Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, FachadaConjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Viga, CorrimãoConjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão, BalcãoConjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, FachadaConjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Mais Imagens+ 22

  • Especialidades: A400
  • Fiscalização: Alfaplan
  • Construtora: Garcia & Garcia
  • Medições: Tribato
  • Paisagismo: Green Dreams
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção veio trazer uma nova vida a este antigo complexo, composto por três volumes isolados, promovendo a dinamização da vida urbana e a requalificação de uma área da cidade em transformação. 

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG

Localizado no Bonfim, no Porto, o objetivo da intervenção foi a recuperação e conversão de um lote devoluto que albergava uma antiga fábrica de materiais de construção num projeto misto de habitação e serviços, mantendo a memória da construção original.

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

A principal entrada pedonal e viária faz-se pela Rua António Granjo. Nesta frente de rua encontra-se o edifício destinado a habitação multifamiliar, com 16 apartamentos, e um edifício destinado a residência de estudantes, no qual se destaca a sua receção. No interior do quarteirão desenrola-se a continuação da residência de estudantes, distribuída pelos vários volumes, totalizando 212 quartos.

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Imagem 25 de 27
Planta
Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Imagem 26 de 27
Cortes

Na fachada principal do edifício com frente para a Rua António Granjo, foram valorizados os aspetos originais com a recuperação e reprodução de elementos construtivos e detalhes característicos do uso industrial. O terceiro piso, integrado na cobertura, possui uma linguagem mais contemporânea, marcada pelo uso de mansardas revestidas em zinco, na cor das caixilharias exteriores. Esta coexistência não cria um contraste, mas vem salientar a complementaridade e integração de todos estes elementos uns com os outros e com a envolvente, acrescentando contemporaneidade.

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Janela, Balcão
© Fernando Guerra | FG+SG
Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Imagem 27 de 27
Elevação
Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Apesar da distinção de usos, o projeto foi encarado com uma linguagem unitária que pretendeu unir as pré-existências entre si, reforçando a identidade de lugar. A chaminé industrial existente foi mantida e recuperada como um elemento estético e de memória do passado, tornando-se central ao carácter do espaço.

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Viga, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

O generoso pé-direito dos antigos armazéns permitiu a criação de dois pisos de habitação e a inserção de mais um piso integrado na cobertura. A introdução de vazios permitiu criar pátios, que transportam luz natural para as várias habitações e criam uma vivência de bairro entre as pessoas que vêm habitar estes espaços. O perfil das coberturas industriais, tão particular do desenho industrial, foi mantido mesmo nestas zonas de vazios.

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Fernando Guerra | FG+SG

Para além dos pátios, a dimensão do lote permitiu a criação de uma extensa área exterior comum, com zonas empedradas e um relvado. Para os arranjos exteriores foram aproveitadas algumas das espécies arbóreas existentes, com a Laranjeira, a Faia ou o Choupo, valorizando o verde que é típico dos espaços exteriores do Porto, bem como pedra existente no local para a criação de muros interiores aplicadas em zonas de estadia exteriores.

Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto de Uso Misto António Granjo / Fragmentos" 03 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995943/conjunto-de-uso-misto-antonio-granjo-fragmentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.