A construção de uma residência na Praia da Figueira em Angra dos Reis previa desafios de implantação em um terreno em declive com densa vegetação de Mata Atlântica. O formato semicircular parte da intenção em orientar a construção tanto para o por-do-sol quanto para o horizonte de mar aberto através da ilha da Gipóia.
O escritório [entre escalas], fundado pela arquiteta Marina Canhadas em 2018, nasce da interseção entre prática profissional, pesquisa acadêmica e experiências internacionais. Com uma trajetória marcada por concursos, colaborações e passagens por escritórios no Brasil e no México, Marina consolidou uma abordagem que valoriza a atenção ao contexto e à história das edificações, especialmente em projetos que lidam com preexistências, uma das principais frentes do escritório.
A atuação do [entre escalas] se destaca pela sensibilidade com que lida com o tempo e a memória dos edifícios. Reformas em sobrados antigos, como a Casa Saracura e a Casa Apiacás, revelam uma espécie de arqueologia arquitetônica que busca resgatar técnicas, materiais e até mesmo fluxos naturais originais, reinterpretando tais elementos a partir de novas possibilidades de uso e conexão com o entorno. O gesto de remover camadas — físicas e simbólicas — é visto como uma forma de revelar histórias ocultas e conectar passado e futuro.
Fabricantes: Hunter Douglas, Day Brasil, Elevatec, Eliane, Intercity, +9Keramika, Knauf, Metadil, Novidario, Pormade, San Marmore, Santiglass, Turra Engenharia, Victor Cobervickas-9