Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos

Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Interiores, FachadaEstação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior, JanelaEstação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de ExteriorEstação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, VigaEstação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos Responsáveis: Iñaki Ábalos, Renata Sentkiewicz (Abalos+Sentkiewicz AS+)
  • Programa: Estação intermodal e parque urbano
  • área Estação De Trem: 8.000m2
  • área Estacionamento: 18.000m2
  • área Estação De ônibus: 10.200m2
  • área Urbanização: 145.000m2
  • área Superfície De Andén: 19.000m2
  • Cidade: Logronho
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior
© Jesús Rocandio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Estação Intermodal de Logronho é o resultado de um concurso internacional. A proposta do AS+ procurou aproveitar o subterrâneo do trem ao passar pela cidade para costurar um tecido urbano espacialmente segregado, propondo uma leitura da cidade e seu suporte natural como exemplo de planejamento urbano sustentável e circularidade, para além do programa de uma estação intermodal.

Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Jesús Rocandio
Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Imagem 29 de 29
Corte
Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Jesús Rocandio
Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Jesús Rocandio

O primeiro requisito de nossa proposta era criar um grande espaço público que desequilibrasse a centralidade histórica e criasse um novo pólo de atração no sul da cidade. A ideia de que, ao invés de simplesmente construir um objeto arquitetônico em resposta a uma necessidade infra-estrutural, os esforços deveriam se concentrar na eliminação de barreiras e na geração de um espaço público natural, mudou o caráter de toda a área urbana. A substituição de uma barreira física e, portanto, social por um parque que reúne dois lados anteriormente separados gerou grande novidade e atratividade para a vida na região e impulsionou o equilíbrio social entre norte e sul, bem como um importante empreendimento imobiliário ao seu redor.

Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Hevia
Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior
© José Hevia

O projeto começou quando descobriu-se que Logronho possui um grande sistema de irrigação subterrânea a partir do Ebro. Isto levou à ideia de criar um grande espaço verde para os cidadãos. A cobertura verde criada sobre a infra-estrutura serve como isolamento térmico das estações, o que permite não apenas uma grande economia em termos de manutenção desses espaços, mas também um equilíbrio higrotérmico contra as mudanças climáticas. O parque, por sua vez, integra sistemas de drenagem que coletam a chuva e o excesso de água de irrigação para 100% de reutilização. Isto, juntamente com os diferentes canais subterrâneos existentes na cidade, se traduz em uma grande superfície de purificação do ar e um notável aumento da biodiversidade, o que devolve uma condição natural ao ambiente urbano.

Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© José Hevia
Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© José Hevia

Enquanto o projeto da Estação de Trem se concentra na transição do acesso às plataformas, a Estação de Ônibus, com sua forma típica de ferradura, enfatiza o contato com o parque na sala de espera por meio de uma escada que busca luz e polariza todo o espaço. As estações de trem e de ônibus estão conectadas sob uma grande cúpula urbana de 60 metros de vão, um recurso que dá continuidade ao parque superior sem interromper a estrada que liga as estações com o centro de Logronho e com a saída para as estradas periféricas. O resultado é um espaço de escala monumental que celebra a conectividade urbana e territorial e dá identidade ao novo crescimento urbano.

Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© José Hevia
Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Jesús Rocandio

O conjunto foi certificado em 2022 com o padrão internacional de sustentabilidade BREEAM Espanha - Urbanismo, tornando-o o segundo projeto a obter o reconhecimento deste selo de qualidade ambiental na Espanha. O parque tem sido utilizado sistematicamente por vários artistas internacionais para instalações de arte efêmeras.

Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Logronho, La Rioja, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Intermodal, Cúpula e Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos" [Estación Intermodal, Cúpula y Parque de Felipe VI / Ábalos + Sentkiewicz arquitectos] 28 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997114/estacao-intermodal-cupula-e-parque-de-felipe-vi-abalos-plus-sentkiewicz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.