Conjunto habitacional San tola / Taller General

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Porta, Fachada, CorrimãoConjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Fachada, CorrimãoConjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Viga, Escada, Fachada, CorrimãoConjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaConjunto habitacional San tola / Taller General - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Martín Real, Florencia Sobrero
  • Colaboração: Madebú, Rothoblast Ecuador, Cerrotec, Las manos sucias, Lara Girardi, Sofía Arcos, Nathaly Reina, Francis Cruz
  • Engenharia: Pedro Ospina
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Porta, Fachada, Corrimão
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nasce da iniciativa de um grupo privado em investir em habitação e da motivação do Taller General para promover o uso residencial de qualidade no centro histórico de Quito. O esvaziamento populacional nessa região é inegável, entre outros fatores, porque não existe uma oferta habitacional que atenda às necessidades contemporâneas.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Fachada, Arco, Arcada
© JAG Studio
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Imagem 25 de 28
Planta Térreo
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Fachada, Corrimão
© JAG Studio

A maioria das intervenções na região são destinadas ao turismo, gerando uma população rotativa e uma carência no senso de propriedade sobre o território; além dos espaços que, a fim de evitar investimentos para sua recuperação, são destinados a armazéns e negócios precários.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG Studio
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Imagem 26 de 28
Planta Primeiro Pavimento
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Janela
© JAG Studio

A proposta arquitetônica consiste em recuperar e valorizar a estrutura original da casa - com paredes portantes de adobe - por meio de reforços estruturais desde sua base até seu topo, assim como as treliças originais de madeira.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Punto Dos studio
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Imagem 27 de 28
Corte Longitudinal
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Viga, Fachada, Janela, Corrimão
© JAG Studio

O conjunto é composto por oito apartamentos e duas instalações comerciais resolvidas dentro deste mesmo envelope, com acabamentos simples que possibilitam reduzir os custos de venda. É assim que o projeto consegue gerar uma oferta de moradia coletiva no setor a preços acessíveis, além de oferecer unidades que funcionam como uma tela em branco para que os proprietários possam dar maior identidade ao interior de suas casas.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Viga, Escada, Fachada, Corrimão
© Punto Dos studio
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Imagem 28 de 28
Corte Transversal
Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Corrimão
© Punto Dos studio

O foco está nos espaços de ocupação coletiva. O pátio central é protegido por um grande "guarda-chuva" formado por pórticos de madeira laminada e um teto de vidro para trazer mais luz e calor para o interior das unidades.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Viga
© Punto Dos studio

Além desta ação, foram feitas pequenas intervenções na construção original, que contribuem para estas duas buscas (luz e calor): o telhado de telhas que cobria os corredores do pátio central é recuado até a borda das paredes, ampliando a superfície do céu; os corredores ao redor do perímetro do pátio, que originalmente tinham 1,80 metros de largura, agora têm 1,20 metros de largura; um dos corredores é eliminado para criar dois corredores laterais para uso privado, e o corredor de acesso comum e as escadas principais são feitos de chapas de aço perfuradas que permitem a passagem da luz.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Madeira, Viga, Janela
© JAG Studio

Na transição de um pátio para o outro há bicicletários com espaço para uma bicicleta por residência, o pátio/jardim posterior tem uma sala multiuso comum, um banheiro, uma sala de máquinas e uma lavanderia também comuns.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© JAG Studio

As unidades habitacionais são resolvidas com 3 tipologias diferentes: a primeira responde à dinâmica de uso do bairro, um apartamento-escritório que conecta uma das instalações comerciais com acesso à rua e uma suíte com o interior. A segunda propõe apartamentos em estilo loft com um quarto e um mezanino que permite diversas formas de ocupação, utilizando o grande pé direito original do primeiro andar da casa.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Viga
© Andrés Villota

A terceira tipologia resolve unidades para um número maior de pessoas, apartamentos de dois quartos em dois andares, que podem ser estendidos com mezaninos acima de cada um de seus quartos. A distribuição dos apartamentos maiores - localizados no fundo do conjunto - é gerada a partir de um volume adicional na forma de uma galeria fechada, que contém as escadas e banheiros, resolvendo as circulações verticais privadas de cada apartamento.

Conjunto habitacional San tola / Taller General - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Tola, Quito, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto habitacional San tola / Taller General" [Conjunto habitacional San tola / Taller General] 17 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999389/conjunto-habitacional-san-tola-taller-general> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.