Casa 10K / Takk

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraCasa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, JanelaCasa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, VigaCasa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Bacia SanitáriaCasa 10K  / Takk - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Takk
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Arquitetos: Mireia Luzárraga + Alejandro Muiño
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Casa 10k" é a reforma integral de um apartamento de 50m2 localizado em Barcelona com um orçamento de execução material de apenas 10.000 euros, mas com o objetivo de atualizar a casa para novos modelos de uso e consciência ambiental dentro do quadro da atual crise energética e mudança climática. Desta aparente dicotomia entre o baixo orçamento disponível e a ambição de transformar completamente a casa, surgiram as principais decisões que nortearam o projeto.

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© José Hevia
Casa 10K  / Takk - Imagem 24 de 25
Planta
Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Viga
© José Hevia

1. Trabalhar com gradientes térmicos para a configuração funcional e programática da casa em vez da forma mais usual através da combinação de ambientes e corredores. Na nova proposta, se optou por uma distribuição onde a especificidade climática e ambiental de cada espaço é diferente. Como se fossem as camadas de uma cebola, os diferentes espaços da casa são aninhados uns dentro dos outros, do mais frio ao mais quente, para aproveitar cada camada de ar e material sem precisar fornecer energia extra. Este tipo de distribuição climaticamente diferenciada permite unificar programas funcionais, clima e eficiência.

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Armário, Cadeira
© José Hevia
Casa 10K  / Takk - Imagem 25 de 25
Planta Piso Térmico
Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Porta
© José Hevia

2. Elevação dos elementos construídos da casa utilizando pés de mesa reciclados permitindo a passagem livre das instalações de água e eletricidade sem a necessidade de fazer rasgos nas paredes, reduzindo assim os custos e o tempo de trabalho.

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Bacia Sanitária
© José Hevia

3. Redução da paleta de materiais ao máximo: foram escolhidos materiais que mantenham uma relação custo/eficiência energética e estrutural tão equilibrada quanto possível. Neste sentido, os principais materiais utilizados na construção foram painéis de MDF padrão e lã de ovelha natural local.

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Banheira, Janela, Banheiro, Pia
© José Hevia

4_Eliminação do item destinado a novos revestimentos (pintura, gesso, telhas, etc.) após a demolição, e substituição por uma simples limpeza completa de pisos, paredes e tetos. As marcas das paredes, pisos e eletrodomésticos anteriores foram deixados visíveis após a demolição, economizando assim tanto na compra de novos materiais quanto no tempo de execução.

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores
© José Hevia

5. Visão hedonista e lúdica dos espaços de banheiro e cozinha que ocupam as melhores partes da casa ao lado das fachadas. Bem iluminados e ventilados, eles são entendidos como espaços a serem utilizados coletivamente. O elemento cozinha é entendido como um espaço sem gênero associado. Uma configuração de cozinha aberta incentiva o uso equitativo de seu espaço por diferentes membros da casa, independentemente de seu sexo. A materialidade da cozinha não é diferente da do resto da casa, reforçando esta integração.

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Madeira, Bacia Sanitária
© José Hevia

6. Autoconstrução. Foi proposta uma reforma feita exclusivamente através de trabalhos de montagem "a seco" que permite a incorporação de "não-especialistas" em seu processo de construção. Como se fosse um móvel, as diferentes partes da casa (paredes, tetos, pilares) chegam à obra previamente cortadas utilizando tecnologia CNC a partir dos desenhos feitos pelo escritório de arquitetura. Uma vez no local, e simplesmente usando parafusos padrão, eles são montados pelos arquitetos e pelo cliente de acordo com um pequeno manual de instruções, sem a necessidade de especialistas.

Casa 10K  / Takk - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Bancada, Pia, Cadeira, Vidro
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa 10K / Takk" [10K House / Takk] 17 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996562/casa-10k-takk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.