Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, CorrimãoCasa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Mais Imagens+ 15

Albal, Espanha
  • Arquitetos: ENDALT Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  232
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Zarzoso
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceràmica Cumella, Ferm Living, LA MEDITERRANEA VIDRIO ECOLÓGICO, NORMANN COPENHAGUEN, Santa & Cole, VitrA
  • Arquitetos Responsáveis: Marcel·lí Rosaleny, Gamón, Carles Rosaleny Gamón
  • Cidade: Albal
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© David Zarzoso
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Imagem 16 de 20
Planta Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A destruição de l’Horta de Valência, um dos principais valores culturais e ambientais da região metropolitana da cidade, foi uma constante em nosso território. No contexto de um desenvolvimento urbano recente que devastou parte deste patrimônio, a Casa Les Porxades foi criada com o objetivo de recuperar e significar a arquitetura do passado no território sobre o qual é construída e, ao mesmo tempo, tirar proveito das lições de sustentabilidade e integração paisagística da arquitetura vernacular a partir de uma visão e linguagem contemporâneas.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Fachada
© David Zarzoso
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Imagem 17 de 20
Planta Térreo
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© David Zarzoso

Formalmente, a casa segue o caminho das casas rurais que encontramos a poucos metros desta urbanização rodeada de pomares. São construções constituídas por um volume principal de duas águas, ao qual estão ligados outros volumes com geometrias diferentes: com telhados inclinados, telhados planos, pórticos, etc. Há também um ar de crescimento orgânico típico da arquitetura tradicional.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© David Zarzoso

O nome da casa vem de seus pórticos em balanço, um elemento mediterrâneo que cria filtros entre o espaço interno e o espaço externo. Estes desempenham um papel fundamental no projeto, pois o desejo dos proprietários era ter um terraço sombreado para o verão que não se tornasse impraticável em dias de chuva.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© David Zarzoso
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Imagem 18 de 20
Planta Primeiro Pavimento
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© David Zarzoso

Assim, o projeto optou pela referência aos pórticos da arquitetura tradicional da região, mas estendendo as lajes da casa em direção à área externa. Suas dimensões e disposição voltadas para sudeste ajudam a proteger o interior da radiação solar excessiva no verão, mas permitem que ela penetre na casa no inverno.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© David Zarzoso
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Imagem 19 de 20
Corte Logitudinal
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores
© David Zarzoso

Esta é uma das estratégias bioclimáticas da casa, que aposta em soluções passivas que ajudam a aquecer naturalmente a casa durante todo o ano, reduzindo ao máximo o consumo de energia.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Fachada
© David Zarzoso

Para as aberturas no pavimento superior, a estratégia é diferente, pois além da necessidade de gerar sombra para controlar a incidência solar no vidro, há também a necessidade de privacidade e controle visual. Por isso, foi utilizado outro elemento local: as persianas do Alicante.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© David Zarzoso
Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Imagem 20 de 20
Elevação

A casa se organiza em torno de um pequeno pátio interno, que evoca o significado e a função social das chaminés de Wright, e para o qual todos os espaços sociais se orientam. Estes espaços foram repensados para a vida contemporânea, considerando também a referência mediterrânea. A cozinha, por exemplo, adquire um protagonismo indiscutível e deixa de ser um espaço residual, abrigando uma série de atividades ligadas tanto ao estar, como aos terraços e ao pátio.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Corrimão
© David Zarzoso

Neste caso, um espaço de reunião ao ar livre, um ponto de referência visual de dentro graças a seu enclave privilegiado na casa e que também tem uma função climática importante. Sua altura e a disposição das janelas inclinadas e basculantes na parte superior das aberturas significa que este espaço atua por convecção, resfriando passivamente a casa.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© David Zarzoso

A cerâmica, como material tradicional, torna-se a protagonista, contrastando sua cor, geometria e o jogo de luzes que cria em sua aplicação no térreo com a planicidade e a limpeza dos volumes no primeiro andar. Assim, o projeto se baseia no que é local, em sistemas e materiais de construção familiares para os construtores locais. Ele evita soluções complexas e se refugia na experiência daqueles que vão construí-lo.

Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© David Zarzoso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Les Porxades / ENDALT Arquitectes" [Casa de les Porxades / ENDALT Arquitectes] 11 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999211/casa-les-porxades-endalt-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.