Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei

Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de ExteriorEscola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, EscadaEscola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEscola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, VigaEscola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Nikken Sekkei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gankohsha
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CLT, Osmo & Edel, Toto
  • Arquitetura: Nikken Sekkei
  • Construtora: Taisei Corporation
  • Cidade: Ichikawa
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior
© Gankohsha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste - Conservação florestal e educação madeireira para a próxima geração usando madeira maciça.

Uma instalação educacional contemporânea usando lajes planas CLT bidirecionais pela primeira vez no Japão. A Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste é uma ampliação de uma escola existente para acomodar o número crescente de alunos. No Japão, as árvores plantadas em larga escala durante o pós-guerra e os períodos de alto crescimento estão agora maduras o suficiente para serem usadas como materiais de construção, e tornaram-se uma questão social crucial para proteger os recursos florestais por um ciclo adequado de colheita e plantio. O Nikken Wood Lab, um departamento da Nikken Sekkei especializado em pesquisa e desenvolvimento de arquitetura e estruturas de madeira, buscou a sustentabilidade e explorou novas possibilidades para a CLT como madeira maciça¹ com o uso de madeira doméstica neste projeto.

Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gankohsha
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Imagem 26 de 30
Implantação

O projeto está localizado no coração de uma pitoresca cidade cercada por água e vegetação, com um trecho de dois quilômetros de cerejeiras ao longo do rio Mamagawa. Devido às regulamentações urbanísticas que restringem a altura dos edifícios e alteram a paisagem urbana, foi empregado o método de laje plana CLT bidirecional, sem necessidade de vigas. Isto permitiu uma altura mínima de piso a piso e altura total do edifício, mantendo a mesma altura de pé direito que a escola existente. Além disso, o uso da CLT encurtou o período de construção, reduzindo o peso da estrutura e minimizando sua carga sobre a fundação. A planta consiste em salas de aula regulares no lado sul e salas de aula especializadas no lado norte, usando uma grade simples de 9 metros (módulo de uma sala de aula regular). As instalações são projetadas para se abrir totalmente para a praça central de atividades, criando um espaço integrado e contínuo para visitas às aulas, eventos escolares abertos, e outras ocasiões, dependendo do uso.

Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Escada
© Gankohsha
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Gankohsha

O CLT exposto foi empregado para o interior, para criar uma composição abstrata de continuidade perfeita, onde a madeira transcende as funções do edifício, promovendo a criatividade espontânea e o espírito de exploração dos estudantes. Duas camadas de beirais externos exibem uma bela expressão de extremidades e sombras de madeira expostas, obtidas através do deslocamento detalhado das superfícies superior e inferior da laje plana CLT bidirecional. Várias partes do edifício apresentam detalhes CLT cuidadosamente projetados com fendas que criam efeitos fenomenais de luz e sombra e enfatizam a tridimensionalidade da madeira. Espera-se que o novo prédio, cheio de madeira natural, familiarize as crianças com a natureza e estimule sua imaginação sobre os recursos florestais e o ambiente global.

Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga
© Gankohsha
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Imagem 27 de 30
Planta
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Gankohsha
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Gankohsha

Projetos diversificados para promover a curiosidade e a conscientização sobre os recursos florestais e o meio ambiente. - Propusemos uma escala acessível de construção em madeira desde a fase inicial do projeto. As peças principais do edifício, como as colunas e vigas de madeira, têm um nível de desempenho de resistência ao fogo superior ao legalmente exigido, com espessura extra que as impediria de entrar em combustão no caso de um incêndio. Isto elimina a necessidade de paredes compartimentadas, proporcionando um espaço mais flexível e expansivo onde a CLT é utilizada como material estrutural e interior. O projeto enxuto, que expõe totalmente a estrutura e o MEP, incorpora corredores e escadas projetados para estimular várias atividades e proporcionar um espaço que estimula uma percepção sensorial de como a própria arquitetura foi montada. Cada elemento do edifício é rotulado com sua espécie, origem da madeira e função do equipamento para aumentar a consciência das questões ambientais e florestais.

Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores
© Gankohsha
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Imagem 29 de 30
Diagrama
Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Gankohsha

Este edifício ambientalmente consciente contribuiu para a realização da neutralidade de carbono. O uso de 700 m³ de cedro CLTs para a estrutura resultou na fixação de aproximadamente 400 toneladas de carbono² (equivalente à fixação de carbono de cerca de 4,0 hectares de floresta³ quando convertido para fixação de carbono florestal). Quando comparado com uma estrutura convencional, o uso do cedro CLT como material estrutural e o interior primário no edifício alcançou uma redução significativa nas emissões de CO₂ durante a construção, estimada em aproximadamente 29%⁴. Isso foi obtido por meio da redução de peso, exigindo menos estacas, uma quantidade menor de concreto e aço e menos excesso de materiais internos.

Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Gankohsha

*1 A madeira maciça refere-se à madeira laminada feita pela combinação de várias peças de madeira para aumentar a resistência à compressão e à tração.

*2 Calculado com base nas “Diretrizes para rotulagem de armazenamento de carbono de madeira usada em edifícios” emitidas pela Agência Florestal

*3 Calculado com base na “Quantidade de Carbono Fixado por Hectare de Floresta” do Instituto de Pesquisas Florestais e Produtos Florestais.

*4 Calculado com base nas diretrizes da LCA para edificações. A unidade básica do CLT calculada com base em madeira laminada colada em “Referência: Relatório Técnico do Instituto de Arquitetura do Japão, vol. 18, n.º 38, Estabelecimento de Banco de Dados LCA sobre Madeira para Uso Construtivo”

Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior
© Gankohsha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ichikawa, Chiba, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária Showa Gakuin Ala Oeste / Nikken Sekkei" [Showa Gakuin Elementary School West Wing / Nikken Sekkei] 21 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999579/escola-primaria-showa-gakuin-ala-oeste-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.