Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong

O escritório Snøhetta divulgou seu primeiro projeto em Hong Kong: Airside, um edifício de uso misto de 176 mil metros quadrados. Localizado no terreno do antigo aeroporto Kai Tak, o projeto encomendado pelo Nan Fung Group compreende uma torre de 200 metros de altura e um embasamento com programas variados.

© Snøhetta/Brick Visual© Snøhetta/Brick Visual© Snøhetta/Brick Visual© Snøhetta/Brick Visual+ 15

Escritório OFMA / MAPAA

© pablo casals aguirre© pablo casals aguirre© pablo casals aguirre© pablo casals aguirre+ 22

  • Arquitetos: MAPAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cbb ReadyMix, Vidrios Lirquen, faser ventanas, kaltemp, tecpro

Muros, empenas e penhascos: a arquitetura das escaladas

Alpinistas gozam de um estilo de arquitetura próprio. Entre estruturas industriais abandonadas, paredes verticais e arenas multifuncionais, a prática do bouldering se apropria de uma enorme variedade de diferentes espaços e materiais. Com a popularização da escalada como um esporte tanto indoor  quanto outdoor, centros e instalações esportivas estão incluindo em seus projetos e espaços estruturas escaláveis para atender este crescente interesse pelo esporte. Seja como um esporte ou por divertimento, as academias de escalada podem assumir as mais diferentes formas, apropriando-se das mais variadas estruturas para criar ambientes criativos e inspiradores para os adeptos deste tipo de atividade física.

© Ralph Kämena© Stephane Brugger© Ed Wonsek© John J. Macaulay+ 17

Museu de História Natural Yingliang Stone / Atelier Alter Architects

Cortesia de Atelier Alter ArchitectsCortesia de Atelier Alter ArchitectsCortesia de Atelier Alter ArchitectsCortesia de Atelier Alter Architects+ 39

Xiamen, China
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Yingliang Stone Group

"A transdisciplinaridade é essencial à arquitetura": entrevista com Vão

Formado por Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero, Vão é um escritório transdiciplinar de arquitetura fundado em 2013 com sede em São Paulo. Explorando temáticas e escalas tão diversas quanto instalações artísticas e arquiteturas residenciais, passando equipamentos culturais, estabelecimentos comerciais e escritórios, Vão trabalha num território entre campos, buscando diluir, ou tensionar, as fronteiras disciplinares com o intuito de enriquecer a reflexão e a prática arquitetônica.

Tivemos, recentemente, a oportunidades de conversar com os sócios sobre alguns dos temas que estruturam a abordagem do escritório e, também, aprofundar em alguns dos projetos mais conhecidos do grupo. Leia a entrevista a seguir.

Subsolanus | LIGA, Espacio para arquitectura, Cidade do México, 2016. Foto © Luis GallardoSede para uma Fábrica de Blocos | Avaré, 2016. Foto © Rafaela NettoCasa s/ d nº01 | Avaré, 2016. Foto © Pedro KokProcesso de montagem Lastro | Exposição Deslocal, Olhão Barra Funda, 2019. Foto © Marina Lima+ 16

Museu Nancy e Rich Kinder / Steven Holl Architects

© Richard Barnes, cortesia de Museum of Fine Arts, Houston© Richard Barnes, cortesia de Museum of Fine Arts, Houston© Richard Barnes, cortesia de Museum of Fine Arts, Houston© Richard Barnes, cortesia de Museum of Fine Arts, Houston+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22038
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Terrazzo & Marble

Marrocos Moderno: uma nova arquitetura vernacular

© Fernando Guerra, FG+SG© Luc Boegly© Fernando Guerra, FG+SG© Doublespace Photography+ 12

A arquitetura moderna do Marrocos, a qual tem se desenvolvido rapidamente ao longo das últimas décadas devido ao recente desenvolvimento econômico do país, encontra-se profundamente enraizada nas tradições construtivas locais. Tendo o vernacular como principal fonte de inspiração, a arquitetura moderna marroquina assume a origem de seu próprio nome árabe al-maġhrib, ou seja “lugar onde o sol se põe; o oeste”. O Marrocos é um estado soberano com uma rica cultura arquitetônica e uma vasta história, contando com inúmeros e excepcionais exemplos de arquitetura tradicional islâmica.

