Casa Árvore / Studio ACTE

Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, JardimCasa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, Janela, FlorestaCasa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Madeira, Porta, Janela, FlorestaCasa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Porta, FlorestaCasa Árvore / Studio ACTE - Mais Imagens+ 12

Amsterdã, Países Baixos
  • Arquitetos: Studio ACTE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stijn Bollaert
  • Arquiteta Responsável: Estelle Barriol
  • Programa: Jardim, local de trabalho, sala de reuniões, terraço
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Porta, Floresta
© Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão está localizado no jardim da Fundação Iona, no coração do centro histórico de Amsterdã. Adjacente à uma árvore centenária, a estrutura oferece uma variedade de usos ao longo das estações. A transparência e a materialidade permitem um diálogo entre o interior e o exterior, oferecendo um espaço conectado as árvores no pátio.

Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Jardim
© Stijn Bollaert
Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Madeira, Porta, Janela, Floresta
© Stijn Bollaert

A madeira escurecida lembra a materialidade da fachada de tijolo da casa principal com os pilares de madeira inspirados na morfologia dos ramos, erguendo-se nos históricos jardins do canal. Com foco na reutilização de materiais, esta estrutura é composta por elementos adquiridos localmente e montados no local em um modo de pré-fabricação eficiente. A dimensão coletiva reside no processo de autoconstrução liderado pelo estúdio ACTE e no diálogo permanente com a Fundação.

Casa Árvore / Studio ACTE - Imagem 15 de 17
Axonometrica Geral

As potencialidades da reutilização de materiais no âmbito urbano. Identificar e selecionar os elementos reutilizáveis é essencial para determinar o tamanho, materialidade e condições de implementação do projeto. Durante a fase de projeto, a estrutura foi pensada inicialmente como um modelo no qual os detalhes e preenchimentos permanecem flexíveis e substituíveis de forma a se adaptarem à disponibilidade de recursos.

Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, Janela, Floresta
© Stijn Bollaert

Ao mesmo tempo, a busca por materiais reutilizáveis de origem local e de custo acessível define o projeto. Um método de montagem a seco, baseado no princípio de aparafusamento, oferece um ciclo de vida controlado aos elementos. Os materiais, todos resultantes de demolições, contam a história dos "itens sem valor", revelando o seu potencial nesta construção.

Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Floresta
© Stijn Bollaert
Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Floresta
© Stijn Bollaert
Casa Árvore / Studio ACTE - Imagem 16 de 17
Fundações

Esta estrutura vernacular inclui fundações secas temporárias e uma estrutura de lajes com vigas apoiadas em pedras naturais reutilizadas e blocos de cimento. O piso é concebido como uma continuidade entre interior e exterior, com isso, o terraço abre-se para o jardim e abriga os usos. No coração do pavilhão, um piso de terra crua semipolida (reutilizado do Pavilhão Circular) abriga um espaço de trabalho para os usuários da Fundação Iona.

Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro
© Stijn Bollaert
Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Interiores
© Stijn Bollaert

Toda a estrutura e piso de madeira, recolhidos no porto de Rotterdam, são feitos de antigas estacas de amarração, marcos do passado colonial e da exploração das florestas do Suriname e da Guiana. Os painéis de acrílico vieram de granjas que foram desmontadas, enquanto os painéis de madeira vieram do piso de uma antiga boate. A madeira compensada vem de estoques de madeira com danos superficiais, e o antigo barril de vinho de carvalho foi encontrado em um depósito holandês.

Casa Árvore / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Stijn Bollaert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Árvore / Studio ACTE" [Tree House / Studio ACTE] 09 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997575/casa-arvore-studio-acte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.