Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano

A mais de dez mil quilômetros de distância da capital Brasília, uma joia da arquitetura moderna brasileira se volta para o mar Mediterrâneo. Localizada em outra Brasília, um distrito de Beirute nomeado em homenagem à capital brasileira, a Residência do Embaixador do Brasil no Líbano, projetada por Olavo Redig de Campos, combina o modernismo dos trópicos com elementos da cultura do Oriente Médio.

Pela primeira vez, a casa será aberta ao público através de visitas guiadas com foco no patrimônio histórico. Voltada a profissionais e estudantes de arquitetura, design e artes, as visitas serão guiadas pelo Dr. George Arbid, diretor do Arab Center for Architecture, uma instituição de referência na arquitetura moderna da região.

Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Imagem 1 de 6Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Imagem 3 de 6Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Imagem 4 de 6Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Imagem 6 de 6Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Mais Imagens+ 1

O projeto teve início em 1959, após a aprovação do General Fouad Chehab, Presidente da República do Líbano na época. Desde então, a residência testemunhou diversos eventos significativos na história do país, incluindo o bombardeio do Palácio Presidencial Libanês em Baabda em 1990, que causou danos extensos à casa e à escultura de Bruno Giorgi no jardim.

Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Imagem 4 de 6
Escultura de Bruno Giorgi e parede externa. Foto © Ivana Diniz

Projetada por Campos, a residência foi construída sob a orientação do engenheiro-arquiteto libanês George Jurdak, contando com a contribuição essencial de artesãos e fornecedores locais. Ela harmoniza elementos característicos do modernismo brasileiro, como o uso de concreto aparente, brises soleil e painéis de azulejos, sem deixar de respeitar as características originais do terreno e a cultura local.

A influência do Oriente Médio se manifesta nas formas geométricas do desenho de azulejos, assim como no papel central desempenhado pelo pátio interno no projeto. O local é resguardado por imponentes paredes, com poucas janelas e portas que conectam de forma sutil os espaços públicos e privados. Em seu centro, destaca-se uma escultura abstrata de mármore branco de autoria de Bruno Giorgi.

Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Imagem 1 de 6
Piscina e parede externa. Imagem: Arquivo da Embaixada do Brasil em Beirute

Redig de Campos foi chefe do Serviço de Conservação do Patrimônio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil de 1946 a 1976. Além da Residência no Líbano, ele também projetou a Residência do Embaixador Brasileiro em Dakar (Senegal), as Chancelarias do Brasil em Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Washington (Estados Unidos) e o Monumento aos Soldados em Pistoia (Itália), entre outras obras relevantes.

Além da Residência, o Líbano abriga outra obra-prima modernista brasileira: a Feira Internacional Rachid Karami, localizada em Trípoli. Projetada por Oscar Niemeyer, a Feira foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2023.

Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano - Imagem 3 de 6
Rampa de acesso e fachada principal. Imagem: Arquivo da Embaixada do Brasil em Beirute

Esta é uma iniciativa da Embaixada do Brasil no Líbano com o apoio do Instituto Guimarães Rosa, e tem como objetivo promover a arquitetura brasileira e o diálogo intercultural. Para mais informações sobre as visitas, que ocorrerão nos dias 13 e 16 de junho, escreva para cultural.beirute@itamaraty.gov.br.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Itamaraty promove primeira visita guiada à Residência do Embaixador do Brasil no Líbano" 13 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002322/itamaraty-promove-primeira-visita-guiada-a-residencia-do-embaixador-do-brasil-no-libano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.