Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects

Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Exterior, JanelaEmbaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - JanelaEmbaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEmbaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, FachadaEmbaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Uygur Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Asif Salman
  • Arquitetos Repsonsáveis: Semra Uygur, Özcan Uygur
  • Equipe De Projeto: Necati Seren, Güliz Erkan, Hüseyin Atakan, Seda Kaplan
  • Engenheiro Elétrico: Hasan Sinan Oktay
  • Cálculo Estrutural: Barbaros Bıçakçı
  • Consultoria: Prof. Dr. Aydan Balamir
  • Projeto Estrutural: Prota
  • Engenheiro Mecânico: Bahri Türkmen Engineering Consulting
  • Cidade: Dhaka
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Asif Salman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Embaixada da República da Turquia em Dhaka está localizada na estrada principal de um distrito reservado como o Sítio Diplomático. A edificação é vizinha à Embaixada da República da Coreia, e à Embaixada do Reino da Arábia Saudita nas laterais, bem como às Embaixadas do Canadá e dos Estados Unidos da América do outro lado da rua. O lote pequeno em comparação as embaixadas vizinhas e o extenso programa de requisitos pode ser considerado um dos aspectos desafiadores do processo do projeto. O programa inclui principalmente o consulado, a chancelaria, a residência do embaixador, as salas de recepção, o alojamento e as unidades dos hóspedes. Devido à escala do terreno, não seria adequado resolver o programa com um esquema fragmentado, desta forma, os grupos de usuários com diferentes relações de circulação, privacidade e necessidades de segurança são separados uns dos outros e resolvidos em uma estrutura focal.

Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Janela
© Asif Salman
Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Imagem 23 de 26
Elevação Sudeste
Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Asif Salman

O início da narrativa deste projeto se deu com a visita dos arquitetos a Dhaka, devido às suas referências inspiradoras e à autenticidade das características locais. O clima, e os materiais predominantes na região, desempenharam um direcionamento na criação das principais imagens para o projeto. Reconhecendo as rotinas de vida ao ar livre do clima tropical como dados culturais importantes, as características externas tais como pátio, cobertura, rua, varanda, terraço, brise-soleil e copa moldaram as imagens principais através da reinterpretação. Ao mesmo tempo, recursos “exteriores cobertos” são utilizados para integrar as interpretações do espaço semiaberto no projeto e para acomodar a necessidade de abrigo das chuvas sazonais. Quando todos esses aspectos se traduzem no projeto, a experiência do bairro é reinterpretada dentro do complexo, e os elementos mencionados desempenham um papel determinante no volume total da estrutura. Configurações de ruas abertas e cobertas, passagens definidas e espaços de circulação meticulosamente projetados oferecem um sentido multifacetado ao usuário em um terreno que de outra forma não seria fragmentado, considerando seu tamanho.

Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Asif Salman
Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Imagem 22 de 26
Planta Pavimento Térreo
Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Asif Salman

O projeto surge com a disposição dos espaços privados e das áreas de uso externo ao redor de um pátio, separados um do outro, mas em uma configuração transitória. A residência e as unidades de alojamento de hóspedes são colocadas na periferia do pátio, e a sala de recepção que se abre para o jardim é planejada sob a área da residência. Embora a estrutura seja percebida como um volume único e grande, seguindo esta solução de planta onde a privacidade de cada unidade e suas relações definidas com outras unidades são buscadas, ela, na verdade, se transforma em um complexo compacto de edifícios menores com circulações, terraços e beirais próprios. As formas prismáticas das massas são enriquecidas com elementos arquitetônicos que criam jogos de luz e sombra sob a forte luz do sol. O pátio se torna o centro de gravidade de um conjunto permeável onde as inter-relações das unidades se intrincam. Itens da história da República da Turquia que o edifício representa, como iwan e portões da coroa, foram isolados e reinterpretados para dar ao edifício uma identidade contemporânea e única.

Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Asif Salman
Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Imagem 24 de 26
Elevação Sudoeste
Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco
© Asif Salman

Na arquitetura, a composição dos materiais tem um papel importante na construção de uma identidade e memória espacial. Na Embaixada da República da Turquia em Dhaka, a coexistência do Mármore Marmara exclusivo da Anatólia, e o tijolo que é um material local exclusivo de Dhaka, funde o país ao local situado em um volume definido. A concisão do repertório material composto por concreto aparente, mármore branco e tijolo vermelho forma uma tectônica que funde essa estrutura combinando diferentes programas sob o mesmo teto por meio da unidade da linguagem.

Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Asif Salman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dhaka, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Embaixada da República da Turquia em Dhaka / Uygur Architects" [Embassy of the Republic of Turkey in Dhaka / Uygur Architects] 23 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993728/embaixada-da-republica-da-turquia-em-dhaka-uygur-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.