Casa La Blanqueada / MURO estudio

Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, CadeiraCasa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Porta, CadeiraCasa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Pia, CadeiraCasa La Blanqueada / MURO estudio - Mais Imagens+ 17

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: MURO estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juan Muller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CAVATORI MARMOLES, LUMINOTECNIA, Lucciola, Murvi, Navarro Habitat, Quadri, Somos Acapulco, Vetromile
  • Arquitetas Responsáveis: Carolina Rovito, Valeria Munilla Jiménez
  • Assessor Técnico: Sergio Loscalzo
  • Assessora Geral: Maria Gabriela Esposito
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Juan Muller
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Imagem 17 de 22
Axonométrica
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão
© Juan Muller

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta particular residência urbana de 140m2 localizada em uma pequena passagem chamada "La Blanqueada", no coração da área residencial de Villa Devoto, o pulmão verde da cidade de Buenos Aires, leva seu nome tanto da passagem em que está localizada como da cor de suas paredes (já que "branco", em castelhano, é "blanco"). La Blanqueada nasceu como um projeto de certa complexidade, a casa original estava em muito mau estado e tinha apenas alguns elementos a preservar. Ao mesmo tempo, o lote de esquina desafiava de sua proporção de apenas 8,66m x 12,70m, em uma situação extrema de escuridão.

Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Corrimão
© Juan Muller
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Imagem 18 de 22
Planta Térreo
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Vidro
© Juan Muller

Devido a sua altura e calor, a antiga abóboda de tijolos era o principal elemento a ser preservado. Os espaços do novo projeto foram configurados para destacar este elemento, que foi definido como área do espaço público e do encontro. Neste ponto, a premissa do projeto se concentrou na convivência entre o moderno e o antigo, tomando a história da casa e gerando novas histórias espaciais.

Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Cadeira
© Juan Muller
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Imagem 19 de 22
Planta Primeiro Pavimento
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada, Corrimão
© Juan Muller

A casa original tinha apenas um pequeno jardim na frente, que servia como uma expansão e a única entrada de luz no térreo. Dada esta configuração, os quartos eram muito escuros. No novo projeto, foi decidido ampliar o jardim em vários metros, ocupando quase toda a extensão do terreno. A casa foi disposta em forma de "L" e o novo vazio permitiu uma maior presença do verde, acrescentando uma piscina urbana e uma sala de jantar semi-coberta. Todos os ambientes da casa foram orientados para o noroeste e ventilados em direção ao novo vazio, com luz natural ao longo do dia.

Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Janela
© Juan Muller
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Imagem 20 de 22
Planta Cobertura
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Porta, Cadeira
© Juan Muller

Os limites do térreo são embaçados através da marcenaria contínua de vidro, gerando uma integração entre dentro e fora, e recriando assim um espaço maior. Um monolito de madeira, que pousa nos fundos da casa, resolve os serviços de cozinha, banheiro e lavanderia. Acompanhado por um bar que se integra com o resto do espaço. Ao subir as escadas até o andar dos dormitórios, encontramos um pequeno pátio em escala urbana, que proporciona luz e verde para a circulação. Deste ponto, uma escada em espiral leva ao terraço, a terceira e última ampliação da casa. Dada a baixa escala do bairro, ele tem amplas vistas da cidade.

Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Pia, Cadeira
© Juan Muller
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Imagem 21 de 22
Cortes
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Imagem 22 de 22
Elevações
Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Juan Muller

Os painéis metálicos brancos - além de funcionar como elemento de segurança - formam uma malha que integra os diferentes programas do piso superior na fachada. Abri-los e fechá-los gera um dinamismo lúdico, e a casa sofre uma mutação. A reforma "La Blanqueada" transformou uma casa compacta e escura em uma casa com um jogo de luz e sombra, materiais, pátios e alturas. Estes jogos proporcionam dinamismo na experiência da família e geram uma grande variedade de situações espaciais que enquadram o uso de cada ambiente. É possível visitá-la com hora marcada entrando em contato com o Muro Estudio.

Casa La Blanqueada / MURO estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Juan Muller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Blanqueada / MURO estudio" [Casa la Blanqueada / MURO estudio] 07 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998984/casa-la-blanqueada-muro-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.