Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB

Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Pilar
© José Hevia

Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, Arcada, Pilar, VigaComplexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de InterioresComplexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, JanelaComplexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Cadeira, JanelaComplexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: OHLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht, Calizas Capellà, Contain, Elevators, Fontini, Miele, Wordlight
  • Arquitetos Responsáveis: Paloma Hernaiz, Jaime Oliver
  • Equipe: Rebeca Lavín, Robin Harloff, Maria Bruna Pisciotta, Mercé Solar, Luis Quiles, Silvia Morais, Ángela Suárez, Wiktoria Ginter, Camila Ospina, Pedro Rodríguez, Laura Colomer, Eusebiu Spac, Agustín Verdejo
  • Engenheiro Civil: Jorge Ramón
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, Arcada, Pilar, Viga
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Can Santacilia é um projeto residencial de 3.300 m2 com 15 moradias e áreas comuns. Trata-se de uma cuidadosa renovação de dois volumes localizados no coração da cidade antiga de Palma de Mallorca. A origem das edificações intervencionadas remonta ao século XII ou XIII, embora o volume visível desde a praça Tagamanent apareça registado nos arquivos da cidade em 1576 com o nome de Can Santacilia. Desde então, eles sofreram modificações, o que faz com que o estado existente antes do projeto da OHLAB corresponda ao século XVII, com uma reforma posterior no século XVIII. Além disso, ambos os volumes sofreram alterações durante o século XX com o objetivo de dividi-los e convertê-los em várias habitações, afastando-os consideravelmente de seu estado original.

Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Arco
© José Hevia
Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Imagem 34 de 34
Diagrama

O primeiro desafio foi o da responsabilidade histórica, que incluiu a investigação das diferentes intervenções ao longo do tempo para descobrir, recuperar e valorizar os principais elementos e espaços arquitetônicos. Não procuramos apagar ou ocultar as alterações ocorridas ao longo da história para recuperar um passado ideal que não conhecíamos com exatidão, mas sim, descobrir diferentes etapas e intervenções, reconhecendo em cada uma delas elementos de valor. Para tornar esta operação eficiente e para que os volumes se reintegrem na atividade da cidade, decidimos atualizar os seus espaços e a sua utilização para o século XXI. Por um lado, exigia-se um único edifício habitacional moderno, confortável e com todos os serviços e facilidades de acordo com um estilo de vida contemporâneo. 

Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© José Hevia
Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Viga
© José Hevia

Por outro lado, deparamo-nos com uma estrutura complexa e compartimentada, difícil de condicionar, com fachada e volumetria do século XVII, patrimonial, extremamente rígida e difícil de ser modificada. O projeto de reforma da OHLAB aproveita a complexidade dos volumes existentes como potencial para gerar espaços inesperados. A intervenção resolve cada moradia com uma distribuição e soluções individualizadas que, juntamente com as zonas comuns e conexões, constituem a união de ambas as edificações. O resultado é um volume único que assenta a sua singularidade na recuperação da essência histórica e no compromisso com a contemporaneidade.

Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia
Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Viga
© José Hevia
Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Imagem 28 de 34
Planta

Na Can Satacilia foi dada especial atenção à seleção de materiais naturais, que contrastam com uma criteriosa escolha de elementos nobres como peças de bronze envelhecido, pedras locais, espelho, detalhes em porcelana e tecidos locais como linho e algodão.

Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© José Hevia
Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Cadeira
© José Hevia

O projeto recupera o pátio de entrada, que havia sido distorcido nas reformas do século passado, devolvendo o antigo esplendor deste elemento tão profundamente enraizado na tipologia das casas nobres do centro histórico de Palma. O pátio torna-se a entrada principal e o coração do volume, abrindo-se aos terraços ajardinados e zonas comuns, destacando a academia e a piscina interna com spa, que se abre diretamente para o pátio. Apesar das restrições construtivas que uma reforma histórica em uma edificação patrimonial implica, o projeto foi pensado desde o início com parâmetros de sustentabilidade, de forma a maximizar a sua eficiência energética, aumentando o isolamento térmico, cuidando das pontes térmicas em toda a sua envolvente e utilizando um eficiente sistema de ar condicionado centralizado.

Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palma, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Complexo Residencial Can Santacilia / OHLAB" [Can Santacilia / OHLAB] 28 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995501/complexo-residencial-can-santacilia-ohlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.