OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique

O projeto do OMA para a nova sede do UniCredit em Munique, na Alemanha, propõe uma praça elevada do chão para aumentar os espaços públicos e a conectividade urbana e ativar uma área historicamente negligenciada. Desenvolvida por meio de concurso, a proposta tem como objetivo "atribuir retroativamente caráter a uma área que talvez nunca tenha tido", e está localizada próximo a uma das principais artérias da cidade, o S-Bahn, uma área estritamente funcional que carece de espaços públicos ou equipamentos. O edifício é elevado do chão, e sua pegada reduzida permite uma integração mais fácil com o espaço público, preservando as características do lugar.

OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 2 de 7OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 3 de 7OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 4 de 7OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 5 de 7OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Mais Imagens+ 2

OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 2 de 7
Cortesia de OMA

A nova edificação elevada sobre pilotis permite a conexão com a futura passagem de pedestres, transformando o local em um importante nó entre a estação de S-Bahn Leuchtenbergring e o bairro adjacente. O edifício apresenta uma praça central elevada concebida como uma sala de estar urbana, com jardins e equipamentos públicos, como restaurantes e áreas gastronômicas para a cidade. O espaço de convenções do banco, o centro de logística e demais infraestruturas se localizam sob a praça, com acesso fácil a partir do térreo. 

OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 3 de 7
Cortesia de OMA

Os escritórios estão localizados acima da praça, em volumes trapezoidais elevados 22 metros acima do nível do solo. A geometria da cobertura, que lembra o telhado tradicional da região, é influenciada por restrições ambientais, e a inclinação das fachadas visa melhorar a circulação de ar e garantir a eficiência máxima nas células fotovoltaicas instaladas nas paredes externas. Cortes triangulares no volume garantem a entrada de luz natural e uma atmosfera interna confortável para os usuários.

O sistema de fachada apresenta cavidades com um sistema fotovoltaico embutido, que deverá atender entre 50% e 70% das necessidades anuais de energia do edifício. Este sistema também reduz significativamente o ganho de calor solar interno.

OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 7 de 7
Cortesia de OMA
OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique - Imagem 5 de 7
Cortesia de OMA

Recentemente, o OMA e o Y.A. Studio iniciaram a construção de um novo empreendimento em San Francisco, um edifício de 8 pavimentos e 160 unidades de habitação acessível para pessoas de baixa renda, incluindo famílias desabrigadas. O escritório também anunciou a inauguração da Toranomon Hills Station Tower, sua primeira torre em Tóquio, que deverá ser inaugurada ainda este ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "OMA projeta praça elevada para a nova sede da UniCredit em Munique" [OMA / Reinier de Graaf Presents Elevated Plaza and Trapezoidal Headquarters Concept for UniCredit in Munich, Germany] 18 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005430/oma-reinier-de-graaf-presents-elevated-plaza-and-trapezoidal-headquarters-concept-for-unicredit-in-munich-germany> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.