Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Jorge Gamboa

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Vidros: glossário de termos técnicos para arquitetos

Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda
Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda

Nosso parceiro Vidrio Andino compartilhou conosco informações valiosas relacionadas ao mundo do vidro, o que pode nos ajudar a entender melhor como o material funciona e nos orienta na escolha do vidro certo para o nosso projeto de arquitetura.

De A a Z, verifique abaixo por que devemos evitar o choque térmico, o que é o fator solar ou exatamente o que queremos dizer quando falamos de vidro temperado.

Parroquia San Norberto / Carlos Campuzano Castelló. Image © Jorge Gamboa Hotel Click Clack / Plan:b arquitectos. Image © Andrés Valbuena Parque Biblioteca España / Giancarlo Mazzanti. Image © Diana Moreno Pabellón Desconectado / Plan:b arquitectos. Image © Sergio Gómez + 23

5 projetos que ressignificam antigos espaços violentos na Colômbia

A necessidade de reconstrução, tanto física como mentalmente, abre uma grande porta para diferentes interpretações, que nos mostram a capacidade do ser humano em se adaptar apesar de todas as adversidades. Um ser humano resiliente, enfrentando problemas em territórios remotos que foram limitados por conflitos armados, a opressão e o medo.

A arquitetura para o pós-conflito é uma das grandes contribuições para a nova construção de um país que carece de mais consciência social neste processo de paz. A ressignificação de seus territórios, a memória e o senso de apropriação são as características essenciais que enquadram os espaços arquitetônicos e recuperam as zonas que já foram cenário da violência. Seu simbolismo hoje desempenha um papel importante em muitas comunidades, que através da arquitetura são identificadas, mostrando que esses lugares remotos da bela Colômbia hoje tornaram-se exemplos de unidade e convivência.

Diante dessa realidade, selecionamos cinco projetos que despertaram as raízes territoriais, proporcionando espaços flexíveis que prometem novas práticas na trama social.

8 espaços educativos para crianças na Colômbia

Os espaços educativos para a primeira infância têm se transformado em infraestruturas pedagógicas inovadoras e racionais. A importância dos ambientes destinados a fortalecer a estimulação precoce representam a responsabilidade estética e projetual que abarca a composição destes espaços, sendo a escala o fator determinante na formulação arquitetônica. 

Os seguintes projetos nos apresentam uma reflexão sobre o valor da escala e o encontro sutil dos espaços privados com o vazio aglutinante, resultando em um conjunto pedagógico que realça a importância da formação educativa e a recreação como parte essencial do crescimento. 

Os processos projetuais tomados como modelo de trabalho geram, em diferentes maneiras, múltiplas dinâmicas educativas integradas ao formal como atores fundamentais para a formação acadêmica e o desenvolvimento das capacidades cidadãs na primeira infância. 

A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila Jardim de Infância El Porvenir / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Rodrigo Dávila Pré-Escola para Primeira Infância / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Jorge Gamboa A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila + 41

Paróquia San Norberto / Carlos Campuzano Castelló

© Jorge Gamboa © Jorge Gamboa © Jorge Gamboa © Jorge Gamboa + 52

Igreja  · 
Bogotá, Colômbia