Projetando quadras urbanas para crianças

Alguma vez você já parou para refletir em como o espaço é visto, sentido e usufruído a partir da altura de 95 cm? Pensar um desenho urbano que incorpore a escala da criança é fundamental para criar cidades mais inclusivas, saudáveis e seguras, uma vez que componentes desenhados para acolher essas necessidades tendem a atender melhor a todos que os usam, o que inclui desde adultos às pessoas idosas ou com deficiências. Um dos elementos urbanos que são fundamentais para essa discussão, e para a reflexão dos planejadores, são as quadras, espaços que abrigam diversas possibilidades de uso e apropriação nas cidades, e que podem ser modificadas e pensadas de diversas formas, o que inclui estratégias para que possam ser mais adaptadas ao universo infantil.

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 2 de 15Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 8 de 15Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 7 de 15Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 6 de 15Projetando quadras urbanas para crianças - Mais Imagens+ 10

Investir em estratégias de desenho urbano voltadas para a escala da criança não beneficia apenas esse público, mas toda a comunidade. Cidades que priorizam o bem-estar infantil tendem a ser mais habitáveis para todas as idades, promovendo um senso de comunidade, vitalidade urbana e qualidade de vida. Ao considerar as necessidades das crianças no planejamento urbano, podemos construir cidades mais resilientes e harmoniosas para o presente e o futuro.

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 7 de 15
Fortaleza, Brasil. Imagem cortesia de NACTO-GDCI

Reconhecer a importância das crianças para o design urbano não é apenas uma questão de garantir que elas tenham espaços seguros para brincar, mas também de fomentar ambientes e estratégias que promovam seu bem-estar físico, emocional e cognitivo. Em primeiro lugar, é essencial entender que as crianças vivenciam as cidades numa altura e velocidade distintas das dos adultos, elas têm necessidades específicas e são mais vulneráveis a perigos nas ruas, como tráfego intenso e poluição do ar, e muitas vezes têm menos habilidades para navegar com segurança na cidade.

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 9 de 15
Designing Streets for Kids. Image Courtesy of NACTO-GDCI

As quadras, com suas alterações de tipologia, usos, mudanças volumétricas e diferentes relações com o entorno, podem ser pensadas de inúmeras maneiras, e variar amplamente de acordo com as características de uma comunidade ou bairro específico. A seguir, elaboramos uma lista com dez estratégias de desenho urbano voltadas para crianças que podem ser aplicadas em quadras, para que esses elementos sejam propulsores de melhorias nas cidades não somente para o público infantil, mas para todos os cidadãos.

Planejar quadras mais curtas

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 3 de 15
Tóquio, Japão. Foto: Anthony Ling

Crie quadras curtas ou interrompa os quarteirões existentes com vielas para aumentar a permeabilidade e as opções de rotas de caminhada.

Reduzir a velocidade do tráfego

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 15 de 15
Foto de Justus Menke via Unsplash

O desenho da rua tem uma forte influência sobre a velocidade de operação padrão dos motoristas. Reduza a velocidade do tráfego de passagem minimizando o número de faixas de tráfego geral e adicionando elementos de deflexão horizontal e vertical, como chicanas e plataformas atenuadoras de velocidade, quando necessário. Reduza as velocidades de conversão estreitando os raios do meio-fio e projetando cruzamentos compactos.

Criar calçadas largas e acessíveis

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 10 de 15
Bogotá, Colômbia. Image © Secretaría de Movilidad

Priorize os pedestres assegurando que as calçadas sejam transitáveis, contínuas, seguras e acessíveis. Construa novas calçadas onde elas não existirem, amplie-as se forem muito estreitas e repare as calçadas antigas ou em más condições que ofereçam desafios à acessibilidade.

Plantar árvores

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 13 de 15
Praça São Sebastião, São Paulo. Imagem Cortesia

Plante árvores e use paisagismo para aumentar o conforto das crianças e cuidadores enquanto caminham. A presença da natureza e do paisagismo nas ruas urbanas incentiva crianças e cuidadores a passarem mais tempo ali, estimula a brincadeira, o aprendizado e a criatividade e melhora a saúde mental.

Aprimorar a travessia de pedestres

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 14 de 15
Intervenção viária no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Imagem: Unifor

Todas as travessias de pedestres devem ser demarcadas de forma clara, ser pouco espaçadas entre si, e feitas no nível da rua, independentemente do material ou padrão de pavimentação. Garanta que todas as demarcações de vias importantes estejam pintadas ou conservadas, e que sejam adicionadas novas quando necessário.

Construir ou melhorar a infraestrutura cicloviária

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 6 de 15
Designing Streets for Kids. Image © City of Tirana

As ciclovias protegidas são a melhor opção para todos os usuários da rua. Assegure a segurança dos ciclistas por meio da instalação de ciclovias protegidas em ruas com maior volume de tráfego, ou da transformação de ruas com volume e velocidades mais baixas em ruas compartilhadas.

Criar espaços de descanso 

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 11 de 15
Foto: Paulo Winz, via CicloVico

Integre espaços pequenos e grandes para que crianças e cuidadores possam descansar e desfrutar das ruas. Assentos, recantos, parklets e praças oferecem oportunidades de descanso e espaços para brincar.

Acrescentar elementos lúdicos e educativos

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 2 de 15
Foto de Andrew Seaman, via Unsplash

As ruas fazem parte da rotina diária das crianças e oferecem espaço para integrar brincadeiras e aprendizagem. Ofereça oportunidades para brincadeiras não estruturadas em calçadas, canteiros centrais e praças, e perto de paradas de transporte coletivo, adicionando elementos como murais, obras de arte e instalações.

Melhorar a acessibilidade

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 12 de 15
Olhe o Degrau Jardim Nakamura. Image © Cidade Ativa

Procure aprimorar as escadarias, o acesso aos veículos de emergência, o fornecimento de serviços essenciais e implantar melhorias de mobilidade criativa, com o uso de escadas rolantes ou teleféricos.

Superfícies atraentes

Projetando quadras urbanas para crianças - Imagem 5 de 15
Foto: Paulo Winz, via CicloVico

Os murais, quebra-cabeças, jogos e obras de arte bi e tridimensionais nas fachadas, ou perto delas, incentivam as crianças a brincar e interagir com as beiradas dos edifícios. Use texturas e impressões em calçadas e outras superfícies horizontais. Procure envolver todos os sentidos. Elementos que incorporam acústica, reflexos, sombras e jogos de luz podem ser aplicados sobre todas as superfícies de piso e das construções.

Fonte: Designing Streets for Kids, elaborado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Projetando quadras urbanas para crianças" 15 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007277/projetando-quadras-urbanas-para-criancas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.