Fachadas para o clima quente e úmido: elementos vazados em 10 projetos na Índia

A orientação e dimensionamento dos vazios são algumas das principais variáveis a serem levadas em conta na proposição de elementos vazados nas fachadas de edifícios. O estudo das condições locais é fundamental para o bom desempenho deste tipo de solução, particularmente bem-vinda em países que costumam ter temperaturas elevadas, como a Índia. Ainda que sua variedade climática dificulte as generalizações, as temperaturas podem atingir acima 40 graus no verão na maior parte do país, o que exige estratégias arquitetônicas específicas para amenizar a sensação de calor e umidade no interior das edificações.

Residência HIVE / Openideas Architects. Imagem: © Fabien CharuauAlojamento Masculino / Zero Energy Design Lab. Imagem: © Andre J. FanthomeResidência Tropical Urveel / Design Work Group. Imagem: © PhotographixEscola e Jardim de Infância DPS / Khosla Associates. Imagem: © Shamanth Patil+ 11

Museu ZOYA / Architectural buro A2M

© Mikhail Loskutov© IIya Ivanov© IIya Ivanov© IIya Ivanov+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ideal work architop, Morozoff, Stameska, The Light

Casa Observatório / I/O architects

© Assen Emilov© Assen Emilov© Assen Emilov© Assen Emilov+ 30

Sofia, Bulgária
  • Arquitetos: I/O architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  980
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Conforto olfativo na arquitetura e o impacto dos odores no bem-estar

Programas de culinária nunca foram tão populares no mundo. Sejam eles de receitas, reality shows ou documentários, o escritor Michael Pollan aponta que não é incomum passarmos mais tempo assistindo do que preparando nossa própria comida. Isso é um fenômeno bastante curioso, já que nos resta apenas imaginar os cheiros e gostos do outro lado da tela, como os apresentadores gostam de nos lembrar frequentemente. Ao mesmo tempo, quando assistimos algo sobre a Idade Média, rios poluídos ou desastres nucleares, ficamos aliviados de ainda não existir uma tecnologia para transmitir os cheiros. De fato, ao tratarmos de odores (e mais especificamente os maus), sabemos o quão desagradável é estar em um espaço que não cheira bem. Mais especificamente em edificações, quais são as principais fontes e de que forma isso pode afetar nossa saúde e bem-estar?

Casa ShedBOX / Atelier Janda Vanderghote

© Sarah Van Hove© Sarah Van Hove© Alexander Meeus© Sarah Van Hove+ 17

Como projetar banheiros seguros para idosos?

São frequentes os relatos de acidentes em banheiros, por geralmente serem locais apertados e, muitas vezes, escorregadios. Ainda que ninguém esteja imune a um escorregão após o banho, são os idosos que sofrem mais com as quedas, ocasionando ferimentos graves, sequelas e limitações funcionais. Com a redução natural dos reflexos e da massa muscular, quanto mais alta a faixa etária mais propensos a quedas nos tornamos.

Para proporcionar condições de vida mais confortáveis com o passar dos anos, o ambiente deve se adaptar às novas capacidades físicas de seus ocupantes. Tornar os banheiros mais seguros é fundamental para diminuir os riscos de acidentes ou reduzir o tempo de resposta no caso de uma queda. Apresentamos abaixo alguns pontos para se levar em conta ao desenhar banheiros para pessoas com idades avançadas:

Residencia para Mayores en Mota del Cuervo (Cuenca) / GEED Arquitectos. Image © Alfredo Prados CovarrubiasResidencia geriàtrica Mas Piteu / Estudi PSP Arquitectura. Image © Francisco UrrutiaResidencia para Mayores en Mota del Cuervo (Cuenca) / GEED Arquitectos. Image © Alfredo Prados CovarrubiasHousing for Elderly People in Huningue / Dominique Coulon & associés. Image © Eugene Pons+ 11

A Grande Muralha da Austrália / Luigi Rosselli

© Edward Birch© Edward Birch© Edward Birch© Edward Birch+ 18

  • Arquitetos: Luigi Rosselli
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230

Tecnologias digitais podem salvar o patrimônio cultural de Veneza das inundações

A Factum Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao uso de tecnologia digital para a conservação do patrimônio cultural, em colaboração com a Fondazione Giorgio Cini, Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e a Iconem, escaneou a Ilha de San Giorgio Maggiore, em Veneza, em sua totalidade. Ao longo de 10 dias, a equipe digitalizou a ilha de 10 hectares usando fotogrametria e tecnologias LiDAR. Intitulado ARCHiVe, o projeto visa “auxiliar de forma eficiente e eficaz a preservação do frágil patrimônio cultural de Veneza”.