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects

© Arti Pictures
© Arti Pictures

© Arti Pictures© Arti Pictures© Arti Pictures© Arti Pictures+ 39

Semarang, Indonésia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aluplus, BATA GAPIT, Conwood, Ecofloor, Re-holz, +2

O retorno do Superstudio e da ideologia anti-arquitetura

Nos anos 1960, Cristiano Toraldo di Francia e Adolfo Natalini, então estudantes de arquitetura da Universidade de Florença, assumiram um posicionamento pungente e questionador em relação à disciplina da arquitetura, despertando uma onda revolucionária que viria a se espalhar rapidamente por toda a Europa. Inspirados em histórias de fantasia e ficção científica e buscando encontrar respostas para os principais problemas de sua época, a dupla que se autodenominava Superstudio, buscou continuamente reinventar o próprio significado do que é ser um arquiteto. Os projetos desenvolvidos pelos dois logo chamaram a atenção da comunidade internacional de arquitetos, uma abordagem que ficaria conhecida como “anti-arquitetura”, uma estratégia concebida para direcionar as atenções não para o conteúdo formal dos projetos em si, mas para o campo do debate político, elaborando críticas ferrenhas ao capitalismo e ao idealismo modernista. Em suas propostas, o Superstudio propunha edifícios e cidades onde os seres humanos parecem se desconectar do tempo, do lugar onde vivem e principalmente, das necessidades impostas por uma sociedade baseada em consumo de massa.

Torre Residencial MIRA / Studio Gang

© Scott Hargis© Scott Hargis© Scott Hargis© Scott Hargis+ 8

  • Arquitetos: Studio Gang
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Apartamento AMV / Studio Gabriel Garbin Arquitetura

© Evelyn Muller© Evelyn Muller© Evelyn Muller© Evelyn Muller+ 41

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  147
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hansgrohe, Amazonas Pedras, Ameise Design, Bontempo, Caesarstone, +15

ONG leva banheiros secos ao nordeste brasileiro

De acordo com a Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento de 2018, 25,8% da população nordestina não têm acesso à água e 72% dos nordestinos não têm acesso à rede de esgoto. “Agora me diz, como eu faço pra ter um banheiro em casa nessas condições?”. Essa era a pergunta que tirava o sono e a tranquilidade de Vera.

Vera mora na pequena comunidade de Riacho das Almas (PE) e sua história se assemelha a de milhares de famílias que vivem na zona rural do semiárido nordestino. Onde o acesso a água é escasso e o esgotamento sanitário é praticamente inexistente, o uso de banheiros tradicionais, com torneira, chuveiro e descarga d’água, é incomum na região. Por conta disso, famílias como a de Vera e tantas outras utilizam espaços improvisados ao ar livre para suas necessidades: o banheiro de aveloz.

Casa das Freiras / Mário Martins Atelier

© Fernando Guerra | FG+SG© Fernando Guerra | FG+SG© Fernando Guerra | FG+SG© Fernando Guerra | FG+SG+ 37

Lagos, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  452
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Algarstone, AutoDesk, BRUMA, Cortizo, Fassa Bortolo, +7

Casa Gênesis II / Luis Café & Vivian Contri Arquitetos Associados

© Sidney Doll© Sidney Doll© Sidney Doll© Sidney Doll+ 42

Alphaville, São Paulo, Brasil

Educação espacial e o futuro das cidades africanas: uma entrevista com Matri-Archi

Liderado por Khensani de Klerk e Solange Mbanefo, Matri-Archi é um coletivo com sede na Suíça e África do Sul que visa aproximar e empoderar mulheres para a educação espacial e o desenvolvimento das cidades africanas. Por meio da prática projetual, textos, podcasts e outras iniciativas, Matri-Archi se dedica ao reconhecimento e à capacitação das mulheres no campo espacial e na indústria da arquitetura.

O ArchDaily teve a oportunidade de conversar com as codiretoras do coletivo sobre temas como espaço hegemônico, arquitetura informal, tecnologia, idiossincrasias locais e o futuro das cidades africanas e globais. Acompanhe a entrevista a seguir.

Boutique EN / ARCHIEE

© David Fossel© David Fossel© David Fossel© David Fossel+ 23

  • Arquitetos: ARCHIEE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: SLV

Conheça os vencedores do Prêmio de Visualização de Arquitetura do ArchDaily 2020

Após três semanas de votação, os resultados finalmente foram computados. Os vencedores da primeira edição do Prêmio de Visualização de Arquitetura do ArchDaily foram selecionados. De mais de 750 imagens enviadas por participantes de todas as regiões do globo, seis visualizações vencedoras foram escolhidas, duas para cada categoria: Exterior, Interior e Conceitual.

Apresentado por IPEVO, Cove.tool e Concepts, e tendo recebido mais de 10 mil votos de nossas leitoras e leitores, o concurso teve como objetivo encontrar os profissionais mais talentosos que nos inspiram e nos ajudam a visualizar o futuro de nossas cidades e edifícios.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.