Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ

Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, MesaApartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraApartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, MadeiraApartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: JPG.ARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  106
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Arquiteto Responsável: José Paulo Gouvêa
  • Equipe: José Paulo Gouvêa, Felipe Suzuki Ursini, Gabriel Hirata, Laura Sayuri de Haro, Nathieli Ricardo e Clara Garcia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Madeira
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para este projeto de reforma de apartamento, o exercício de arquitetura consistiu em revelar um espaço que já existia, mas que não se via. Demolir paredes, portas e pisos é, portanto, liberar esse espaço desejado.

Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Pedro Kok
Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa
© Pedro Kok

A remodelação foi pensada como residência de um jovem casal em um edifício localizado no bairro de Santa Cecília, centro de São Paulo, construído na década de 80. O fato de essa unidade estar no piso mais alto do edifício, onde existe muita luz natural disponível, fez com que as ações de projeto buscassem expor, ao máximo, os espaços internos. Para tanto, os banheiros, antes dispostos na região central do conjunto, foram demolidos e reposicionados. Uma série de cômodos compartimentados e segregados, como corredores e áreas destinadas a empregados, deram lugar a um grande espaço de uso múltiplo que agrega estar, cozinha e escritório.

Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Pedro Kok
Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Iluminação, Mesa, Prateleira, Viga
© Pedro Kok

Uma vez revelado, esse espaço recebeu um mobiliário que qualificou os diferentes ambientes. Um armário baixo de madeira separa escritório e cozinha, agora bem iluminados pelo interior do edifício. Mesas fixas executadas em argamassa armada aparente, associadas a pilares e dutos de água pluvial existentes foram dispostas organizando a circulação. Uma nova estante, com delgadas prateleiras de aço e portas de madeira, abriga uma rica biblioteca, coração da casa, que se volta para o escritório e parte da área de comer.

Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa
© Pedro Kok
Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Imagem 21 de 22
Planta
Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Pedro Kok

Dormitórios e varanda foram mantidos em sua forma original, incluindo os pisos de madeira e pedra. Nos demais espaços, o piso contínuo de cimento branco monolítico amplia as qualidades da luz natural.

Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Cecilia, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Aureliano Coutinho / JPG.ARQ" 12 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995477/apartamento-aureliano-coutinho-jprq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.