Casa AYG / Miguel de la Torre

Casa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, JardimCasa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de ExteriorCasa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de InterioresCasa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior, Fachada, TerraçoCasa AYG / Miguel de la Torre - Mais Imagens+ 16

Ciudad López Mateos, México
Casa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o local foi visitado pela primeira vez, encontramos uma propriedade cercada por vegetação e árvores muito grandes, de forma bastante impressionante. Naquele momento, percebemos que a casa tinha que ser projetada tendo em mente a natureza. Nosso desafio passou a ser projetar o edifício com o mínimo possível de impacto no terreno e, ao mesmo tempo, tirando proveito do mesmo. Estas limitações do local levaram ao desenvolvimento do projeto de uma casa que originalmente era apenas para duas pessoas, já que o proprietário não necessitava mais do que um quarto e um espaço social. No entanto, diversos espaços adicionais foram acrescentados ao programa para receber hóspedes no exterior da casa e integrá-los nas atividades sociais, jardins, terraços e varanda.

Casa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro
Casa AYG / Miguel de la Torre - Imagem 14 de 21
Planta
Casa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Jaime Navarro

O partido arquitetônico está dividido em quatro níveis: 1- acesso, 2 - os quartos de hóspedes e a área social que contempla duas funções importantes; uma cozinha aberta para a sala de estar, sala de jantar e terraço, com o máximo de espaço aberto possível para criar uma conexão entre a casa e a natureza, 3 - suíte principal e 4 - área criativa, que inclui um estúdio de música e uma biblioteca. Além disso, um jardim perimetral foi projetado para integrar sutilmente a casa à paisagem natural.

Casa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada, Floresta
© Jaime Navarro
Casa AYG / Miguel de la Torre - Imagem 19 de 21
Elevação Oeste
Casa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Jaime Navarro

A proposta do projeto deveria contemplar certas normas locais, e fazer referência a alguns materiais "tradicionais", que pareciam mais uma limitação do que uma contribuição, porém a casa mantém uma linguagem comum com o resto do conjunto. Os volumes foram construídos em concreto com certos elementos da estrutura em metal, o que torna sua leitura muito leve. O tratamento da fachada é um jogo de texturas/funcionalidade que revela simultaneamente a construção e o sistema funcional, assim como a textura e a cor, por isso temos uma gama que vai desde o tradicional azulejo, a pedra, que mitiga o sol, até as placas solares que fornecem a energia para iluminar o exterior da casa e sua sala de máquinas. Em resumo, a Casa AYG tem sido um exercício de simplificação da operação, aproveitando ao máximo os recursos naturais do local e mimetizando-os ao máximo para ter o menor impacto possível no terreno.

Casa AYG / Miguel de la Torre - Fotografia de Exterior, Fachada, Terraço
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AYG / Miguel de la Torre" [Casa AYG / Miguel de la Torre] 26 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996646/casa-ayg-miguel-de-la-torre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.