Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects

Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, PátioCasa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, VigaCasa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, TerraçoCasa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Toto
  • Arquiteto Responsável: Sanuki Daisuke
  • Arquiteto: Nguyen Huynh Bao Ngoc
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior, Floresta
© Hiroyuki Oki

Uma casa ao ar livre = Projetando o espaço em branco: Trata-se de uma residência para um jovem casal vietnamita em Thu Duc, localizada nos subúrbios da cidade de Ho Chi Minh. O terreno é coberto de vegetação tropical em seu jardim, no entanto, muitas vezes é inundado pelo rio próximo.

Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Hiroyuki Oki

Consequentemente, as edificações circundantes têm seu primeiro nível elevado a mais de 80 cm em relação à rua. Nesse sentido, um dos pedidos do cliente era que a casa fosse elevada 1 m acima do nível da rua. Ao mesmo tempo, para maximizar as vantagens do terreno e da localização, a casa deveria ser aberta com um jardim luxuriante para o rio, permitindo que os clientes pudessem estar mais próximos da natureza.

Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada, Corrimão
© Hiroyuki Oki
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Imagem 37 de 37
Corte
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior, Viga
© Hiroyuki Oki
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Hiroyuki Oki

A singularidade do local aborda uma das características geológicas vietnamitas da paisagem submersa; compusemos a casa como três lajes flutuando acima do solo. As lajes são formalmente variadas entre os andares superiores e inferiores. A diferença entre cada andar cria uma diversidade de espaços internos e externos. Cada laje é estendida em direção ao jardim, em balanço e em múltiplas direções, e serve como um terraço ou espaço ao ar livre, um beiral para uma abertura e uma cobertura para a escada externa. As três lajes estão ligadas a todos os espaços exteriores, incluindo a cobertura, por uma escada exterior independente. Ou seja, toda a circulação é contínua utilizando o espaço exterior sem atravessar o interior.

Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela, Terraço, Jardim, Pátio, Aido
© Hiroyuki Oki
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Imagem 34 de 37
Planta - Térreo
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga, Janela, Pia
© Hiroyuki Oki
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Hiroyuki Oki

Neste projeto, tentamos reinterpretar o método convencional vietnamita da construção em concreto. A ideia era usar uma laje nervurada para estender o piso em balanço e usar pilares esbeltos para sustentá-lo. Os pilares têm dimensões mínimas de 300 x 150 mm, trabalhando com uma largura de viga de 150 mm fazendo com que a espessura da laje pareça extremamente fina. O resultado é um projeto leve no qual o interior e o exterior são contínuos, e a laje parece flutuar sobre o entorno. A ideia é atualizar a estrutura de concreto armado, amplamente utilizada em todo o sudeste asiático devido ao seu custo e facilidade de técnicas de construção, seguindo a forma e os métodos atuais sem técnicas especiais.

Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Hiroyuki Oki
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Hiroyuki Oki
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Imagem 35 de 37
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior, Janela
© Hiroyuki Oki

Incluindo o terraço, 70% do piso desta casa está exposto ao ar livre. Além disso, quando as portas sanfonadas são abertas, quase todo o espaço fica exposto ao ar livre, com exceção de um box de banheiro. Em dias quentes, uma brisa agradável flui pelas aberturas. Quando chove, o ar é instantaneamente resfriado por vaporização. Juntamente com o espaço aberto ao ar livre, esta é uma residência tropical onde o usuário sempre pode se sentir perto da natureza. No Vietnã, onde tudo é bem compactado, incluindo pessoas e coisas, acreditamos que é essencial conceber ambientes externos que sirvam de "telas em branco". Esta casa se concentra na vida ativa ao ar livre, com uma nova estrutura para realizá-la.

Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects   - Fotografia de Exterior
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Flutuante em Thu Duc / Sanuki Daisuke architects " [Floating House in Thu Duc / Sanuki Daisuke architects ] 06 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999054/casa-flutuante-em-thu-duc-sanuki-daisuke-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.