Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023

O vencedor do Prêmio Pritzker 2022, Diébédo Francis Kéré, foi laureado com o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023. Apresentada pela Japan Art Association, a honraria reconhece anualmente cinco profissionais das áreas de arquitetura, música, pintura, escultura e teatro/cinema. Francis Kéré, que lidera o escritório Kéré Architecture, com sede em Berlim, recebeu o prestigiado prêmio por sua influência na arquitectura africana e global, envolvendo comunidades e materiais locais em soluções inovadoras de design e engenharia.

Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 2 de 7Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 3 de 7Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 4 de 7Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 5 de 7Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Mais Imagens+ 2

Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 2 de 7
Primary School in Gando - Kéré Architecture. Image © Siméon Duchond

Nascido em 1965 na cidade de Gando, Burkina Faso, Diébédo Francis Kéré teve que sair de casa com apenas 7 anos para poder frequentar a escola. Mais tarde, mudou-se para a Alemanha para completar os estudos. Lá ele criou a Fundação Kéré para arrecadar fundos e reinvestir em sua cidade natal, construindo uma escola que proporcionasse melhores condições de aprendizagem para os moradores de Gando.

Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 6 de 7
Gando Primary School Library / Kéré Architecture. Image Courtesy of Kéré Architecture

Kéré continuou a trabalhar na África Ocidental, concentrando-se em projetos inovadores, ainda que simples, para a região. Ao envolver a comunidade local, confiando nas suas competências e tradições, e promover o uso de materiais disponíveis localmente, Kéré consegue criar uma arquitectura moderna enraizada no design tradicional burquinense. Os edifícios são funcionais e respondem às necessidades e ao orçamento limitado das suas comunidades, sem sacrificar a beleza e a engenhosidade.

Após reconhecimento pela Escola Primária de Gando, que lhe valeu o Prêmio Aga Khan para a Arquitetura em 2004, Kéré projetou o Centro de Arquitetura da Terra no Mali, a Moradia para Professores em Gando, o Startup Lions Campus no Quênia e o Centro Comunitário Kamwokya em Uganda. Na Europa, com seu pavilhão temporário para a Serpentine Gallery, mostrou sua capacidade de responder às especificidades do clima e contexto. Em 2022, recebeu a maior honraria da arquitetura, o Prêmio Pritzker, por seu trabalho sensível às comunidades e à crise climática.

Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 4 de 7
Serpentine Pavilion / Kéré Architecture. Image . Image Courtesy of Kéré Architecture
Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023 - Imagem 3 de 7
Why Francis Kéré Won thStartup Lions Campus / Kéré Architecture.. Image Courtesy of Kéré Architecture

Anualmente, a família imperial do Japão oferece a cada um dos laureados do Praemium Imperiale a quantia de 15 milhões de ienes (cerca de R$ 500 mil). Este ano, os outros premiados são Vija Celmins (pintura), Olafur Eliasson (escultura), Wynton Marsalis (música) e Robert Wilson (teatro/cinema). As edições anteriores do prêmio de arquitetura reconheceram Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa / SANAA em 2022, Glenn Murcutt em 2021, Tod Williams & Billie Tsien em 2019 e Christian de Portzamparc em 2018.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Diébédo Francis Kéré recebe o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023" [Diébédo Francis Kéré Selected as 2023 Praemium Imperiale Laureate for Architecture] 13 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006751/diebedo-francis-kere-recebe-o-praemium-imperiale-de-arquitetura-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.