Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Arco, VigaIntervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Pilar, Arcada, ArcoIntervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Arco, Pilar, ArcadaIntervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Porta, Arco, Pilar, ArcadaIntervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Mais Imagens+ 31

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de museografia e arquitetura expositiva do Panteão dos Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo em Abrantes, Portugal, pretende a adaptação e requalificação interior de uma antiga igreja (um edifício histórico da cidade de Abrantes, mandado construir em 1215 por D. Afonso II, sendo mais tarde, em 1433, reconstruída por D. Diogo Fernandes de Almeida, uma das personagens centrais deste projecto), cumprindo a rigorosidade das restrições, impostas pelas entidades que tutelam a intervenção em património e que não permitem qualquer alteração ao existente a não ser A pintura e manutenção dos materiais.

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Arco, Pilar, Arcada
© Fernando Guerra | FG+SG

Assim a intervenção, tem de se assumir completamente reversível e minimalista para evitar competir com a grandiosidade histórica do existente. 

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Arco, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

Com isso em mente pensou-se numa intervenção com aparência etérea e simples, que pudesse dialogar com o pré-existente, enquanto cria um espaço virtualmente aberto e fluído, capaz de explorar inúmeras relações visuais e conceptuais entre a proposta e o existente, tornando-se também como um elemento interpretativo da igreja, enquanto define as hierarquias do design expositivo, criando assim uma experiência imersíva para os visitantes.

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Pilar, Arcada, Arco
© Fernando Guerra | FG+SG

A proposta foi materializada na construção de um estrado de madeira de pinho, pousado sobre um pavimento de barro existente, enquanto se descola das paredes para dar uma impressão de um pavimento que flutua no espaço, como que se de um novo layer da história se tratasse permitindo também perceber o piso existente, que conta uma diferente história.

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Arco, Pilar, Arcada
© Fernando Guerra | FG+SG

A arquitetura expositiva explora o sentido do imaterial e do intangível, e a sua permeabilidade permite a visualização de toda a amplitude da Igreja, uma espécie de realidade aumentada, layers de informações justapostos ao existente.

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

Desafiando a escala do lugar, a proposta assume  diferentes dimensões, ritmos e proporções das estruturas expositivas, que são simples, efémeras, transparentes e, que conseguem com pouco volume e pouca matéria, comunicar com subtileza alusiva ao sagrado, uma simplicidade da lógica construtiva.

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Imagem 25 de 36
Planta baixa
Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Imagem 35 de 36
Axo

O piso de madeira dá apoio as estruturas metálicas de várias dimensões, com os vidros que variam entre 5m, 3m e 2m de altura. Estes, estão encastradas à 30 cm de profundidade em peças metálicas, que fazem o lastro construído pela madeira, suportar o peso da estrutura. As várias peças são distribuídas pelo espaço museológico, de acordo com o layout que segue a geometria do edifício e que tira partido da verticalidade (e da escala).

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG
Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Imagem 36 de 36
Axo
Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Porta, Escada, Pilar, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

As linhas de luz, que  percorrem todo o piso do museu, elevando o espaço com uma vibração energética e ativa, e se repetem nas molduras dos vidros que suporta os elementos gráficos da exposição,  desempenham um papel central em todo o projecto. 

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Madeira, Pilar
© Fernando Guerra | FG+SG

Com o objetivo de incentivar a  visitação exploratória, há ainda uma mesa interativa e bancos para contemplação. A posição, a escala entre cada módulo, e o espaço de projeção multi-média, proporcionam distintas experiências espaciais para envolver os visitantes em vários níveis, seja ao nível do discurso museográfico seja ao nível da compreensão do existente. 

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers - Fotografia de Interiores, Arco, Viga, Pilar, Arcada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Abrantes, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção no Museu Panteão dos Almeida / spaceworkers" 05 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994003/intervencao-no-museu-panteao-dos-almeida-spaceworkers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.