Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture

Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Imagem 2 de 44Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de ExteriorCentro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCentro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de ExteriorCentro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Mais Imagens+ 39

Chengdu, China
  • Arquiteto Responsável: Ping Jiang
  • Equipe De Projeto: Michelle Bao, Sean Lu, Shuang Zhang, Xiaoxu Sun, Yunpeng Ma, Chendi He
  • Arquitetos Locais: Chengdu Architectural Design & Research Institute
  • Consultoria Plano Geral: Shanghai Tianhua Planning Co., Ltd.; Chapman Taylor
  • Consultoria Paisagismo: Chengdu Landscape Architecture Planning & Design Institute
  • Consultoria Parede Cortina: KTOP HK; Chengdu Architectural Design & Research Institute
  • Cliente: Chengdu Tianfu Greenway Construction Investment Co., Ltd.; Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Imagem 2 de 44
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Nacional de Pesquisa e Reprodução do Panda Gigante de Chengdu, principal instituto de pesquisa mundial sobre a preservação dos pandas, concluiu recentemente uma expansão significativa do campus em um parque nacional de preservação perto de Chengdu, na China. Projetados por Ping Jiang, FAIA, da EID Architecture, quatro pavilhões foram recentemente abertos ao público após a obra sofrer algum atraso devido à pandemia de Covid-19. Esses pavilhões se tornarão o laboratório de pesquisa para abrigar e estudar os comportamentos e atividades dos pandas. Eles também servem à comunidade para fins educacionais e recreativos, ao mesmo tempo em que atraem milhões de amantes de pandas anualmente para visitar o campus.

Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Jardim
© Arch-Exist
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Imagem 43 de 44
Corte
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Os pavilhões são dedicados a promover uma colaboração interdisciplinar como um centro de cuidados para os pandas gigantes. O projeto é organizado em torno de quatro pátios circulares ao ar livre que servem como playground para os ursos, proporcionando uma conexão contínua com a natureza. Com o objetivo de educar, entreter e inspirar um público diversificado vindo de toda a China e do mundo, os pavilhões trarão uma experiência cultural única que combina ciência, educação, arte e entretenimento.

Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior, Floresta
© Arch-Exist
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Imagem 39 de 44
Planta - Primeiro Nível
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

“O projeto dos pavilhões se preocupa com a integração da experiência humana, arquitetura e meio ambiente. Pretende ser uma convergência entre arquitetura, paisagem e land art. Embora o projeto proporcione uma experiência amigável aos visitantes, ele prioriza o ambiente dos animais para minimizar a alienação da ecologia, promovendo a conservação da biodiversidade.” - Ping Jiang, FAIA, diretor de projeto

Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Imagem 35 de 44
Planejamento
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Arch-Exist

Inspirados na paisagem natural das pradarias de Chengdu, esses pavilhões são concebidos como uma fusão entre arquitetura e paisagem. Os quatro pavilhões em forma de anel se aninham nas encostas da floresta, limitando um espaço ao ar livre destinado aos pandas. Os caminhos de conexão e as galerias de visualização fornecem aos visitantes vários pontos para observar os pandas a uma distância relativamente próxima, mas sempre com limites físicos separando o espaço dos animais e o espaço humano.

Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior, Cerca
© XIMUImage
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Imagem 44 de 44
Detalhes - Paredes
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior
© XIMUImage

Elevando-se acima da topografia em alguns lugares e submergindo-se em outros, os anéis dos pavilhões abrigam espaços internos de atividades e alojamentos para os pandas, juntamente com áreas administrativas e espaços de apoio, como salas para preservar e armazenar os brotos de bambu que são centrais para a dieta dos animais. Além disso, os pavilhões fornecem exposições interativas e espaços educacionais designados para pesquisa e preservação dos pandas.

Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Exterior, Janela
© Kuratnik Nikolai

Integrando um habitat para os animais e um laboratório de pesquisa comportamental para cientistas, os pavilhões são projetados a fim de criar uma experiência imersiva de exploração e descoberta para os visitantes. Esses pavilhões abraçam seu entorno natural, integrando-se à topografia da base de conservação.

Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© XIMUImage
Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
© Kuratnik Nikolai

As fachadas são compostas por aletas verticais de alumínio com veios de madeira, refletindo os ritmos da floresta de bambu ao redor. Seus volumes estão organizados em três zonas: áreas abertas, semiabertas e totalmente climatizadas. Aproximadamente 55% da área construída adotou ventilação natural para reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono, como resultado, contribuiu para a criação de uma arquitetura ecológica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chengdu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Preservação dos Pandas / EID Architecture" [The Panda Pavilions Zoo / EID Architecture] 23 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998394/centro-de-preservacao-dos-pandas-eid-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.