Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário

Uma iluminação bem planejada faz toda a diferença em um projeto de interiores, em diversos aspectos. Ela transcende a dimensão meramente estética para desempenhar um papel fundamental na criação de atmosferas que são capazes de interferir e modificar as emoções e percepções das pessoas nos ambientes. E se, de maneira direta, a iluminação pode proporcionar uma luminosidade geral e mais uniforme em um espaço, garantindo que todo o ambiente seja iluminado adequadamente para atividades diárias, de maneira indireta ela oferece uma abordagem mais sutil e eficaz, que cria ambientes acolhedores, suaves e agradáveis.

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 2 de 18Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 3 de 18Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 4 de 18Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 5 de 18Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Mais Imagens+ 13

A iluminação pode realçar características arquitetônicas, destacar elementos de decoração e até mesmo transformar espaços pequenos em ambientes mais amplos e convidativos. A luz certa nos lugares certos pode melhorar significativamente a funcionalidade de um espaço, proporcionando luminosidade adequada para atividades específicas, como leitura, trabalho ou relaxamento. Em projetos de interiores, a iluminação indireta adiciona profundidade, textura e uma sensação de calidez, tornando-se assim um elemento essencial para a composição de ambientes mais aconchegantes.

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 12 de 18
Casa Jabuticaba / Fernanda Marques Arquitetos Associados © Fernando Guerra | FG+SG

Nesse contexto, tem se tornado cada vez mais popular a utilização da iluminação indireta embutida em marcenaria e mobiliários, uma técnica versátil e com muitas aplicações possíveis que proporciona um toque de elegância e sofisticação não somente às peças, mas ao espaço como um todo. Em elementos como nichos, painéis, prateleiras e cabeceiras, sua utilização cuidadosa permite que a luz seja dispersa de maneira delicada, transformando a atmosfera do ambiente ao criar uma sensação de conforto e bem-estar.

Nichos iluminados podem destacar objetos de arte e decoração, criando pontos de interesse visual em um ambiente. Painéis com iluminação indireta podem servir como pano de fundo para a sala de estar, ou realçar itens como a televisão, transformando a parede em uma peça central e elegante. Nas cabeceiras, por exemplo, a iluminação pode funcionar como uma luz de leitura suave, permitindo que os moradores desfrutem de um bom livro antes de dormir, sem perturbar ou acentuar a luminosidade do ambiente tranquilo do quarto.

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 6 de 18
Lumini Rio / studio mk27 © Reinaldo Cóser

A iluminação indireta, quando utilizada em elementos como marcenarias e mobiliários, pode ser uma ferramenta valiosa para projetos de interiores, agregando não apenas estética aos espaços, mas também conforto e aconchego. Ao integrar essa técnica de forma cuidadosa e criativa, é possível transformar qualquer espaço em um ambiente acolhedor e elegante, onde a luz desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera agradável e convidativa para todos que dela usufruem. 

A seguir, separamos cinco exemplos de aplicação:

Nichos

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 2 de 18
Fasano Itaim Residencial / studio mk27 © André Klotz
Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 8 de 18
Duplex Tavarua / Fernanda Marques Arquitetos Associados © Fernando Guerra | FG+SG

Prateleiras

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 15 de 18
Residência Limantos / Fernanda Marques Arquitetos Associados © Fernando Guerra | FG+SG
Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 17 de 18
Apartamento Praça Henrique Monteiro / Studio Arthur Casas © Tuca Reinés

Espelhos

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 4 de 18
Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos © Lela Leme
Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 18 de 18
Apartamento VN Ferreira Lobo / Studio Arthur Casas © Fernando Guerra | FG+SG

Cabeceiras

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 3 de 18
Fasano Itaim Residencial / studio mk27 © André Klotz
Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 11 de 18
Duplex Tavarua / Fernanda Marques Arquitetos Associados © Fernando Guerra | FG+SG

Bancadas

Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 14 de 18
Casa Mansa / Stemmer Rodrigues Arquitetura © Lucas Frank
Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário - Imagem 13 de 18
Reforma Casa J29 / SUAV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Brilho sutil: transformando ambientes com a iluminação de marcenaria e mobiliário" 11 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008551/brilho-sutil-transformando-ambientes-com-a-iluminacao-de-marcenaria-e-mobiliario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.