NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Centros da juventude: lugares para o desenvolvimento físico, social e emocional

© Jakob Gate
© Jakob Gate

Centros da Juventude são estruturas concebidas para proporcionar um ambiente protegido, seguro e informal para a comunidade jovem. São espaços voltados à promover a interação e inclusão social além de disponibilizar uma série de programas e atividades extracurriculares. Ao permitir aos jovens a oportunidade de se engajar em diferentes atividades recreativas e culturais, esses espaços os ajudam a desenvolver suas próprias habilidades físicas, sociais, emocionais e cognitivas, além de estimular o convívio e a colaboração entre indivíduos de diferentes grupos.

Retiro JapoNeza / Fausto Terán

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 33

  • Arquitetos: Fausto Terán
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, CASTEL, Cemex, Comex, Interceramic, +1

Archigram e a distopia da habitação em pequena escala

"Paraísos Siniestros". Image © Jorge TaboadaUn Cuarto Más / ANTNA. Image © Jaime NavarroUna pequeña casa australiana / CABN. Image Cortesía de CABN© Deutsches Architekturmuseum+ 8

Até os dias de hoje, não se sabe bem ao certo às origens do movimento “tiny” na arquitetura. Entretanto, se formos olhar mais à fundo a história da arquitetura e como nossos modos de vida foram se transformando ao longo do tempo, é possível encontrar algumas pistas sobre as bases e os princípios deste movimento, o qual vem ganhado força dia após dia, questionando os nossos excessos e promovendo um estilo de vida mais flexível e minimalista.

Edifício Argáez / Taller de Arquitectura X - Alberto Kalach

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 23

Cidade do México, México

Capela da Santa Cruz / Taller de Arquitectura X / Alberto Kalach + Roberto Silva

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 19

Jojutla de Juárez, México

Templo Magen David / Cherem Arquitectos

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Enrique Macías© Enrique Macías+ 24

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Cherem Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ATRA, Ali Glass, Alis, Stones Piedras Naturales, Verolegno, +1

Edifício Herencia Progresiva / Manada Architectural Boundaries

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 35

Cidade do México, México

Protótipo Apan / Dellekamp Schleich

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 19

  • Arquitetos: Dellekamp Schleich
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Arquitetura mexicana contemporânea: geografia e materialidade

Casa Cabo / Dellekamp Arquitectos. Image © Sandra PéreznietoHotel Endémico / graciastudio. Image © Luis GarcíaSFER IK Museion en Francisco Uh May / Jorge Eduardo Neira Sterkel.. Image Cortesía de AzulikEdificio Argáez / Taller de Arquitectura X - Alberto Kalach. Image © Jaime Navarro+ 18

Um dos fatores mais importantes a se levar em consideração quando se projeta um edifício é o clima específico do lugar. O clima pode ser um verdadeiro obstáculo e  até um grande desafio, principalmente quando se trata de projetar em situações extremas. Nestes casos, se faz necessário utilizar materiais isolantes e desenvolver soluções práticas que possam favorecer as condições de conforto no interior do edifício. Entretanto, a maioria dos países latino-americanos como o México, possui um clima pra lá de privilegiado, algo que se transforma em um ponto à favor dos arquitetos, os quais podem então explorar relações mais diretas entre a arquitetura e a paisagem.

Permeabilidade e leveza nas fachadas metálicas perfuradas

O escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro (DS+R) chamou atenção mundial em 2002 com o Blur Building, para a Expo Suíça daquele ano. O volume era formado através de 35.000 bicos de alta pressão que expeliam a água do lago sobre o qual se localizava, criando uma enorme nuvem artificial. Sua forma, limites, cores e translucidez se alteravam com o sol e a força do vento e produziam uma experiência imersiva aos usuários, adentrando um volume completamente permeável. Dez anos depois, Carla Juaçaba e Bia Lessa projetaram o Humanidade2012 para a exposição Rio +20, em que diversos volumes programáticos foram dispostos em uma enorme estrutura de andaimes. Com mais vazios do que cheios, suas extremidades se desmaterializavam no céu e durante a noite os volumes pareciam flutuar. Segundo as arquitetas, “a própria movimentação das pessoas no edifício transformava os visitantes em objetos de exposição visto de longe.” Os dois projetos temporários, mesmo com diferenças de escala e contexto, se unem no êxito ao trabalhar com as noções de translucidez, leveza, dissolução de limites e o movimento.

Arquitetura mexicana contemporânea: as casas no Valle de Bravo

Casa terreno / Fernanda Canales. Image © Jaime NavarroCasa m / saavedra arquitectos. Image © Ricardo De La ConchaEntrepinos / Taller Hector Barroso. Image © Rory GardinerCasa CRA / Estudio MMX. Image © Rafael Gamo+ 31

O Valle de Bravo é uma região do Estado de México localizada poucos quilômetros à sudoeste da capital do país. Caracterizada pela presença de um grande lago artificial criado em 1947 com a construção da barragem Miguel Alemán, o Valle de Bravo é hoje responsável pelo abastecimento de água para boa parte da população da Cidade do México e Toluca. Por sua proximidade à capital, a represa é um importante destino de viagens de final de semana, o que acabou despertando o interesse de muitos arquitetos e arquitetas, responsáveis por projetos de arquitetura que encontram ressonância na paisagem oferecendo uma experiência única junto à natureza exuberante de um dos principais vales da planície central mexicana.

Casas Barranca Valle / Taller de Arquitectura X / Alberto Kalach + Iván Ramírez

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 20

Valle de Bravo, México

Arquitetura mexicana: 15 escadas escultóricas

Entrepinos / Taller Hector Barroso. Image © Rory GardinerCasa Flotante / Talleresque. Image © Studio ChirikaOficinas SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos. Image © Rafael GamoCENTRO / TEN Arquitectos. Image © Luis Gordoa+ 16

Um dos elementos de maior potencial escultórico da arquitetura é a circulação vertical – sejam rampas ou escadas. E apesar de serem frequentemente desenhadas a partir de uma abordagem puramente funcionalista, em alguns momentos tornam-se a peça fundamental do espaço. 

Habitação de Interesse Social Do território ao habitante / Taller ADG

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 20

  • Arquitetos: Taller ADG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  41
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, La Metropolitana, Robert McNeel & Associates, SOLAR 1, Solemma

Parque Fresnillo / Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura + Alin V. Wallach

© Sandra Pereznieto© Jaime Navarro© Sandra Pereznieto© Sandra Pereznieto+ 16

Do território ao habitante / Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura

© Sandra Pereznieto© Sandra Pereznieto© Sandra Pereznieto© Sandra Pereznieto+ 20

Conheça os 6 jovens arquitetos premiados pela Architectural League

A Architectural League of New York anunciou os vencedores do Prêmio Architectural League 2020 para Jovens Arquitetos + Designers. Com foco em novos talentos, o prêmio de maior prestígio da América do Norte incentiva o desenvolvimento de indivíduos distintos e destaca seu trabalho.