Sítio Rio Acima / Denis Joelsons

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio, AidoSítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Mesa, Viga, CadeiraSítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Cozinha, Viga, JanelaSítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Sofá, Viga, CadeiraSítio Rio Acima / Denis Joelsons - Mais Imagens+ 38

Jundiaí, Brasil
  • Arquitetos: Denis Joelsons
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  329
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Colaboradores: João Marujo e Paula Reis
  • Paisagismo: Alexandre Freitas e Leandro Fonseca
  • Projeto Estrutural E De Fundações: Alfredo Haydamus
  • Projeto De Instalações: Renan de Sousa
  • Construção: Nix Construção, engenheiros Francisco Antônio e Hércules Castagna
  • área Do Terreno: 34425 m2
  • Cidade: Jundiaí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção realizada no Sítio Rio Acima foi pensada como uma costura, junção possível de tempos diversos, criando um sentido de conjunto. O sítio é utilizado há mais de quarenta anos por diferentes gerações da mesma família. O primeiro desafio do projeto foi lidar com as preexistências do local - construções muito díspares entre si, feitas em períodos distintos, mas de valor afetivo para os clientes - e as da região - um bairro na fronteira urbana de Jundiaí onde o passado rural e o ar interiorano se misturam com galpões, antigas chaminés e outros símbolos da industrialização nem tão recente da cidade.

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio, Aido
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Aido
© Pedro Kok

As construções novas foram realizadas em alvenaria tijolo maciço, um material até então ausente no sítio. Abundante nas olarias do entorno, o tijolo traz a marca da chegada das primeiras fábricas e estruturas ferroviárias na cidade, como a ponte torta

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Imagem 35 de 43
Implantação
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Pilar
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Pedro Kok

A entrada se dá na parte baixa do terreno, onde uma via de acesso margeia um pequeno lago e delimita um arrimo curvo de concreto ciclópico. Este muro de contenção abriga uma vaga de automóvel e suporta o patamar da casa do caseiro. Diversos elementos desta casa remetem à arquitetura caipira ainda presente na vizinhança, como o alpendre sombreado e contido entre dois volumes cegos que alude às antigas casas bandeiristas.

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Mesa, Viga, Cadeira
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Viga
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, Janela, Cadeira
© Pedro Kok

Subindo pela via de acesso deixamos a casa do caseiro para trás e vemos a casa principal no aclive à direita. Na baixada à esquerda, a piscina e o quiosque foram oposição ao quiosque, no vértice de um triângulo que se fecha na piscina.

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Sofá, Viga, Cadeira
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Imagem 36 de 43
Planta baixa - Casa sede
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, Pia, Viga
© Pedro Kok

A casa principal é a reformulação de um chalé de madeira com três dormitórios e dois complementados por um vestiário com parede em espiral. O vestiário está implantado em sanitários. O banheiro da antiga suíte foi demolido para que o espaço, dividido, abrigasse dois quartos na casa existente e dois banheiros em um anexo ao fundo, fora do corpo da casa. Nos quatro dormitórios, as janelas foram substituídas por portas balcão com venezianas estendendo o espaço dos cômodos por novas varandas cobertas por pérgolas.

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Pedro Kok

A área de convívio foi reformulada para se adequar à nova capacidade da casa. Cozinha e sala de jantar foram redistribuídas na ala social do chalé com o acréscimo da sala de estar: um volume cúbico de teto abobadado. Externamente, o volume da sala de estar se alinha à cumeeira do telhado, ao passo que a linha do beiral existente se desdobra nas abas de concreto que protegem a caixilharia de madeira.

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok
Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Imagem 37 de 43
Corte - Casa sede

A espacialidade dessa casa deve muito ao perfil de sua cobertura. O movimento do forro de madeira que acompanha o desenho do telhado encontra uma repercussão inusitada na abóboda cerâmica da sala, banhada pela luz do sol refletida na bandeja de concreto e no ofurô externo, delicadamente implantando entre duas gigantescas palmeiras indaiá.

Sítio Rio Acima / Denis Joelsons - Fotografia de Exterior, Janela
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sítio Rio Acima / Denis Joelsons" 26 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996103/sitio-rio-acima-denis-joelsons> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.