Nuvem de pontos da escada Longhena, extraída de dados de fotogrametria. Imagem Cortesia da Fundação FactumImagem do mapa tonal de toda a ilha de San Giorgio, gerada a partir de uma nuvem de 6 bilhões de pontos. A altura e a profundidade são representadas em cores que variam do vermelho ao azul . Imagem Cortesia da Fundação FactumMapa mostrando alguns dos 600 pontos de digitalização na ilha de San Giorgio. Imagem Cortesia da Fundação FactumO altar da basílica de San Giorgio, gravado com um scanner LiDAR. © Otto Lowe. Imagem Cortesia da Fundação Factum+ 29

Pavilhões urbanos: 10 estruturas que fomentam a interação humana

© Nick Zukauskas© Åke Eson LindmanCortesia de AirMesh PavilionCortesia de Gentiana Pallaska+ 27

Habitantes das grandes cidades, tendemos a ser arrastados para um estilo de vida acelerado. Rodeados de edifícios e infraestruturas de grande porte, podemos facilmente perder de vista os espaços fundamentais que nos conectam ao nosso bairro e nos proporcionam raros momentos de tranquilidade e lazer. A apropriação do meio ambiente que habitamos torna-se uma circunstância incomum.

Em cidades onde os espaços públicos são frequentemente esquecidos ou mal utilizados, a necessidade de estruturas adequadas à escala humana é fundamental. Para promover a participação cívica, recreação, socialização e tornar a cidade mais habitável e agradável para seus cidadãos, um recurso barato e rápido tem sido a criação de pavilhões ou instalações – microarquiteturas que oferecem a possibilidade de uma rápida fuga do cotidiano urbano. 

Restaurante Banal / Reims 502

© Ariadna Polo© Ariadna Polo© Ariadna Polo© Ariadna Polo+ 31

Santiago de Querétaro, México
  • Arquitetos: Reims 502
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  610
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Corticentro, Diversas, Ferremex, +5

Observatório / Machado Costa

© Vasco Neves Architectural Photography© Vasco Neves Architectural Photography© Vasco Neves Architectural Photography© Vasco Neves Architectural Photography+ 14

  • Arquitetos: Machado Costa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hidraulics, Landscape Design, Mechanicals, Structures

Zaha Hadid, a arquiteta que mudou o curso do campo profissional

Zaha Hadid completaria hoje 70 anos e desde que ganhou o Prêmio Pritzker – primeira mulher a ser laureada com a honraria – sua carreira seguiu uma trajetória meteórica, com muitas importantes obras construídas e em fase de projeto em todo o mundo. O trabalho de seu escritório sempre buscou expandir os limites da arquitetura através de formas contínuas e singulares que criam contrastes espaciais.

Heydar Aliyev Center. Image © Hufton+CrowVitra Fire Station. Image © Wojtek GurakBergisel Ski Jump. Image © Hélène BinetAntwerp Port House. Image © Hélène Binet+ 36

Casa Jardim Quattro Brooklin / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo

© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba+ 26

Casa Modico / Atelier Branco Arquitetura

© Federico Cairoli© Federico Cairoli© Federico Cairoli© Federico Cairoli+ 33

São Miguel do Gostoso, Brasil

Escola de Arquitetura da Universidade de Miami / Arquitectonica

© Robin Hill© Robin Hill© Miami In Focus© Robin Hill+ 43

  • Arquitetos: Arquitectonica
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13125 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: DIRTT Environmental Solutions, Versteel

SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China

Buscando estabelecer fortes conexões entre o urbano e a natureza, tradição e inovação e economia e cultura, o escritório SOM projetou um masterplan para a Área Central do Distrito de Guangming, Shenzhen, China. Uma nova referência de desenvolvimento ecologicamente integrado, o projeto conduirá o crescimento urbano previsto para a região.

Cortesia de SOMCortesia de SOMCortesia de SOMCortesia de SOM+ 17

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.