
Selecionado Casa na Árvore em Bambu Indah / IBUKU
Escolha do Editor Espaços urbanos para um planeta superaquecido
Casa Vargem Grande / Ayako e Zebulun arquitetura
Residência Baroneza XI / Gui Mattos
Madeira, vidro e um planeta superaquecido: o melhor da arquitetura na semana

Reveja o melhor da arquitetura da última semana de acordo com nossos leitores e editores, com esta seleção dos artigos mais lidos, os projetos mais acessados e os produtos mais populares do ArchDaily Brasil.
Para não perder o melhor de cada semana, assine nossa newsletter semanal e receba diretamente no seu e-mail estas e outras novidades sobre arquitetura, cidades e o ambiente construído.
Edificio SFJ6 / MARMOLBRAVO + MADhel

-
Arquitetos: MADhel, MARMOLBRAVO
- Área: 13267 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Baumit, Parklex Prodema, Technal
Casa Breathing Quadrant / PMA madhushala

-
Arquitetos: PMA madhushala
- Área: 480 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Kohler, Saint-Gobain, Schindler
Centro Comunitário e Complexo Esportivo Churchill Meadows / MJMA

-
Arquitetos: MJMA
- Área: 75000 ft²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Aerloc Industries, Agway Metals Inc., Allwood, Aluflam, +44
Pode a arquitetura combater a intolerância?

O respeito ao próximo parece algo ainda distante de prevalecer na humanidade. Num mundo no qual as notícias nos abocanham com as mais distintas formas de violência, é sempre necessário buscar formas de encontrar o valor e a dignidade de cada pessoa e formas de respeitar o diferente. É necessário trabalhar a nossa tolerância perante o que desconhecemos e, neste sentido, a arquitetura pode ser uma importante aliada.
Residência Serra / Marcelo Couto Arquitetura + Rodrigo Oliveira Paisagismo

-
Arquitetos: Marcelo Couto Arquitetura, Rodrigo Oliveira Paisagismo
- Área: 2698 m²
- Ano: 2022
Residência CTZ2 / Pepe Giner Arquitectos

-
Arquitetos: Pepe Giner Arquitectos
- Área: 740 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Andreu World, Cortizo, Joquer, TALENTI, Vibia
19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento

Ao transformar as áreas não utilizadas escondidas no telhado, pode-se acrescentar quartos extras, salas de jogos ou simplesmente obter um espaço de armazenamento mais acessível, sem a necessidade de mudança de residência ou de aprovação de projeto. Com mais partes de nossas vidas ocorrendo agora sob nossos próprios telhados, a demanda por espaço adicional proporcionado por uma conversão de sótão está mais alta do que nunca.
Sem a capacidade de alterar a inclinação do telhado, entretanto, as áreas de baixa altura de um sótão frequentemente permanecem inutilizáveis, e o espaço utilizável resultante é restrito pela altura mínima das funções que podem ser acomodadas. Ao posicionar características e atividades de baixa altura nestes cantos e recantos, os sótãos podem aproveitar ao máximo o espaço disponível.
Toque natural: biomateriais em revestimentos de interiores

Em meio à crise ambiental que enfrentamos atualmente, a bioeconomia tem ganhado destaque em diversas áreas, o que inclui o setor da construção civil e seus esforços para tornar-se mais sustentável. Esse pensamento também trouxe reverberações para o campo da arquitetura de interiores, e assim, à medida em que a consciência sobre as mudanças climáticas e a necessidade de preservar nosso planeta aumentam, os arquitetos e designers têm recorrido aos biomateriais, elaborando espaços que não apenas encantam visualmente, mas que também têm um compromisso positivo em relação ao meio ambiente.
Casa Dante / Bloco Arquitetos

-
Arquitetos: Bloco Arquitetos
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Acervo Mobília, Carminati, Felipe Zorzeto, Light Design Brasília, Ravelli
Um lugar para a arte na produção industrial de elementos construtivos

Historicamente, a arquitetura tem servido como um meio para a expressão artística. Elementos de construção eram adornados e esculpidos em relevo, com inscrições, murais, afrescos, bustos e esculturas figurativas de diferentes estilos. No entanto, a industrialização do século XIX trouxe uma mudança nos ideais, que despojou os componentes arquitetônicos de seus elementos decorativos. Em vez disso, preferiu-se a busca pela beleza a partir da padronização e acessibilidade econômica proporcionadas pelos elementos de construção produzidos em massa.
Mas há espaço para a arte na produção em massa? Os artistas podem estar envolvidos nos processos industriais de fabricação de elementos de construção? E como a nova tecnologia pode facilitar a personalização em massa de componentes de construção com fins artísticos? Essas perguntas nos levam a considerar o potencial de expressão, comunicação e reflexão dos elementos de construção em espaços interiores e exteriores.
Os assuntos que vão determinar o sucesso da COP28

Inundações recentes causaram estragos na Líbia, danificando infraestruturas importantes e tirando a vida de mais de seis mil pessoas. Incêndios florestais no Canadá queimaram 18,5 milhões de hectares, uma área equivalente ao tamanho da Síria. Setembro de 2023 registrou recordes de calor surpreendentes que alarmaram os cientistas climáticos.
Os eventos registrados ao longo dos últimos meses reforçam a urgência de os países corrigirem o rumo na luta contra as mudanças climáticas. A próxima conferência climática da ONU (COP28), que acontece em Dubai, é uma ótima oportunidade para isso.
Casa KITKAT / Empty Space Architecture

-
Arquitetos: Empty Space Architecture
- Área: 160 m²
- Ano: 2022
Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas

Todo projeto tem como precedente um programa de necessidades. Em algumas tipologias, atividades específicas estão naturalmente atreladas a eles. Uma sala de reuniões em um escritório corporativo, um acervo num museu, dormitórios em uma residência. Essa última tipologia tem um programa de necessidades básico bastante definido: quartos, sala, banheiros, cozinha. O tamanho e a disposição desses elementos no espaço dependem de fatores diversos, mas não se faz uma casa sem algum deles.