Parque Dobrável / Approach Design Studio

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaParque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, FachadaParque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoParque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoParque Dobrável / Approach Design Studio - Mais Imagens+ 49

  • Arquiteto Responsável: Di Ma
  • Colaboradores: Zhejiang University of Technology Engineering Design Group CO.,LTD
  • Cliente: TMT POST Group
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© nature image

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde que o 14º Plano Quinquenal Nacional propôs que o desenvolvimento urbano da China deveria mudar de "desenvolvimento incremental" para "renovação de estoque", a revitalização de edifícios antigos floresceu em todos os lugares. Neste contexto, a Approach Design Studio realizou uma exploração ousada, esperamos que o renascimento de edifícios antigos não apenas se detenha na renovação convencional do exterior e interior, mas também considere a contribuição de cada edifício antigo para a vida diária da cidade, relacionando-se ativamente com seus limites, para desencadear possíveis reações químicas. Este projeto visa explorar outra possibilidade entre a arquitetura e a cidade e espera configurar uma nova maneira de pensar e uma referência valiosa para a renovação urbana e a exploração e utilização do espaço público urbano.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© nature image
Parque Dobrável / Approach Design Studio - Imagem 49 de 54
Planta Primeiro Pavimento
Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© nature image

Background - O projeto está localizado na antiga área urbana do Distrito de Daxing, Pequim. O edifício existente da delegacia de polícia tem o formato de "F", encaixada em um pequeno lote. O novo proprietário é o grupo TMTpost de ciência financeira e tecnologia. No início de 2018, a Approach Design Studio transformou esta delegacia de polícia em seu edifício sede em Beijing.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© nature image
Parque Dobrável / Approach Design Studio - Imagem 50 de 54
Planta Segundo Pavimento

O parque de "dobrar" - O projeto "dobra" o parque horizontal tradicional várias vezes e o transforma em um esbelto "parque vertical", que está preso ao limite do edifício em forma de "F" com uma "pegada" mínima. O limite do edifício em forma de "F" é substituído pela cerca original como o novo limite do terreno. O percurso de caminhada do parque também foi colocado no limite do local após ser dobrado, mudando de um caminho horizontal para um caminho tridimensional entrelaçado, criando uma nova experiência de caminhada tridimensional. Ao mesmo tempo, o espaço limitado é infinitamente estendido no processo de caminhada entrelaçada circular.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© nature image

Limite "solto" e "suave" do parque - A dobra do parque produz naturalmente as características espaciais difusas da "arquitetura", de modo que todo o "parque dobrável" apresente um estado espacial "suave" contínuo que não se assemelha ao interior nem ao exterior. Como resultado, os visitantes do parque são "embrulhados" por ele, proporcionando sombra do sol e da chuva e se misturando perfeitamente com o ar fresco, permitindo-lhes ganhar tanto uma "sensação de abrigo" física quanto uma "sensação de liberdade" espiritual. Ao mesmo tempo, este estado de fronteira "suave" e as atividades das pessoas nele também eliminam a complexa e indiferente relação entre a arquitetura e a cidade, formando uma transição "suave" entre os dois. O "Parque Dobrável" tem entradas para a rua, pátio e todos os pavimentos do edifício, permitindo igual acesso ao "Parque" a partir de várias direções. Além disso, um sistema inteligente de controle de acesso garante que as atividades no parque não atravessem as áreas internas de escritórios. Cada cruzamento no parque é projetado como uma plataforma ampliada com antigas cadeiras de bambu de Pequim, proporcionando aos visitantes múltiplos locais de descanso de diferentes escalas e elevações.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© nature image
Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© TMT POST Group

Parque "Crescimento Livre" - Também criamos várias instalações interessantes no "parque", tais como balanços, redes, sacos de pancadas, gangorras, escorregadores, etc., para atrair as pessoas a participar e incentivá-las a se conhecerem, o que, por sua vez, irá desencadear atividades mais interessantes. Graças às propriedades materiais do aço, as pessoas também podem imaginar o parque como um gigante "brinquedo de Lego" e podem "conectar" quaisquer novas ideias para que o "parque" possa "crescer" com a imaginação das pessoas. O conceito original para os componentes estruturais do "Parque Dobrável" era usar os andaimes comumente encontrados em canteiros de obras para fazer dele uma estratégia extremamente barata e universal para "espaços catalíticos" urbanos que poderiam ser rapidamente montados, removidos e replicados. Entretanto, como os engenheiros estruturais não conseguiram encontrar a base para o cálculo do andaime como um sistema estrutural civil, e não havia casos similares que pudessem ser referidos na época, optamos por tubos quadrados de aço e vigas I.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Interiores
© TMT POST Group
Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Interiores, Corrimão
© nature image

