Edifício OLVIA / URLO Studio

Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de ExteriorEdifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, MesaEdifício OLVIA / URLO Studio - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: URLO Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kubiec, PrintBuilding
  • Colaborador: Iker Gómez
  • Engenharia Elétrica: AELEC
  • Engenharia Mecânica: Hydrogroup
  • Engenharia Estrutural: Juan Carlos Garcés
  • Paisagismo: Clemencia Echevarria
  • Construtora : InmoQL
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© JAG Studio

Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Cerca, Fachada
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. OLVIA é um prédio de especial relevância pois está localizado no acesso principal do bairro Bellavista em Quito, Equador, e tem um desnível proeminente que ajuda a potencializar a sua posição no entorno. A complexidade morfológica do terreno, somada ao seu desnível, fizeram do encontro entre o edifício e o espaço público um dos fatores determinantes na hora de enfrentar o projeto. Para apresentar uma solução correta a esses fatores e evitar a criação de muros, projetou-se um volume que se abre para o espaço público conforme desce pela borda do terreno.

Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© JAG Studio
Edifício OLVIA / URLO Studio - Imagem 26 de 28
Corte
Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
© JAG Studio

Desta forma, o acesso pedonal foi localizado na parte mais alta e os acessos de veículos na parte mais baixa, incorporando entre estes pontos dois espaços comerciais e uma pequena praça que favorece o encontro entre os vizinhos. Para garantir condições adequadas de ventilação cruzada e iluminação natural ao longo do projeto, foi proposta a criação de um pátio central que articula os dois volumes principais onde estão localizadas as diferentes tipologias habitacionais. Este pátio permite gerar relações visuais mais agradáveis ​​durante os percursos dos habitantes desde o acesso principal até cada apartamento. As fachadas interiores do edifício, para as quais se voltam as áreas molhadas das habitações, permitem a criação de circuitos de ventilação cruzada e facilitam a iluminação natural destes espaços que habitualmente se situam em zonas residuais, melhorando significativamente a sua habitabilidade. À medida que avança em altura, o projeto gira em torno de um eixo central localizado na esquina principal do terreno, gerando uma série de volumes sobrepostos que favorecem a criação de terraços. Estes volumes abrigam as áreas diurnas das habitações e são caracterizados pela existência de grandes janelas as quais permitem desfrutar das vistas panorâmicas do entorno.

Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© JAG Studio
Edifício OLVIA / URLO Studio - Imagem 23 de 28
Planta - Pavimento Tipo 1
Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© JAG Studio

A geometria do lote, de forma quase triangular, implica um aumento significativo na proporção da fachada do projeto. Por isso, e pela sua posição de destaque no entorno, entendemos que a concepção da fachada não poderia ser um exercício meramente compositivo, mas sim, deveria respeitar o patrimônio arquitetônico do bairro e, ainda, apresentar um nível tecnológico e construtivo que posicionasse o projeto como um exemplo de inovação. Depois de investigar várias soluções, desenvolveu-se um sistema de fachada composto por concreto clareado e pigmentado por meio de óxidos naturais. Este sistema permitiu conceber painéis até 3,15 metros de altura com diferentes larguras e geometrias que permitiram ao projeto dar uma resposta construtiva adequada a uma envolvente de elevada complexidade morfológica.

Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© JAG Studio
Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior
© JAG Studio
Edifício OLVIA / URLO Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quito, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício OLVIA / URLO Studio" [Edificio OLVIA / URLO Studio] 22 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996651/edificio-olvia-urlo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.