Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos

Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaProjeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, JanelaProjeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaProjeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de InterioresProjeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos Responsáveis: Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daria Scagliola

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção dos primeiros cinco dos sete edifícios que compõem o Projeto Gomila em Palma de Mallorca está concluída. Projetado por MVRDV e GRAS Reynés Arquitectos, o Projeto Gomila é uma coleção de edifícios, cada um com seu caráter individual derivado de suas cores, materiais e telhados, que está transformando a área ao redor da Plaza Gomila no bairro de El Terreno. Adicionando um total de 60 novas habitações de vários tamanhos e tipos, bem como novos espaços comerciais, após a primeira fase, o Projeto Gomila já está no caminho certo para reviver El Terreno como um bairro residencial vibrante, verde e sustentável.

Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Daria Scagliola

Centrado na Plaza Gomila, próximo ao porto da cidade, El Terreno é um bairro histórico de Palma que nos anos 60 e 70 era conhecido por sua vida noturna, com apresentações famosas de músicos como Jimi Hendrix, Ray Charles e Tom Jones em suas casas noturnas boêmias. Após um longo período de abandono e declínio, a família Fluxà, proprietária da marca de calçados Camper, com sede em Mallorca, comprou uma série de lotes vizinhos ao redor do Plaza, iniciando um plano de renovação que ecoava a filosofia da Camper de combinar tradição com inovação e criatividade.

Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daria Scagliola
Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daria Scagliola

Os cinco edifícios concluídos na primeira fase incluem o Gomila Center, que forma o coração do bairro. Uma renovação de um projeto de 1979 do arquiteto Pere Nicolau. No térreo este edifício branco apresenta um pátio espaçoso, com um restaurante, espaços de escritórios e apartamentos que se erguem em torno deste elemento central numa série de terraços e varandas escalonadas. Ao lado do Gomila Center estão as casas vermelhas conhecidas como Las Casitas, que são coroadas por uma paisagem de terraços permitindo que os moradores socializem.

Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Imagem 25 de 39
Cortesia de MVRDV

Do outro lado do Gomila Center, localizado em uma esquina proeminente, está Las Fabri-Casas, um conjunto de casas geminadas com telhado dente de serra complementado com fachadas de cerâmica azul. Escondido atrás dele, está um prédio de apartamentos de baixo carbono construído com blocos de terra compactados, com uma piscina comum na cobertura que oferece vistas para o vizinho Castelo de Bellver. Por fim, do outro lado da rua, na própria Plaza Gomila, está o edifício verde La Plaza, uma transformação de um edifício existente que abriga um renascimento do histórico bar Bellver, escritórios e um telhado comum com vista para a baía e para a catedral.

Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Vidro
© Jannes Linders
Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jannes Linders
Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Imagem 26 de 39
Cortesia de MVRDV

Os edifícios Gomila são energeticamente neutros, usando muitos dos mesmos princípios desenvolvidos para o padrão Passivhaus, incluindo alta eficiência térmica e medidas passivas de controle climático, como persianas e ventilação cruzada para reduzir as necessidades de energia. Para aproveitar as muitas horas de sol de Mallorca, os telhados abrigam painéis solares, enquanto os sistemas de recuperação de calor reduzem ainda mais o consumo de energia dos edifícios. Muitos dos materiais foram adquiridos localmente, reduzindo o carbono produzido pela construção.

Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Daria Scagliola
Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Daria Scagliola
Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Daria Scagliola

As fases seguintes do projeto adicionarão mais dois edifícios ao conjunto: a amarela Casa Virginia e uma pequena vila ao lado do Gomila Center, ambas reformas de edificações existentes no bairro.

Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Daria Scagliola

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palma de Mallorca, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos" [Project Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos] 28 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994218/projeto-gomila-mvrdv-plus-gras-reynes-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.