Loja Fernando Jaeger / Alan Chu

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Prateleira, Iluminação, CadeiraLoja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, Cadeira, Iluminação, JanelaLoja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, CadeiraLoja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, PrateleiraLoja Fernando Jaeger / Alan Chu - Mais Imagens+ 38

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Alan Chu
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente, Djan Chu
  • Elétrica: Tesla Subestação e Serviços Elétricos
  • Hidráulica: MDF Projetos
  • Execução De Obra: Hauz Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova loja Fernando Jaeger - Pronto pra Levar! em Moema, com arquitetura de Alan Chu, foi pensado considerando a relação entre quatro camadas bem definidas: o edifício existente, a intervenção dentro desse espaço, o mobiliário a ser exposto e o fluxo de pessoas que frequentam o local.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Fachada
© Djan Chu

Caixas, containers, estantes, expositores e infraestrutura são distribuídos para se misturarem com a escala e simplicidade do edifício original, diluindo a própria ideia de um projeto de arquitetura e fazendo com que o mobiliário exposto seja o real protagonista. Além disso, o projeto também representa a oportunidade de usar a arquitetura para reforçar a identidade da marca, associando-a uma experiência espacial rica, em um ambiente agradável e inusitado, dedicado ao design.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Fran Parente
Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Prateleira
© Fran Parente

“O conceito da loja, onde as peças estão todas à venda e prontas para levar, resulta em uma rotina bastante dinâmica. Alguns clientes acabam levando o ambiente inteiro para casa, e a loja muda constantemente. Por isso, precisávamos de bastante espaço livre, nada muito fechado, além de um local que permitisse ser mudado quando preciso. Também queríamos algo jovem e moderno, que mostrasse nossa identidade, e o projeto conversando com tudo isso”, comenta Marina Jaeger, gerente de marketing na Fernando Jaeger.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Cadeira
© Fran Parente

A relação da fachada com a calçada e a rua é marcada pela presença de um pergolado metálico, que ajuda a reduzir a escala da construção à escala dos pedestres, convidando-os a entrar. A mesma estrutura organiza acesso de veículos, entrada de pedestres, vaga para visitantes e/ou carga e descarga, servindo também de suporte para comunicação visual e iluminação. Com o tempo, a estrutura deverá ser dominada pela vegetação.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Fran Parente
Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Imagem 35 de 43
Planta - Pavimento térreo
Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Prateleira
© Fran Parente

A intervenção arquitetônica é resumida à inserção de elementos metálicos em tom esverdeado, que ajudam a definir os ambientes e seus usos. Existem três espaços internos a serem experimentados pelos visitantes da loja: o primeiro salão, marcado pelas proporções inusitadas e amplo pé direito, tende a impactar, culminando em um cadeiródromo metálico retro iluminado. Com a função de subverter a leitura do que vem a seguir ao esconder a laje do mezanino que divide o segundo espaço em duas alturas, o cadeiródromo pode ser visto de fora e atrai o olhar de quem passa pela rua.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Fran Parente
Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Prateleira
© Fran Parente

Em seguida, o segundo salão tem um pé direito menor. Nesse ambiente, além do longo balcão de atendimento revestido de ladrilho hidráulico verde, há o café e a varanda, onde o mobiliário de área externa fica exposto. No segundo pavimento, há um escritório dentro de um dos containers, além de copa, banheiros, área de exposição e estoque.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Cadeira
© Fran Parente

Sobre a identidade do projeto, Alan Chu descreve como aconteceu a junção entre identidade da marca e experiência associada a ela.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela
© Fran Parente

“Tivemos a sorte do imóvel existente lembrar um espaço industrial e, ao mesmo tempo, uma galeria de arte – a atmosfera ideal para esta loja que associa a ideia de design e de produção industrial pronta para o consumo (Pronto Para Levar!). Com isso em mente, tivemos o cuidado de fazer um projeto de arquitetura destacado do edifício existente, funcionando como uma espécie de instalação marcada por sua cor e materialidade, presente apenas para direcionar o uso e o olhar, e qualificando o espaço para receber o mobiliário em exposição. No final, tudo se resume a conseguir proporcionar uma experiência de consumo prazerosa em um ambiente dedicado ao design”, comenta Alan.

Loja Fernando Jaeger / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Fachada
© Djan Chu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moema, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Fernando Jaeger / Alan Chu" 02 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998844/loja-fernando-jaeger-alan-chu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.