Exposição "Singular" homenageia Álvaro Siza em seus 90 anos

Mostra itinerante com fotos da obra brasileira do arquiteto, a Fundação Iberê Camargo, passa por lojas Dell Anno da capital paulista

Iniciativa da marca brasileira de mobiliário Dell Anno, a Exposição Singular chegou a São Paulo, homenageando o trabalho do arquiteto português Álvaro Siza, que completa 90 anos em junho de 2023. A mostra itinerante traz fotos da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, sua única obra no Brasil, produzidas exclusivamente para a Dell Anno pelo fotógrafo Roberto Majola, além de frases de Siza. Após passar pela Dell Anno Atelier, durante a Design Week, a exposição inaugura na loja Braz Leme em 21 de março com vernissage para convidados, comandado pela curadora e pesquisadora Beth Venzon, que fala sobre “Design Talk: A experiência criativa do sentir e morar”, apontando as conexões entre moda, arte, arquitetura e a homenagem ao arquiteto. A visitação fica aberta ao público até 1 de abril.

Após ter início em Porto Alegre, a Exposição Singular segue seu circuito de “Porto a Porto”. A iniciativa passará ainda por outras outras localidades com presença da marca, sendo concluída na cidade do Porto, em Portugal, onde vive o arquiteto, exatamente no mês de seu aniversário. A campanha da Dell Anno estabelece um paralelo com a obra sublime de Siza, ao mesmo tempo em que homenageia seu legado de simplicidade e sofisticação, que lhe rendeu reconhecimento em nível mundial e o tornou grande influência arquitetônica da atualidade.

Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio da Fundação Iberê está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária, e possui obras do artista que dá nome à instituição. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em concreto, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou sua arte. A Exposição Singular traz um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.

Os registros traduzem um pouco do interesse de Siza pela escultura, marca registrada em seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. É nesse diálogo entre obra e natureza que se estabelece a sintonia da Dell Anno com os valores do trabalho de Siza. Bem como no uso recorrente de pedras, que conecta com a própria região de origem da marca, em Bento Gonçalves (RS), onde o solo de pedra basáltica é abundante e amplamente utilizado na arquitetura. “Indo além na homenagem, a marca traduziu em produto essa referência, apresentando a coleção Mimesis - duas superfícies em pedra como solução para o mobiliário, nas tonalidades off-white e acinzentada”, destaca o gerente de Marketing, Rodrigo Silva.

Serviço:

Exposição Singular Braz Leme
Quando: de 21 de março a 1 de abril de 2023, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h
Onde: Dell Anno Braz Leme (Av. Braz Leme, 1613, 22, Q29 - bairro Santana)

Ficha Técnica

Exposição SINGULAR
Prédio: Fundação Iberê Camargo - Porto Alegre
Arquitetura: Álvaro Siza
Criação: Rodrigo Silva e equipe de Marketing Dell Anno
Galerista responsável: Thiago Araújo
Fotografias: Roberto Majola para Dell Anno
Vernissage/Design Talk: Beth Venzon
Assessoria de imprensa: Moglia - Comunicação Corporativa
Hotsite: www.dellanno.com.br/exposicaosingular

Sobre Álvaro Siza

Álvaro Siza é um dos grandes nomes mundiais da arquitetura e urbanismo modernos e um dos mais importantes profissionais de Portugal. Próximo de completar 90 anos, tem sua assinatura em obras de todo o mundo, tendo entregue seu primeiro projeto arquitetônico em 1954, antes mesmo da conclusão dos estudos na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolvendo quatro casas em Matosinhos, sua cidade-natal. Em seu currículo, teve a oportunidade de trabalhar com o arquiteto Fernando Távora.

Arquiteto e professor apaixonado, coleciona passagens por instituições como Harvard, Universidade dos Andes, Politécnica de Lausanne e Universidade do Porto, onde leciona desde 1966 até hoje. Em 1992 alcançou a premiação máxima da arquitetura – o Prêmio Pritzker. No Brasil, sua grande obra é o prédio da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, projeto que foi vencedor do Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e ganhou o Mies Crown Hall Americas Prize (2014).

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Singular" homenageia Álvaro Siza em seus 90 anos" 15 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998006/exposicao-singular-homenageia-alvaro-siza-em-seus-90-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.