Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos

Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Interiores, EscadaRestauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, CadeiraRestauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaRestauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaRestauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Mais Imagens+ 15

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Anna Helena Vilella, Silvio Oksman
  • Arquiteta: Bruna Caracciolo
  • Autor Projeto Original: Vilanova Artigas
  • Engenheiro: CEN Engenharia
  • Consultoria De Conservação: Pedro Vieira
  • Restauro Do Painel Artístico: Andreia Naline, Anderson Ribeiro
  • Projeto De Sistema Elétrico E Hidráulico: Sandretec
  • Consultoria Estrutural: Yopanan Rebello
  • Projeto De Luminotécnica: Lux Projetos
  • Projeto De Paisagismo: Vito Macchione
  • Consultoria Estrutural: Ycon Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Rubem Mendonça – conhecida como Casa dos Triângulos - é obra do final dos anos 1950 e evidencia um processo de reflexão do arquiteto João Batista Vilanova Artigas que será consolidado nos seus trabalhos seguintes, principalmente na FAUUSP . O bloco elevado configura a volumetria geral da construção e abriga um arranjo de pavimentos em meios níveis em torno de um espaço vazio. Tanto na casa quanto na FAUUSP balanços estruturais nas arestas dos volumes conferem leveza em contraponto à massa construída. Na Casa dos Triângulos, o volume superior com estrutura em concreto e fechamento em alvenaria de tijolos recebeu painel artístico projetado por Mario Gruber e executado por Francisco Rebolo artistas que tiveram atuação relevante no panorama artístico brasileiro do século XX.

Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
Cortesia de Acervo FAUUSP
Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Imagem 16 de 20
Planta - Térreo atual
Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Imagem 19 de 20
Corte - Longitudinal
Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada
© Nelson Kon

A casa foi propriedade da Família Mendonça até os anos 2020 quando foi vendida para os atuais proprietários. O projeto apresentado propõe intervenções com o cuidado de preservar os valores reconhecidos da residência ao mesmo tempo que atualiza suas instalações e adapta os espaços para os usos contemporâneos de uma família. Mesmo mantendo a sua função original de residência, a forma de habitar mudou muito desde a construção dessa casa nos anos 1950 para os dias de hoje. Tombada pelo órgão municipal de preservação de patrimônio em 2018 a casa havia passado por diversas intervenções que não foram devidamente documentadas. Dentre as alterações, muitas das quais interferem na compreensão da residência, destacam-se:  instalação da cozinha na área onde era a área de serviço; instalação de ambiente de estar onde era a cozinha; pintura com tinta  e massa acrílica, inadequada, sobre o painel artístico da fachada; troca dos caixilhos do pavimento superior; cobertura em telha de amianto sobra a laje impermeabilizada.

Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Nelson Kon

Projeto de Restauro _ O projeto elimina as instalações de quarto e banheiro de empregados. Essa diminuição do programa viabiliza uma nova relação com os jardins que circundam a casa. Ao invés de frente social e fundo de serviço a casa fica integralmente relacionada com os jardins, potencializando a expressividade do volume principal, aumentando a circulação, iluminação e ventilação. A remoção das paredes que conformavam a área de serviços sob o balanço posterior não impacta naquilo que é considerado valor arquitetônico a ser preservado, pois eram paredes divisórias, não estruturais, que já haviam passado por alterações significativas e cuja remoção não contraria o partido arquitetônico.  Artigas em outros projetos, como na FAU, estabelece o partido arquitetônico a partir dos elementos em concreto e as áreas mais livremente apropriáveis são demarcadas por paredes não estruturais, passiveis de alteração. A alteração na composição volumétrica na parte posterior, é compensada com a revelação do balanço estrutural e permite uma melhor visualização do painel do volume superior. 

Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Cadeira
© Nelson Kon

Painel Artístico _ Uma prospecção no painel artístico permitiu encontrar a tonalidade original da tinta branca e azul e o vestígio da argamassa original. O painel estava em péssimo estado de conservação, com descolamento de argamassa e fissuras em grande quantidade e profundidade. Ranhuras na argamassa revelam as diferenças entre o desenho original e a repintura em tinta acrílica. As jornadas ficaram escondidas atrás da tinta acrílica e foram sublinhados na argamassa após o processo de decapagem. A argamassa de nivelamento foi aplicada para completar as áreas de perda e nivelar a superfície. Foi aplicada tinta mineral à base de silicato para restaurar o painel.   

Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Restauro Casa dos Triângulos / Metrópole Arquitetos" 30 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995617/restauro-casa-dos-triangulos-metropole-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.