Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura

Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, FlorestaDuas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, VigaDuas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, VigaDuas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaDuas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Mais Imagens+ 18

Vidrà, Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andrés Flajszer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, localizado na Carrer de la Font, em Girona, Espanha, possui uma topografia exigente com mais de 4 metros de desnível no eixo norte-sul. A estrada, na fachada sul, tem uma inclinação que ultrapassa os 20% e contorna a casa até terminar num vão livre substancialmente plano ao norte, muito agradável no verão. Por outro lado, o lote se beneficia de uma orientação muito boa, com sol durante todo o dia e com vistas privilegiadas sobre a paisagem; a serra de Bisaura, a vila e, sobretudo, a igreja e o seu campanário.

Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Andrés Flajszer

Este é um projeto promovido pela Carpintaria Vivet de Vidrà, proprietária do local. Os principais objetivos são, por um lado, atingir baixo impacto ambiental e alta eficiência energética, por outro, oferecer um produto de alta qualidade a um custo competitivo e, finalmente, propor uma arquitetura integrada à paisagem.

Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andrés Flajszer
Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Andrés Flajszer
Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Andrés Flajszer

Para resolver este triplo objetivo, propõe-se:
Primeiro, trabalhar com materiais crus e neutros; com a ideia de aproveitar ao máximo as características de cada um deles e reduzir o impacto ambiental no processo de construção. Assim, projeta-se uma grande base de concreto que resolve o desnível do terreno e, uma vez executada, todo o projeto é desenvolvido com construção a seco baseada em estrutura de madeira laminada, acabamentos internos de painéis de três camadas de abeto, isolamento de fibras de madeira e uma fachada ventilada com painel misto de madeira e cimento. Além disso, compromete-se a minimizar as aberturas posicionando-as estrategicamente para obter uma boa radiação solar e evitar perdas. Desta forma, as casas comportam-se bem já que quase não existem pontes térmicas, reduzindo ao mínimo o consumo ao longo da sua vida útil.

Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Viga
© Andrés Flajszer
Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 18 de 23
Planta - Terreno
Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 21 de 23
Corte
Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, Viga, Pia
© Andrés Flajszer

Em segundo lugar, a padronização e modelagem BIM foram priorizadas. Toda a organização do espaço responde ao módulo 1,25 dos painéis. Desta forma, evita-se o desperdício de material e reduz-se consideravelmente os custos. Derivado deste ponto, consegue-se que quase nenhum resíduo seja gerado na obra. Por outro lado, a planta é um exercício de eficiência programática. O mínimo possível foi construído sem sacrificar a qualidade espacial. Não há espaços de circulação não utilizados; Toda a planta é organizada em torno de um núcleo úmido que agrupa banheiros, cozinha e todos os serviços (aquecimento, eletricidade, esgotos...). Desta forma, encontramos um espaço central altamente técnico e, assim, as fachadas são liberadas de compromissos, além do isolamento térmico.

Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Andrés Flajszer

Por fim, a estratégia formal e material é consequência da leitura da paisagem de Bisaura. Não só a madeira, o azulejo e o painel composto da fachada evocam a paisagem e a sua materialidade, como também o próprio volume se destaca; as aberturas, pequenas e verticais; os grandes vãos na fachada sul, quase como saídas. Destaca-se a contundência volumétrica de uma peça quase abstrata ancorada na paisagem, como as grandes casas rurais do século XIX, tão características de Vidrà.

Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão, Terraço, Viga
© Andrés Flajszer

Em suma, é um projeto que, para além dos requisitos ambientais e dos custos de execução, dá uma resposta eficaz às necessidades básicas do cotidiano: um pequeno refúgio que não renuncia à capacidade emocional da arquitetura.

Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Andrés Flajszer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Duas Casas em Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura" [Dos casas en Vidrà / Sau Taller d'Arquitectura] 03 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994364/duas-casas-em-vidra-sau-taller-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.