O escritório holandês OMA venceu o concurso para projetar o novo campus da Universidade Hongik em Seul, Coreia do Sul. A proposta introduz um conjunto de edifícios de baixo gabarito interligados por uma rede de espaços públicos moldados à topografia existente. O projeto tem como objetivo reforçar a conexão da universidade com a cidade e suas áreas vizinhas e introduzir áreas verdes e vários espaços abertos criando uma conexão perfeita entre terraços, pátios externos e praças escavadas. A firma foi selecionada entre uma série de outros escritórios de renome mundial, como SANAA, Herzog & de Meuron, Renzo Piano Building Workshop e David Chipperfield Architects.
A universidade privada, renomada por seus programas de design e artes, tem se expandido nas encostas da montanha Wau desde seus primórdios na década de 1950. Neste ano, as autoridades locais flexibilizaram as restrições de construção nos terrenos da universidade, abrindo a possibilidade de desenvolver um novo campus localizado em um campo aberto aos pés da montanha.
De acordo com OMA, o projeto é concebido como uma extensão da montanha Wau, utilizando uma abordagem topográfica e posicionando estrategicamente os edifícios de forma que suas coberturas possam servir como caminhos entrelaçados protegidos por árvores e conectados aos principais pontos de acesso do terreno. A rede de pátios externos inclinados representa um convite para os estudantes se reunirem e interagir informalmente. Além disso, a geometria dos pátios permite que a luz natural penetre profundamente no campus.
Artigo Relacionado
OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em MuniqueDo ponto de vista funcional, os edifícios são organizados em três setores principais: laboratórios de alta tecnologia próximos à Faculdade de Engenharia, comodidades estudantis no centro e espaços para criadores posicionados em direção ao bairro de Hongdae. Um novo centro de artes é situado no núcelo do empreendimento, enquanto o perímetro é ocupado por um hub de aprendizagem multiuso. Todo o campus é projetado de forma que nenhuma comodidade esteja localizada a mais de três níveis de distância, permitindo que a circulação flua por todos os edifícios e a conexão com o bairro seja fortalecida.
O novo campus da Hongik adiciona mais um capítulo ao envolvimento da OMA em projetos culturais em Seul. Este é um projeto que foge de rótulos convencionais: é um edifício, um masterplan e um parque ao mesmo tempo. Ele propositalmente evita se destacar e convida a ser descoberto gradualmente. Ao fazer isso, busca restabelecer a conexão que a universidade já teve com o bairro. - Chris van Duijn, sócio da OMA
Recentemente, OMA/Shohei Shigematsu inaugurou o tão aguardado Museu de Arte Buffalo AKG, uma intervenção contemporânea em um local histórico. O escritório também revelou o seu primeiro projeto em Bangladesh, a Torre Dhaka, que se tornará um dos prédios mais altos do país, e o projeto vencedor do concurso para a nova sede do UniCredit em Munique, Alemanha, liderado por Reinier de Graaf.