Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

 Takumi Ota

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Residência Tsubomi / Flat House

©  Takumi Ota ©  Takumi Ota ©  Takumi Ota ©  Takumi Ota + 24

Casas  · 
Tóquio, Japão
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Flat House
  • Área Área deste projeto de arquitetura

Edifício em Ginza / SO&CO.

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 28

Interiores  · 
Chuo City, Japão
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura SO&CO.
  • Área Área deste projeto de arquitetura

Creche Subaru / RFA+CFA

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 28

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura RFA+CFA
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2018

Banheiros de concreto aparente: Brutalismo no espaço íntimo

© Peter Clarke Photography © BoysPlayNice © Relja Ivanic © Takumi Ota + 31

Esta coleção é um dos muitos agrupamentos interessantes de conteúdo feitos por nossos usuários registrados. Lembre-se que você pode salvar e gerenciar o que te inspira na sua conta do ArchDaily. Crie a sua aqui.

Por que usar concreto nos banheiros?

Béton brut ou "concreto bruto" é um material naturalmente poroso que oferece muitas vantagens para o projeto e a construção de um banheiro. Como material impermeável e resistente à pressão, é fácil de limpar, não se deteriora, previne o fungo do banheiro e possui uma baixa manutenção. Atraente e funcional, o concreto é versátil tanto para mobiliário no local como para o revestimento de parede, pisos e até pisos de áreas molhadas. Além disso, devido à sua massa térmica, o concreto é um excelente material para aquecimento de piso.

Dica: Há uma variedade de acabamentos de concreto, mas para a segurança dos usuários diários do banheiro, você deve adicionar um selador de superfície e uma certa porcentagem de tração para evitar escorregamentos.

Abaixo, compilamos 26 banheiros de concreto que aliam a intimidade ao concreto aparente.

Lojas com menos de 100 m²: exemplos em planta e corte

Projetar um espaço comercial é um tremendo desafio, já que a distribuição espacial desempenha um papel fundamental e pode significar o sucesso ou fracasso do estabelecimento. Nesse sentido, a análise das plantas e cortes arquitetônicos de exemplos construídos se mostra importante pois permite não apenas compreender a logística adequada por trás da circulação dos clientes, mas também encontrar variações e inovações eficientes que permitirão que seu projeto se destaque dos demais.

Selecionamos, a seguir, 25 exemplos de estabelecimentos comerciais com menos de 100 m², acompanhados de suas plantas e cortes, que podem lhe servir de inspiração. 

Ao projetar para idosos, não olhe para o passado

Quando o mundo passa por grandes mudanças (sejam elas sociais, econômicas, tecnológicas ou políticas), o mundo da arquitetura precisa se adaptar junto. Mudanças na política do governo, por exemplo, podem trazer novas oportunidades para a arquitetura prosperar, como o influxo de moradias sociais de alta qualidade que estão sendo projetadas atualmente em Londres. Os avanços tecnológicos são mais fáceis de perceber, mas as mudanças sociais têm tanto impacto sobre a indústria de arquitetura e os edifícios que projetamos.

Dominique Coulon & associés. Image © Eugeni Pons The Architect / LEVS architecten. Image © Marcel van der Burg, via Matthew Usher  Senior Center of Guangxi / Atelier Alter. Image Courtesy of Atelier Alter, via Matthew Usher Pilgrim Gardens / PRP . Image © Tim Crocker, via Matthew Usher + 33

Moradia para Meninas Órfãs é considerada a melhor habitação de 2018 segundo The Architectural Review

The Architectural Review escolheu o projeto Moradia para Meninas Órfãs, no Irã, por ZAV Architectsi como a melhor habitação do ano de 2018. Uma premiação encabeçada pela publicação todos os anos, o AR House Awards identifica “originalidade e excelência no projeto das habitações”, reconhecendo casas particulares que vão além da função principal do abrigo, e se tornam “um objeto de fantasia, uma fonte de prazer, um talismã e um campo de testes.

