Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design

O MVRDV venceu um concurso para projetar três novos edifícios no Aeroporto Václav Havel em Praga. Em colaboração com a NACO (Consultores de Aeroportos da Holanda), o projeto se tornará o maior aeroporto de Praga e da República Tcheca. A expansão do Terminal 1 abrigará uma instalação central de segurança, salas VIP, de negócios e um heliporto. Chamadas de "Lanternas Tchecas", as fachadas são iluminadas com imagens da República Tcheca programáveis por satélite.

Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Imagem 2 de 6Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Imagem 3 de 6Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Imagem 4 de 6Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Imagem 5 de 6Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Mais Imagens+ 1

O projeto estabelece uma nova avenida do aeroporto, servindo como boas-vindas aos visitantes que chegam por diversos meios. Seja por avião, carro, táxi ou ônibus, esses são os três edifícios que eles encontrarão primeiro. Além disso, o projeto inclui mais um edifício do lado oposto da pista de acesso ao aeroporto, com um hotel, centro de conferências e estacionamento. Todo o projeto foi concebido com versatilidade em mente, permitindo que futuras expansões ou reconfigurações sejam fáceis.

Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Imagem 2 de 6
Cortesia de Atchain

A expansão do Terminal 1 ocorrerá em duas fases, sendo que a primeira se concentrará na adição de mais espaços de atendimento aos passageiros, incluindo a triagem de segurança. A abordagem estrutural flexível do projeto destaca-se por seus amplos vãos e quatro núcleos de suporte. Na construção, serão utilizadas vigas de madeira laminada colada, aço e concreto, visando reduzir a pegada de carbono.

A transparência foi um elemento-chave no projeto dos dois edifícios de expansão do terminal, voltados para a pista de aviação e a via de acesso ao aeroporto, permitindo vistas desobstruídas através das estruturas. A vegetação local contribui para criar uma atmosfera natural nos pátios entre os edifícios de cada lado da área de segurança. O design da primeira fase enfatiza a eficiência do processo de segurança. Para reduzir o estresse dos passageiros, a visibilidade do aeroporto e do entorno é mantida, com áreas VIP, de negócios e heliporto localizados no primeiro andar.

Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Imagem 3 de 6
Cortesia de Atchain

A maioria das experiências em aeroportos hoje em dia se desvinculou de qualquer senso de lugar ou de controle para o viajante. Em Praga isto será diferente em breve. Ao passar pela segurança, você se sentirá cercado pela paisagem tcheca – no teto, que mostra suas paisagens verdes, e nos pátios próximos, que abrigam plantas do biótopo tcheco. A experiência proporcionará uma sensação de calma e controle... um momento para se sentir ancorado antes de decolar. Retornar à República Tcheca traz a sensação de regresso, com as três Lanternas Tchecas guiando você de longe para casa. – Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.

A segunda fase espelha a expansão do edifício de segurança, projetado para permitir ampliações e adaptações futuras. Ambos os edifícios contam com iluminação programável e painéis fotovoltaicos para sustentabilidade e compartilhamento de informações, sendo decorados com imagens de satélite da República Tcheca. O terceiro edifício, situado do outro lado da avenida do aeroporto, inclui um hotel e espaço de conferências construídos acima de uma estrutura de estacionamento. O layout aproveita ao máximo o formato do local, com um amplo lobby que destaca uma imagem de satélite de todo o país. Este edifício também possui flexibilidade, uma característica chave do projeto, que acomoda as constantes mudanças de necessidades.

Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design - Imagem 4 de 6
Cortesia de Atchain

Recentemente, o MVRDV anunciou o aguardado plano diretor para o distrito Tour & Taxis em Bruxelas. O distrito fica perto da Estação Norte de Bruxelas e planeja se tornar um distrito dinâmico de vida e trabalho. Em junho, a reforma do Centro Feminino e Infantil de Shenzhen, da MVRDV, foi concluída e o o prédio está aberto ao público. Localizado no distrito de Futian, em Shenzhen, o projeto é composto por uma torre de uso misto com várias funções públicas. Por fim, o estúdio foi recentemente selecionado para liderar a transformação do Parque da Refinaria de Hangzhou, um extenso projeto que visa transformar antiga refinaria de petróleo em parque cultural de energia neutra na China.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Ampliação do Aeroporto Václav Havel em Praga, por MVRDV e NACO Design" [MVRDV and NACO Design Extension to Václav Havel Airport in Prague ] 02 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008954/ampliacao-do-aeroporto-vaclav-havel-em-praga-por-mvrdv-e-naco-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.