Fábrica de Processamento de Nozes / ARC Arquitectos

Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de InterioresFábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior, VigaFábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaFábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de ExteriorFábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Mais Imagens+ 40

Évora, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Filipa Antunes, Tomás Ramos
  • Estudo Prévio: Filipa Antunes, Tomás Ramos, Catarina Ribeiro
  • Engenharia Estrutural: Vigobloco
  • Engenharias: Procale
  • Cidade: Évora
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fabrica de Processamento de Nozes da Nogam localiza-se na Herdade das Atafonas, no Concelho de Évora, e tem cerca de 11000m2. Procurou-se implantar a unidade de processamento de nozes de forma a responder não só às condicionantes legais como também as condicionantes programáticas e geográficas. Partindo de uma forma triangular de referência dada por uma das condicionantes legais, optou-se por seguir essa forma e distribuir o programa em volta de um pátio central.

Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Imagem 38 de 45
Planta - Térreo
Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

O programa para a unidade de processamento das nozes funcionava como um trabalho continuo que facilmente se adaptou à implantação de sentido “circular” proposta. Uma das primeiras premissas a ter em conta para a distribuição do programa foi que a zona de secagem das nozes se situasse a favor dos ventos dominantes. Para isso foram também acrescentados pátios e zonas com paredes perfuradas junto à secagem, para que o ar circulasse com maior facilidade. A partir desta localização foi então desenvolvido o restante programa, quer para a frente, quer para trás em termos de funcionalidade, com a zona da recepção localizada assim antes da zona de secagem, e a zona de armazenamento, produto acabado e expedição depois da zona de secagem.

Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

A disposição triangular do edifício com o pátio central permitiu garantir ao edifício uma grande exposição solar e arejamento natural sem que isso implicasse um devassamento para o exterior do edifício, facilitando assim o processo de entradas e saídas de pessoal e produtos, reduzindo bastante o número de acessos ao exterior (apenas uma entrada principal e uma zona de saída de produto na área de expedição). Em termos de volumetria, ao longo das três fachadas as alturas foram-se adaptando às alturas necessárias no interior (muitas vezes comandadas pela altura dos equipamentos ou empilhamentos). Esta volumetria foi então composta por diferentes alturas de fachada, com uma platibanda que fez a pendente inclinada das fachadas escondendo os desníveis da cobertura. Esta solução minimizou o impacto de uma grande fachada numa paisagem agrícola sem outra construção. Procurou-se então que o edifício estabelecesse uma relação arquitetónica e paisagística de forma mais harmoniosa e menos impositiva na paisagem, mas também responder às necessidades funcionais solicitadas.

Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Os materiais utilizados no edifício procuraram estabelecer uma relação com a paisagem.  Pretendeu-se que o edifício tivesse uma aparência de cor argilosa para se “camuflar” com a paisagem e ajudar assim também a minimizar o impacto da sua dimensão. As paredes perfuradas que criam um vazio e transparência para entrada e saída de ar são inspiradas nas paredes perfuradas típicas do Alentejo e Algarve. Em termos construtivos optou-se por uma solução de estrutura pré-fabricada da Vigobloco que incluia os painéis duplos de revestimento em betão pigmentado com isolamento térmico. O pavimento interior é em betão afagado mecanicamente. 

Fábrica de Processamento de Nozes  / ARC Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Unnamed Road, 7005, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica de Processamento de Nozes / ARC Arquitectos" 02 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997284/fabrica-de-processamento-de-nozes-arc-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.