Casa na Praia em Omata / Herbst Architects

Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de ExteriorCasa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Tijolo, Banheira, VigaCasa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, JanelaCasa na Praia em Omata / Herbst Architects - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Herbst Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  358
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Wilson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Guyco, Stonecraft, Vitrocsa
  • Arquitetos Líderes: Lance Herbst, Nicola Herbst
  • Arquiteto Assistente: Sianne Smith
  • Arquitetos: Herbst Architects
  • Construção Civil: Bell Construction
  • Engenharia Estrutural: Sullivan Hall Chartered Engineers
  • Paisagismo: Jared Lockhart
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Exterior
© Simon Wilson

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local da casa de praia é uma espetacular baía isolada na costa de Northland, cercada por antigos Pohutukawas e contida por colinas íngremes cobertas por mata nativa. O desafio do projeto era inserir uma nova estrutura no ambiente intocado de forma a ser o mais simples e simpático possível.

Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Simon Wilson
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Simon Wilson

O edifício substitui uma construção existente no local que foi posicionada contra os taludes íngremes da baía, cuja investigação geotécnica expôs um alto nível de ameaça de grandes rochas desalojadas pela atividade sísmica, bem como deslizamentos em eventos de alta precipitação. Além disso, foi elaborado um relatório de inundação que estabeleceu um nível relativo mínimo para o edifício estar a salvo de tempestades oceânicas e elevação do nível do mar a médio prazo, estando 6m acima da atual marca d'água. Esses dois fatores impulsionaram nosso pensamento sobre como localizar o novo edifício e incorporá-lo à paisagem, a primeira tarefa foi projetar o terreno para receber o edifício.

Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Exterior, Terraço
© Simon Wilson
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Simon Wilson

Além da necessidade de mover o edifício para longe dos aterros íngremes de uma perspectiva de segurança, havia o desejo de mover o edifício para longe da sombra das colinas e para a parte mais ensolarada disponível no local, isso estabeleceu a extensão do área que exigia ser erguida para 6m do nível relativo.

Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Tijolo, Banheira, Viga
© Simon Wilson
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Simon Wilson
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Imagem 32 de 32
Planta
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira, Viga
© Simon Wilson

O conceito que surgiu teve suas sementes nas rochas que estão embutidas ao longo dos aterros atrás do local, imaginamos um paredão rochoso baixo que sai da curva do aterro para formar um ângulo reto no plano e uma linha horizontal acentuada em elevação que estabelece um plinto que é preenchido para nivelar e sobre o qual e dentro das funções da casa são colocadas.

Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Simon Wilson
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Iluminação, Mesa, Cadeira, Viga
© Simon Wilson

Para reduzir a escala da estrutura, dividimos o programa da casa em três componentes básicos: sala, dormitório e depósito. As funções de dormir e armazenamento foram articuladas como parte do pedestal e não do edifício, baixo, revestido de rocha com uma linha de parapeito horizontal afiada como para o pedestal e enterrando-se na encosta do aterro em cada extremidade do ângulo reto.

Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço
© Simon Wilson
Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga, Terraço
© Simon Wilson

O pavilhão vivo é uma estrutura de madeira leve com vidro em três lados que se apresenta como um telhado flutuando acima do pedestal, sua forma curvada suaviza seu impacto e eleva a linha de visão de dentro para o oceano e suas cabeceiras e as colinas atrás, respectivamente. Uma camada de ripas de madeira espaçadas traça a borda da forma e cria uma borda para o espaço, outras persianas deslizantes permitem a proteção dos ventos predominantes em ambas as direções. 

Casa na Praia em Omata / Herbst Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Simon Wilson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Praia em Omata / Herbst Architects" [Omata Beach House / Herbst Architects] 13 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999154/casa-na-praia-em-omata-herbst-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.