Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Nelson Garrido

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Renovação e Ampliação do Hotel MINHO / ,i

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Eva Sousa © Eva Sousa + 58

Vila Nova de Cerveira, Portugal
  • Arquitetos: Virgula i
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Novas histórias: repensando a habitação tradicional no Kuwait

A arquitetura moderna está conectada à história cultural. No Kuwait, o ambiente construído e a habitação do país foram remodelados por movimentos econômicos e culturais maiores. Após a descoberta do petróleo, o país experimentou um crescimento econômico que impulsionou o desenvolvimento em diversos mercados e transformou a maneira como os cidadãos vivem hoje.

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 12

Casa no Porto 2 / João Vieira de Campos

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 20

Porto, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 150.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

A versatilidade do revestimento cerâmico em 6 projetos contemporâneos

Revestimentos cerâmicos são usualmente empregados nas áreas molhadas internas de projetos residenciais e comerciais - cozinhas, banheiros, áreas de serviço, entre outros -, contudo, cada vez mais arquitetos têm provado que este material tem grande potencial gráfico, estético e, sobretudo, técnico, quando empregado em fachadas.

Por sua resistência às intempéries, o material exige pouca ou nenhuma manutenção, além disso, a variedade de cores, dimensões, textura e padrões encontrados no mercado permitem uma infinidade de usos e combinações. 

Boom da construção: a nova arquitetura monumental do Qatar

O Qatar é um dos países onde atualmente mais se investe na industria da construção civil. Passando por um intenso e voraz processo de transformação, devido também a realização da próxima copa do mundo de futebol daqui a três anos, o estado soberano do Qatar já não se parece em nada ao país que adquiriu sua independência no início dos anos 70. Após a descoberta de enormes jazidas de petróleo na década de 40, o Qatar tem arrecadando cifras astronômicas devido a intensa exploração de combustíveis fósseis ao longo destes quase setenta anos. Como resultado disso, o Qatar detém o título de país com maior renda per capita do mundo. Refletindo esta riqueza desproporcional, muitos dos mais influentes arquitetos do mundo tem deixado a sua marca pelas dunas de areia da Costa Norte da Península Arábica.

© Iwan Baan © Iwan Baan © Allies and Morrison © Nelson Garrido + 23

Casa MC / Henrique Soares Pinheiro

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 26

Vila Nova de Gaia, Portugal

Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB vence prêmio especial da XI BIAU

Em Assunção, Paraguai, a XI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo apresentou hoje os vencedores da seção Panorama das Obras desta edição do evento, "todos fiéis ao espírito da XI BIAU: o habitar, o habitante", segundo a organização.

Entre 997 projetos na América Latina, 17 obras arquitetônicas - predominantemente de uso coletivo - construídas na Argentina, Brasil, Chile, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela foram premiadas.

Casa Pátio do Meco / Fábio Ferreira Neves

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 20

Casa do Infantado, Portugal
  • Arquitetos: Fábio Ferreira Neves
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 230.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

Chuveiros sem box: dicas e exemplos

Sem incluir uma banheira e sem a necessidade de portas, telas ou cortinas, os chuveiros sem box ou desníveis - também chamados de walk-in - permitem aumentar visualmente o espaço ao projetar banheiros, dando a eles uma imagem limpa e reduzida ao essencial.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para seu desenho. A coisa mais importante: o chuveiro não pode ser completamente aberto, mesmo que pareça à primeira vista. A maioria dos projetos incorpora um vidro temperado que evita que a água "salte" para fora do espaço do banheiro, fechando sutilmente o espaço. Quando essa divisão transparente não possui marcos, é menos provável a aparência de fungos devido ao acúmulo de água e umidade.

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa Fagerstrom House / Claesson Koivisto Rune. Image © Åke E:son Lindman AUTOHAUS / Matt Fajkus Architecture. Image © Charles Davis Smith Pombal / AZO. Sequeira Arquitectos Associados. Image © Nelson Garrido + 28

Francisco Aires Mateus fala sobre os valores humanos na arquitetura

Past, Present, Future é um projeto de entrevistas do Itinerant Office que convida arquitetos aclamados a compartilharem suas perspectivas sobre o mundo em constante evolução da arquitetura. Cada entrevista é dividida em três segmentos de vídeo: Passado, Presente e Futuro, nos quais os entrevistados discutem suas reflexões e experiências através de cada um destes enfoques. O primeiro episódio do projeto contou com a participação de 11 arquitetos da Itália e Holanda, e o segundo episódio é composto por entrevistas realizadas com 13 arquitetos da Espanha, Portugal, França e Bélgica.

Em foco: Arata Isozaki

Arata Isozaki, arquiteto, professor e teórico japonês, completa hoje 88 anos de idade. Após se graduar pela Universidade de Tóquio em 1954, Isozaki trabalhou para Kenzo Tange, um de seus professores, antes de abrir seu próprio escritório. Apesar disso, ambos desenvolveram diversos projetos em colaboração até 1970. Isozaki ganhou a RIBA Gold Medal em 1986 e fundou a sede italiana de seu escritório, Arata Isozaki & Andrea Maffei Associates, em 2005. Este ano, foi reconhecido com o Prêmio Pritzker de Arquitetura

Cabanas em Comporta / Studio 3A + Mima Housing

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 47

  • Arquitetos: Mima Housing, Studio 3A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 145.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Colégio Efanor, Polo II / Paula Santos Arquitectura

© Luís Ferreira Alves © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 42

Senhora da Hora, Portugal

A atmosfera criada pela iluminação zenital em 20 projetos de arquitetura

Talvez a abertura zenital mais célebre já construída seja o Panteão de Roma, encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano (r. 117–138) por volta de 126. No ponto mais alto da sua cúpula (neste caso, o óculo) brilha a luz do sol, lançando seus feixes sobre as várias estátuas de divindades planetárias que ocupam os nichos nas paredes. A luz que adentra o espaço simbolizava uma dimensão cósmica, sagrada. A luz natural continua cumprindo esse papel cênico, quando bem utilizada, sobretudo em projetos religiosos.

Caracteriza-se iluminação zenital como a que vem de cima, do céu (zênite). Muito útil para espaços grandes que não possam ser adequadamente iluminadas por janelas, as claraboias são um artifício amplamente usado e que proporcionam uma luz difusa agradável ao espaço. Geralmente toma-se o cuidado que não permitam a entrada do sol, para não aquecer demasiadamente o local e devem ser bem projetadas e construídas para que não sejam pontos de infiltração de água. Veja, abaixo, uma coletânea de projetos que utilizam essa solução:

© Mathias Kestel © Hufton + Crow © Christian Richters © Andrew Lee + 44

Casa Rock / AGi Architects

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 19

  • Arquitetos: AGi architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1300.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Arquitetura do vinho: adegas, salas de máquinas e centros de degustação

Cortesía de Beaucastel Winery Beaucastel Winery
Cortesía de Beaucastel Winery Beaucastel Winery

© David Frutos © José Hevia © Nic Lehoux © Bruce Damonte Photography + 28

A produção de vinho é uma indústria que combina forte atividade econômica com um importante legado cultural. Embora existam vários programas relacionados ao setor do vinho, geralmente, a imagem mais comum é a dos espaços onde ocorre, de fato, a transformação da uva na bebida. No entanto, há uma multiplicidade de atividades agrupadas em torno da vinicultura que desempenham um papel importante quando se trata de promover a indústria, como salas de degustação, centros de educação, vendas ou salas de distribuição.

A seguir, apresentamos 27 exemplos de arquiteturas voltadas à indústria do vinho. 

Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 17

Braga, Portugal