A nona edição dos prêmios contou com seis projetos escolhidos de uma lista de 16, contendo obras do Reino Unido, Irlanda, Espanha, Escandinávia, Canadá, América Latina, Irã, Vietnã, Índia, Nepal e Japão. Os vencedores anteriores incluíram a Casa Fayland de David Chipperfield em 2015, a Cosmic House de UID Architects em 2016, e o protótipo anti-sísmico em 2017 por Edward Ng, Wan Li e Xinan Chi.

Casas híbridas: 26 residências de uso misto

© Tsukui Teruaki © Toshiyuki Yano © Vincent Hecht © Charles Davis Smith + 27

Normalmente, os espaços de uma casa são distribuídos em áreas comuns, quartos, cozinha e banheiros. No entanto, às vezes o cliente exige outros programas relacionados ao seu trabalho ou lazer, tornando o projeto da residência mais complexo. Como arquitetos, nos deparamos com um desafio interessante: mesclar a vida privada de seus habitantes com programas mais abertos, gerando espaços híbridos, muitas vezes de uso misto.

Conheça, a seguir, 26 projetos de residências que contam com notáveis adições, como lojas, campos de futebol, celeiros, estufas e até pistas de skate.

Armários, estantes e prateleiras: 33 espaços de armazenamento

© Hey! Cheese © Kat Lu © Hey! Cheese © Kai Nakamura + 34

A falta de espaços de armazenamento é um problema recorrente no projeto de uma casa. Na maioria dos casos, espaços residuais ou cantos desconfortáveis são usados para resolver a falta de prateleiras, gavetas e armários. A seguir, 33 exemplos de espaços de armazenamento que podem servir de inspiração para seus próximos projetos.

Inspirações de cozinhas que servem também como sala de jantar e estar

Comprovadamente relacionados às áreas do cérebro responsáveis pela emoção e memória, os cheiros estão mais ligados a uma percepção de lugar do que qualquer outro sentido humano. E há poucas sensações mais poderosas do que o cheiro de comida deliciosa que sai de sua própria cozinha. Nesse sentido, as cozinhas são o verdadeiro coração da casa, o espaço mais relacionado à alegria, à infância e aos encontros.

Apresentamos aqui algumas de nossas cozinhas favoritas que também servem como salas de estar e jantar - espaços não só para a preparação do alimento, mas também para seu desfrute. Veja nossa lista a seguir!

© Hannes Henz © Tess Kelly © Fernando Guerra | FG+SG © Paul McCredie + 18

Fotos da Semana: as 20 melhores imagens aéreas de arquitetura

Esta semana, reunimos 20 fotografias de arquitetura feitas do céu. Muitas vezes produzidas com o auxílio de drones, estas imagens são cada vez mais frequentes na fotografia de arquitetura e oferecem a possibilidade de, em uma única imagem, compreender a totalidade de um projeto e sua interação com o contexto onde está inserido. Veja, a seguir, uma série de imagens aéreas produzidas por fotógrafos como Hufton + Crow, Fernando Guerra, NAARO e Jesús Granada.  

© Takumi Ota © Barbara Vetter, Vincent Heiland © Felipe Díaz Contardo © Steve Troes Fotodesign + 20

ŌYANE / DO.DO.

©  Takumi Ota ©  Takumi Ota ©  Takumi Ota ©  Takumi Ota + 29

Interiores  · 
Hasami, Japão
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura DO.DO.
  • Área Área deste projeto de arquitetura

JIKKA / Issei Suma

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 19

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Issei Suma
  • Área Área deste projeto de arquitetura

Loja Hermès Gion-mise / ODS

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 15

Loja  · 
Kyoto, Japão
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura ODS
  • Área Área deste projeto de arquitetura

Residência Oyamadai / frontofficetokyo

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 14

Casas  · 
Japão, Japão

Casa Telhado / Hiroki Tominaga-Atelier

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 26

Casas  · 
Japão, Japão

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture

Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture © Takumi Ota © Takumi Ota Maquete + 24

Casas  · 
Kyoto, Japão

Nuvem de paredes / Ryuichi Sasaki + Sasaki Architecture

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 16

Escritórios  · 
Minato, Japão