Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura

Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarOásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaOásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de InterioresOásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Exterior, FlorestaOásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:NY 18
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Botteh, CMC Modular, Castelatto, Dacapo, Deca, Esense, Infinito Vidros, MFerrari, Marcela Bartolomeo, Portinari, RP MARMORES, Templuz, Tom sobre tom, Trousseau
  • Arquiteto Líder: Natan Gil
  • Equipe De Criação: Lívia Gonçalves, Vinicius Pinheiro.
  • Paisagismo: Ana Campos, Katflores
  • Acabamentos: Bonatto Acabamentos
  • Engenharia: Rocca Engenharia
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© NY 18

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um oásis é como uma miragem. A vida e a natureza que se manifestam em meio a aridez do deserto. Esta foi a inspiração, o conceito que deu origem a tudo. A realidade das grandes caravanas de comércio do oriente médio conectada à realidade da vida contemporânea. Se naquele contexto se almejava por água, comida e descanso na hostilidade desértica, nós buscamos relaxamento, desconexão e contato com a natureza em meio a um cotidiano apressado e fugaz. Assim nasceu o Oásis Urbano, ambiente apresentado na CASACOR Minas 2022.

Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Floresta
© NY 18
Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Imagem 23 de 28
Planta Layout
Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© NY 18

Disposto no terreno em total conexão com o paisagismo do Palácio das Mangabeiras, o ambiente revela que é possível encontrar nas entranhas de uma grande metrópole um refúgio idílico e equilibrado. Equilíbrio, aliás, é a palavra de ordem. É a palavra que se materializa pela leveza das luminárias Borbo, peças assinadas pelo arquiteto, que foram propositalmente instaladas como uma obra de arte. Como uma nuvem de borboletas que voa em direção à mata. É o balanço perfeito entre o preto e o branco, contraste que demarca um caráter de leveza para o espaço e reforça a identidade do nosso escritório.

Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© NY 18
Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© NY 18
Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© NY 18

É a força manifestada pela instigante obra de arte de Túlio Pinto que provoca uma reflexão sobre o paradoxo entre a brutalidade da pedra e a fragilidade do vidro. É a metáfora com o deserto que se apresenta sutilmente na parede em arquitetura paramétrica e emula as dunas de areia.

Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Jardim, Aido
© NY 18

É a presença sutil da tecnologia que está a serviço de uma conexão mais profunda com a natureza e consigo mesmo. Não há espaço para televisão. Há convite para pés na água enquanto se lê um bom livro. É a sensação de estar flutuando que cada espectador tem ao se flagrar no cubo espelhado instalado em meio às árvores. A possibilidade de cada um se enxergar neste Infinito Particular. Como se fosse uma miragem…

Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Floresta
© NY 18

Para criação de um espaço de contemplação se abrindo para natureza, buscou-se utilizar o mínimo necessário de elementos e mobiliários no espaço. Focando nos contrastes entre as cores e os materiais utilizados, vendo de fora um bloco de concreto e entrando um espaço de calmaria. Na definição do layout a posição da cama, espelho d’água e banheira estão definidas para essa conexão do espaço com o externo e de forma ao foco ser a paisagem que se conecta e é refletida.

Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© NY 18

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Prof. Djalma Guimarães, 161 - Mangabeiras, Belo Horizonte - MG, 30210-190, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura" 19 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995978/oasis-urbano-quarto-de-hotel-natan-gil-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.