Lesley Unruh

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças

Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 1 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 2 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 3 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Image 4 of 4Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Mais Imagens+ 16

É inquestionável que os ambientes influenciam diretamente no comportamento e nas emoções de seus usuários. Estima-se que os seres humanos passem cerca de 90% de seu tempo de vida em espaços internos, por isso é tão importante que eles favoreçam positivamente nossa capacidade cerebral. Um termo específico para relacionar os estímulos que o cérebro recebe dependendo do ambiente em que está é neuroarquitetura. Diversos estudos têm sido publicados sobre esse tema, a maioria sobre o impacto em ambientes de trabalho. Este artigo pretende abordar sobre esse conceito, enfatizando sua importância no projeto de espaços destinados a crianças na primeira infância.

A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis

A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 1 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 2 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 3 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Image 4 of 4A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis - Mais Imagens+ 48

Mobiliários infantils são aqueles - fixos ou móveis - desenhados pensando nas crianças, seja de acordo com os seus princípios ergonômicos e anatômicos, ou de forma a assessorá-las da forma mais adequada. Seguindo essa linha, podemos identificar dois tipos de móveis: (1) aqueles que facilitam a relação entre o cuidador e a criança e (2) os que permitem que a criança os utilize de forma independente.

A grande diferença entre esses dois tipos é que os primeiros possuem dimensões que se adaptam à ergonomia do adulto e o segundo são projetados para atender às necessidades ergonômicas da criança, em cada etapa de seu desenvolvimento. Como o crescimento das crianças ocorre de forma relativamente rápida, é comum que os móveis deste segundo grupo sejam multifuncionais ou mesmo extensíveis.

Pedagogia Pikler na arquitetura: jogos de madeira e espaços de liberdade

Emmi Pikler era uma pediatra húngara que introduziu, nos anos pós segunda grande guerra, uma nova filosofia sobre o cuidado e aprendizado durante a primeiríssima infância (crianças até 3 anos). Foi depois do nascimento de seu primeiro filho que decidiu iniciar um experimento: 'o que acontece quando se permite que a criança se desenvolva livremente?'. Os resultados observados culminaram na introdução de uma nova metodologia.

A abordagem Pikler segue o procedimento de observar o livre desenvolvimento da criança utilizando como ferramentas o cuidado com a saúde física, o afeto, o respeito à individualidade e a autonomia de cada criança. Seguindo essa lógica, torna-se desnecessária alguma estimulação ou intervenção por parte do adulto. Para que a criança possa vivenciar o espaço com liberdade de movimentos, alguns cuidados devem ser tomados na preparação desses ambientes.

Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar?

Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar? - Image 1 of 4Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar? - Image 2 of 4Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar? - Image 3 of 4Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar? - Image 4 of 4Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar? - Mais Imagens+ 9

É bastante comum usar o termo acessibilidade ao projetar espaços para pessoas com necessidades especiais ou para idosos. No entanto, para garantir um design universal eficaz para as crianças, é imprescindível conhecer e focar em suas necessidades específicas, com base em ergonomia, segurança, iluminação natural e artificial, cores e acessórios. Neste artigo, abordaremos os parâmetros mais importantes a serem considerados ao especificar dimensões e materiais em banheiros coletivos para crianças pequenas.

Escola Primária Maple Street / Barker Associates Architecture Office + 4Mativ Design Studio

Escola Primária Maple Street  / Barker Associates Architecture Office + 4Mativ Design Studio - Escola PrimáriaEscola Primária Maple Street  / Barker Associates Architecture Office + 4Mativ Design Studio - Escola PrimáriaEscola Primária Maple Street  / Barker Associates Architecture Office + 4Mativ Design Studio - Escola PrimáriaEscola Primária Maple Street  / Barker Associates Architecture Office + 4Mativ Design Studio - Escola PrimáriaEscola Primária Maple Street  / Barker Associates Architecture Office + 4Mativ Design Studio - Mais Imagens+ 10

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, ASI Architectural, Abet Laminati, Amkel, Architectural Surfaces, +10