Para criar um autêntico ambiente de parque, projetamos um grande número de paredes verdes usando a grade da fachada. Entretanto, durante o processo de construção, o verde natural do projeto foi estranhamente transformado em um verde "artificial" no preço de licitação do construtor, o qual não concordamos. Entretanto, após a conclusão do projeto, descobrimos que o "parque" sem vegetação fixa deixou mais espaço para a imaginação dos usuários, e os proprietários e a comunidade puderam escolher diferentes espécies de plantas e "horta" de acordo com diferentes temas para que o "parque" pudesse apresentar uma variedade mais ampla e oferecer diferentes possibilidades. "Criar outro universo a uma curta distância". A "fronteira" fria que era originalmente usada para "anunciar" o âmbito do território tornou-se uma "zona de gatilho vibrante" compartilhada por todos, injetando nova vitalidade na vida diária da cidade, e agora tornou-se o lugar mais popular da comunidade.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Di Ma
Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© nature image

Extensão do "espaço catalítico" - A estrutura de basquete instalada no parque torna o pátio dianteiro a única quadra de basquete da rua. As pessoas podem jogar um jogo de basquete a qualquer momento, e então o "parque dobrável" se torna uma "arquibancada" para a quadra, proporcionando uma visão diferente do jogo. A passarela do parque leva as pessoas naturalmente até a cobertura, tornando o espaço originalmente ocioso uma parte do "parque". O lado comprido da cobertura em forma de "F" é concebido como uma pista circular de 100 metros, os dois lados curtos são transformados em uma área de recepção e de mini-GOLF, já a diferença de altura entre as coberturas é concebida como um semi-anfiteatro fechado. A acessibilidade e a visão ampla incentivam as pessoas a se exercitar, relaxar, se encontrar e realizar múltiplos eventos emocionantes na comunidade. Diante do edifício que preenche todo o local, o projeto não esculpe seu exterior, mas apenas cobre todas as fachadas voltadas para o interior do local com painéis metálicos perfurados espelhados, fazendo com que o edifício originalmente opressivo desapareça no ambiente e tornando o ambiente mutável e as atividades das pessoas a "expressão" mais vívida do edifício.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© nature image

Reconstrução do interior do edifício - O espaço interno da delegacia era estreito e claustrofóbico, o que gerava conflito com o espaço livre e aberto dos novos escritórios de mídia. Para manter a estrutura principal inalterada, o projeto desconstrói e reformula o espaço interno. A parede externa do lobby é substituída por uma caixa de vidro leve e transparente, que minimiza a fronteira entre o interior e o exterior, trazendo uma abundante luz solar e vistas para o pátio dianteiro. Uma caixa de vidro também é inserida dentro do lobby como uma academia, e a textura ondulada do vidro translúcido cria uma interação interessante de luz e sombra entre as atividades dentro e fora da caixa.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© nature image

A escadaria no meio do edifício foi aberta para criar um "mini" átrio de pé direito triplo, criando uma conexão visual e espacial entre os três pavimentos, que estavam inicialmente separados. A própria escada também foi desmontada e reconstruída, intercalada livremente no átrio, para criar o maior número possível de oportunidades para as pessoas se verem. Através da composição funcional e do "micro-ajuste espacial", muitos espaços têm múltiplos usos. Por exemplo, a largura do corredor é calculada com precisão para acomodar uma sala de leitura; a escada é ampliada para se tornar uma mesa de exposição e uma área de discussão escalonada. O espaço no primeiro pavimento se expande para o pátio interno com uma área de trabalho de bar ao redor das colunas, e a caixa de vidro suspensa se torna tanto uma sala de reunião quanto uma sala de estar.

Parque Dobrável / Approach Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© nature image

Conclusão - Este talvez seja um projeto arquitetônico "pouco ortodoxo", onde o edifício, que inicialmente precisa ser focalizado e ocupa todo o local, eventualmente desaparece no ambiente. Mas os espaços insignificantes e até negligenciados fora do edifício se tornaram os personagens principais do projeto. A arquitetura não é um fim, mas apenas um meio. Em comparação com a criação de um "edifício" requintado e heroico, preferimos deixar tanto o arquiteto quanto o edifício darem um passo atrás e apresentarem um "estado" espacial simples e suave onde as pessoas estão dispostas a se aproximar e participar. Esperamos que este "estado espacial" possa "silenciosamente" atrair e acomodar a vida pública e continuar a nutrir e gerar uma nova vitalidade urbana, mesmo que não seja um edifício público. Este projeto não pretende buscar formas inovadoras, mas apenas explorar o potencial do espaço público urbano da perspectiva de baixo para cima, tentando descobrir alguns valores compartilhados negligenciados das "convenções" e esperando fornecer uma nova maneira de pensar e inspiração para o projeto de tais projetos. Muitas dificuldades e desafios foram superados durante o processo de projeto e construção, principalmente graças à confiança, apoio e coordenação do governo local e dos usuários, o que tornou este projeto possível.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Daxing, Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Dobrável / Approach Design Studio" [Folding Park / Approach Design Studio] 13 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994895/parque-dobravel-approach-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.