Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaResidência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, JardimResidência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, JardimResidência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de ExteriorResidência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Mais Imagens+ 13

Itupeva, Brasil
  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Envolvida pelo verde do campo, a Residência Fazenda da Grama faz uso da topografia acidentada do terreno para organizar a vida dos moradores em meio a natureza, em uma diluição dos limites entre o interno e o externo. Um jogo de linhas marcantes e volumes sobrepostos – ora encostados, ora distantes entre si –, acompanhado por aberturas zenitais e transparências, permite recortes estratégicos da paisagem e cria relações singulares entre dentro e fora, instigando a curiosidade daqueles que ali habitam. 

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fran Parente
Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fran Parente

Com cinco setores (íntimo, social, ‘fun’, hóspedes e de serviços) distribuídos em três níveis e 1300 m², a casa traz como grande premissa resguardar a vida particular da família – um casal e seus dois filhos –, ao mesmo tempo em que também admite um caráter convidativo; tudo isso sem abrir mão da sua horizontalidade predominante. No nível inferior estão os acessos de serviço e social. Em seguida, uma extensa escadaria leva ao nível intermediário, onde estão concentradas as grandes atrações do lar – o bloco social, com sala multifuncional diretamente ligada ao pátio com grama e piscina, ‘fun’ e hóspedes. Ali, um pergolado sombreia o caminho e se liga à marquise, atravessando o volume e conectando perpendicularmente todos os setores. Por fim, no último nível está a área íntima, isolada dos demais usos e com privacidade garantida.

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Jardim
© Fran Parente

Percursos que permitem as transições entre blocos são aqui explorados, de forma a proporcionar diferentes experiências arquitetônicas; a partir da rota traçada pelo usuário, novas perspectivas são originadas. E, é justamente através de um design funcional e eficiente que se torna possível abraçar uma versatilidade de usos e calibrar os níveis de privacidade. 

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fran Parente

O trabalho de paisagismo de Renata Tilli e de Juliana do Val (Gaia Projetos) reforça a integração com o verde, uma vez que a casa mais parece repousar delicadamente sobre um jardim pré-existente, tamanha sua naturalidade. Através de jabuticabeiras, lago com peixes e linhas orgânicas que acompanham o ritmo das plantas, a natureza é trazida para o interior do projeto e os limites entre interno e externo são pulverizados, ao ponto de suscitar a dúvida: estamos dentro ou fora da casa? Para além disso, a proximidade do condomínio onde se insere com o Aeroporto de Viracopos gera altos índices de vento; logo, a vegetação também é aplicada como barreira de proteção, posicionada lateralmente à área social e fechando a área da piscina. 

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Jardim
© Fran Parente

A opção por materialidades de tons claros e derivadas de elementos naturais dialoga diretamente com a iniciativa de mesclar-se harmoniosamente com a paisagem. A mesma pedra que envolve o exterior também acaba por entrar na casa e revestir as paredes, sem uma clara definição de onde um espaço começa e o outro termina; o mesmo vale para a madeira no forro, que traz aconchego e remete à toda a vegetação circundante. Já os elementos metálicos que definem a marquise trazem leveza e contemporaneidade. 

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga
© Fran Parente

Os interiores, assinados por Camila e Mariana Lellis, também se prezam por elementos naturais, com forte protagonismo da marcenaria. "O objetivo do projeto foi criar uma decoração que estivesse em harmonia com a arquitetura proposta e com as necessidades dos clientes", afirma Camila.

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Fran Parente

A pedido da família (casal com filhos pequenos), a casa de lazer usada aos finais de semana deveria ser um ambiente aconchegante e um lugar de encontros. A dupla partiu do princípio de que a casa deveria ter uma atmosfera de campo e proporcionar acolhimento. Para isso, foi usada madeira em abundância, criando estantes que são preenchidas com livros e memórias afetivas da família, em contraste com o piso frio e paredes de pedra.

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Fran Parente

Tons terrosos e caramelos permeiam toda a decoração e adicionam texturas agradáveis ao olhar e ao tato. É possível perceber as variações dos tons, ora em tapetes e cortinas, ora nos objetos e almofadas, dando a sensação de um contínuo degradê.  Entre os móveis e obras de arte prevalece o design nacional.

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Fran Parente

Entusiastas de música, a família tinha o sonho de ter um piano antigo, algo que com a generosa área social tornou possível.  Mesas grandes e espaçosas foram pensadas também para acomodar o maior número de convidados, já que a família adora receber amigos para almoços longos e animados.

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

Quando o sol se põe, entra em cena a luz dos abajures, evidenciando ainda mais os caramelos e trazendo o tão desejado clima de aconchego. Já na área íntima, a paleta de cores segue os mesmos tons da área social, com papéis de parede rústicos revestindo os quartos.

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela
© Fran Parente

"Acreditamos ter conseguido uma sinergia entre o projeto de arquitetura, a decoração de interiores e os desejos dos clientes, que relatam querer voltar todo final de semana para usufruir da convivência familiar e aproveitar o contato com a natureza", diz Mariana Lellis.

Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Fazenda da Grama / Perkins&Will" 18 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997251/residencia-fazenda-da-grama-perkins-and-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.