Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Pedro Kok

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Residência W270 / São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 48

Casas  · 
Bragança Paulista, Brasil

A necessidade de materiais adaptáveis na habitação social latino-americana

A série de artigos de Nikos A. Salingaros, David Brain, Andrés M. Duany, Michael W. Mehaffy y Ernesto Philibert-Petit sobre o estudo da habitação social na América Latina continua, e nesta ocasião os autores questionam as escolhas dos materiais construtivos mais frequentemente empregados. 

Casa Carumbé / Gil Mello Arquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 25

Casas  · 
Cerqueira César, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Gil Mello Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    270.0 m2

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji

© Pedro Kok
© Pedro Kok

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 27

Apartamentos  · 
Itaim Bibi, Brasil

Habitação social na América Latina: desenho capaz de estabelecer 'pertencimento emocional'

Desenvolvida por Nikos A. Salingaros, David Brain, Andrés M. Duany, Michael W. Mehaffy e Ernesto Philibert-Petit, esta série de artigos oferece um conjunto das melhores práticas para a habitação social, baseadas em evidências, que são aplicáveis em situações gerais. Exemplos variados são discutidos para o contexto latino-americano: soluções adaptáveis que agem buscando uma sustentabilidade duradoura e ajudam os residentes a vincularem-se ao seu (novo) ambiente construído. 

Se proponen, entonces, nuevos aportes a la ciencia de la complejidad, en particular, el trabajo de Christopher Alexander sobre cómo evolucionar exitosamente la forma urbana. Con la aplicación de las herramientas conceptuales del 'Lenguaje de Patrones' y los 'Códigos generativos', estos principios apoyan soluciones previas derivadas de otras, que nunca se habían propuesto como formas viables.

Mr Sun Sushi Bar / Atelier Branco Arquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 9

Restaurante  · 
São Paulo, Brasil

Loja ITSU Rio de Janeiro / Terra e Tuma Arquitetos Associados

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 15

Loja  · 
Río de Janeiro, Brasil

Dois brasileiros entre os escritórios emergentes eleitos pela Bienal de Arquitectura Latinoamericana 2019

Com o objetivo de internacionalizar a produção arquitetônica emergente na América Latina, a Bienal de Arquitetura Latino-Americana (BAL 2019) anunciou os escritórios que participarão da próxima edição do evento, a ser realizado em setembro de 2019 em Pamplona, Espanha. Dois escritórios brasileiros aparecem na lista.

Espaço Núcleo Pulso / 23 SUL

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 25

Escolas  · 
Higienópolis, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura 23 SUL
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    120.0 m2

Clássicos da Arquitetura: As Arquiteturas do Parque Ibirapuera / Oscar Niemeyer

Este artigo foi originalmente publicado em 20 de julho de 2018. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.

O Parque Ibirapuera constitui-se de um marco na cidade de São Paulo e na arquitetura moderna brasileira. Abrigando um conjunto de cinco edifícios culturais conectados por leve e sinuosa marquise, o projeto concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer em harmonia ao paisagismo, é como uma poesia pairando na malha urbana paulistana.

Com projeto encomendado em 1951 pelo Governador Lucas Nogueira Garcez, responsável por instituir uma comissão idealizadora composta por representantes dos Poderes Público e Privado nas comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, decidiu-se que o parque tornaria-se marco para a capital, servindo como importante chave cultural e de lazer. A ideia, que já havia sendo discutida anteriormente por Ciccillo Matarazzo, permitiu então a idealização de uma proposta que abrigava um conjunto de edifícios de caráter cultural e artístico.

Palácio das Exposições. Image © Romullo Baratto Auditório Oscar Niemeyer. Image © Manuel Sá Palácio da Agricultura / Museu de Arte Contemporânea. Image © Manuel Sá Palácio da Agricultura / Museu de Arte Contemporânea. Image © Manuel Sá + 34

Casa Box / Flávio Castro

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 82

Casas  · 
São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura FCstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    240.0 m2

Casa na Vila Ipojuca / 23 SUL

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 42

Casas  · 
Vila Ipojuca, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura 23 SUL
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    210.0 m2

Casa João de Barro / Terra e Tuma Arquitetos Associados

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 23

Casas  · 
Itatiba, Brasil

Casas brasileiras: 15 projetos com aço em planta e corte

Elementos metálicos vêm sendo usado na arquitetura e construção civil há centenas de anos, seja como elemento decorativo, coberturas ou mesmo para reforçar estruturas de alvenaria. No entanto, é apenas na segunda metade do século XVIII que surgem as primeiras pontes cuja estrutura era inteiramente feita em ferro fundido. Um século mais tarde, o ferro foi substituído por uma liga mais resistente e maleável, muito usada ainda hoje na arquitetura: o aço.

Mais denso que o concreto, a resistência o aço subverte seu peso e proporciona maior rigidez com menos material - permitindo a realização de estruturas mais leves e esbeltas que aquelas feitas de outros materiais, como a madeira ou o próprio concreto. Não é, de longe, o material mais usado na arquitetura residencial, entretanto, seu uso tem possibilitado a construção de alguns interessantes - e belos - exemplos de casas contemporâneas:

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 53

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura grupoDEArquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    200.0 m2

17 Paisagistas brasileiros contemporâneos

O campo do paisagismo é o responsável pela transformação e ressignificância espacial da paisagem, ora valorizando o objeto construído, ora trazendo luz à historia do território em questão. Assim como os elementos construídos, a vegetação quando projetada é capaz de trabalhar uma série de estímulos, propriedades e funções.

Dicas para usar o concreto aparente em seus projetos

Não há como negar. O concreto aparente é o queridinho entre os arquitetos. Atualmente, vem sendo adotado em uma gama de construções e tipologias, desde obras de infraestrutura até projetos residenciais. Além de suas qualidades estruturais, sua aparência também agrada muito. Seu uso oferece determinadas qualidades e flexibilidade que podem garantir diferentes aspectos plásticos aos projetos. Já mostramos como pré-dimensionar estruturas em concreto, ou mesmo entender o que as rachaduras querem nos dizer. A seguir apresentamos algumas dicas para empregar este material e obter o melhor de suas possibilidades quando deixado aparente:

GrupoSP participa da exposição FREESPACE na Bienal de Veneza com a instalação "unnamed spaces"

Como parte de nossa cobertura da Bienal de Veneza 2018, apresentamos a seguir a participação do escritório paulistano GrupoSP: uma instalação intitulada "unnamed spaces" que faz parte da exposição FREESPACE. Abaixo, os arquitetos descrevem sua contribuição com suas próprias palavras.

Espaços sem nome [unnamed spaces] era uma forma pela qual o professor e artista Flávio Motta [1] costumava designar os espaços livres, gentis e abertos de arquiteturas radicais que abrigavam a imprevisibilidade da vida. Podem também se referir aos espaços abertos ou as clareiras existentes em nossa urbe.