, China, denominado 'West Bund Orbit', que será o ponto focal do novo centro financeiro no Distrito de Xuhui. Por fim, o Heatherwick Studio, em parceria com a Barcode Architects, foi escolhido para criar um novo centro para cultura, trabalho e lazer na praça central Jaarbeursplein, em Utrecht, nos Países Baixos.

Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público - Imagem 3 de 11
© Kenji Masunaga

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Distrito projetado por Heatherwick Studio em Tóquio é aberto ao público" [Heatherwick Studio Designs Inaugural District in Tokyo, Japan] 08 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010173/distrito-projetado-por-heatherwick-studio-em-toquio-e-aberto-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.