Quiosque Musical Kithara / TO

Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraQuiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Exterior, Cadeira, ArcoQuiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Exterior, JanelaQuiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de ExteriorQuiosque Musical Kithara / TO - Mais Imagens+ 15

Cidade do México, México
  • Arquitetos: TO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Arquitetura: TO (Carlos Facio | José Amozurrutia)
  • Equipe De Projeto: Lizeth Ríos, Úrsula Rebollar, Lena Arsenijevic
  • Cliente: Matthew Rode, Kithara Foundation
  • Cálculo Estrutural: Armando Pelcastre
  • Construção: TO, Mtro. Pablo Escobar
  • Paisagismo: Entorno, Tonatiuh Martínez
  • Período De Construção: abril 2021 / março 2022
  • Superfície Do Terreno: 80m2
  • Investimento: $900,000
  • Custo Por Superfície: $15,000m2
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Exterior, Janela
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O violão é, possivelmente, o instrumento mais popular do mundo. É versátil, portátil, acessível, íntimo e democrático; atravessa diferenças sócio-econômicas e sociais para se conectar com pessoas de todas as idades e origens. É discutível que nenhum outro instrumento oferece uma metáfora tão poética para histórias compartilhadas e fluidez cultural.

Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Jaime Navarro
Quiosque Musical Kithara / TO - Imagem 14 de 20
Planta
Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro

O salão de música Kithara é um espaço para o ensino e prática de violão, mas é também um quiosque musical. Está localizado em uma área periférica da Cidade do México chamada Yuguelito, que fica em Iztapalapa. Trata-se de uma área conflituosa por conta dos níveis de violência, da qualidade do solo e da escassez de água. Yuguelito fica em um terreno que foi um depósito de escombros do terremoto de 1985. A comunidade trabalhou para melhorar a qualidade do solo para construção e estabelecer uma área residencial.

Ao lado da biblioteca local, a comunidade doou um terreno para o Projeto Kithara onde desenhamos uma abóboda de coleta de água da chuva, construída com alvenaria de entulho, e uma parede acústica feita de madeira reutilizada. A sala de aula superior do edifício está orientada em direção ao Vulcão Xaltocan, um importante marco geográfico em Iztapalapa, enquanto a sala de aula do térreo fica inclinada para a esquina de duas ruas, a fim de se abrir para a cidade, para que eventos públicos possam ser realizados para os habitantes locais.

Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Exterior, Cadeira, Arco
© Jaime Navarro
Quiosque Musical Kithara / TO - Imagem 17 de 20
Corte Longitudinal
Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Interiores, Arco
© Jaime Navarro

Tanto as paredes quanto a abóboda foram feitos de diferentes tipos de alvenaria doada pela comunidade: tijolo vermelho, blocos de cimento, pedra vulcânica e tezontle (pedra vermelha). Nosso mestre de obras selecionou três construtores locais de Yuguelito para erguer o edifício.

Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Interiores, Viga
© Jaime Navarro

O Quiosque Musical Kithara nasceu de um esforço coletivo e é dedicado à comunidade de Yuguelito. O projeto começou com a chegada de um grupo de professores de violão à comunidade em 2015 para oferecer aulas de violão gratuitas. Em pouco tempo, este grupo reuniu mulheres, crianças, adultos e idosos que se juntaram às aulas. Em agradecimento, a comunidade decidiu democraticamente doar um pequeno terreno para que o Projeto Kithara pudesse construir uma sala de aula. Matthew Rhode, líder do projeto da Fundação Kithara, nos convidou para fazer o projeto arquitetônico.

Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Jaime Navarro

Como primeiro passo, realizamos uma oficina com a comunidade e pedimos aos estudantes de violão que desenhassem sua escola de música ideal. Com base nestes desenhos, elaboramos o programa arquitetônico. Em seguida, uma proposta de projeto foi apresentada à comunidade com imagens e modelos para comentários adicionais. Com o projeto aprovado, foram necessários mais de 5 anos e muitos esforços conjuntos para garantir o financiamento da obra. Por fim, a estratégia do projeto incorporou um espírito coletivo, pois propôs que todos os materiais para a construção fossem reciclados ou doados pela comunidade. A mão de obra também deveria ser local.

Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco
© Jaime Navarro

Hoje o Quiosque Musical Kithara superou seus usos pretendidos, e a comunidade o utiliza para diferentes eventos como apresentações de artes teatrais, concertos de corais e diferentes tipos de encontros sociais. Ele tem uma escala de espaço pessoal, mas definitivamente ressoa como um espaço coletivo.

Quiosque Musical Kithara / TO - Fotografia de Exterior, Urbano
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Buena Suerte, Yuguelito, Iztapalapa, Cidade do México, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Quiosque Musical Kithara / TO" [Capilla musical Kithara / TO] 24 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996980/quiosque-musical-kithara-to> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.