Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de InterioresCobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de InterioresCobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaCobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Mais Imagens+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amop, CEMEX España, Daisalux, Hisbalit, Notts Sport, Reca, STACBOND, Sika
  • Arquitetos Responsáveis: Francisco José Padilla, Juan Manuel Nicás
  • Equipe: Alicia Peña, Daniel Guerra, Carlos Garberí, Giusy di Pinto, Ignacio Barrera, Lucas Fernández
  • Promotor: Juegaterapia Foundation
  • Orçamento: Raquel Ibañez
  • Agrimensor: Javier Reñones
  • Engenharia Estrutural: Bernabéu Ingenieros
  • Construtora: Ferrovial Servicios, S.A.
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A singularidade deste projeto começa com sua localização, a cobertura do Hospital Materno Infantil Gregorio Marañón projetado pelo arquiteto Rafael Moneo em colaboração com José Mª de la Mata em 2003. Por iniciativa da Fundação Juegaterapia, veio a proposta tão bem sucedida e motivadora de ocupar a cobertura do hospital, transformando-a em um jardim recreativo para que as crianças do hospital pudessem brincar ao ar livre. Este espaço colorido e inesperado visa melhorar a vida diária das crianças e suas famílias, facilitando os encontros mútuos e acelerando sua recuperação.

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 8 de 36
© José Hevia

O envoltório de vidro do hospital, neutro e calmo, forma o plano de fundo para a proposta colorida e inusitada. Na cobertura horizontal e organizada, as manchas coloridas articulam os espaços externos do jardim de forma viva e fortemente contrastante em relação ao edifício original.

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 7 de 36
© José Hevia
Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Hevia

As figuras curvilíneas de concreto branco, de diferentes alturas e dimensões, protegem do sol e refletem as cores e texturas, produzindo espaços atraentes e vibrantes sobre elas. Elas são as "nuvens" do jardim, presas em suportes circulares esbeltos que contribuem com uma aparência de leveza. Na face inferior possuem elementos que proporcionam nuances diferentes, como vidro, perfurações ou mosaicos cerâmicos. Abaixo delas, as manchas coloridas do piso contêm as atividades e jogos, que são mais ou menos visíveis atrás das paredes curvas, convidando assim as crianças a explorar e descobrir o jardim.

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 33 de 36

A grande superfície do jardim é dividida em duas áreas de caráter diferente, segundo as ruas que acompanham. A partir da entrada se acessa na primeira delas, que é mais movimentada e localizada ao lado da Calle O'Donnell, que tem um pequeno palco, balanços, escorregadores, bicicletas e um labirinto. Um pouco mais longe, há um espaço dedicado aos adolescentes onde eles podem sentar-se ao lado de uma mesa de pingue-pongue e um pequeno gol de futebol.

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 19 de 36
© José Hevia
Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 18 de 36
© José Hevia

A segunda área se pretende mais tranquila, com proporções alongadas e com vista para a praça do jardim, tem uma grande mesa irregular de duas alturas, telescópio, futebol de mesa, tangram, cestas e um pequeno campo de mini-golfe no final do percurso. Conectando os dois espaços fica o salão dos espelhos, uma sala com a intenção de criar uma surpresa ao introduzir uma nova experiência, animando a passagem entre as áreas.

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Hevia
Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 23 de 36
Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© José Hevia

O perímetro é formado por um fechamento de malha semi-transparente que envolve o jardim, enquanto permite uma vista da paisagem característica de Madri. Sobre esse fechamento, algumas nuvens espreitam sobre o teto do hospital, o que pode ser visto da rua como um anúncio sugestivo em direção à cidade.

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© José Hevia
Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© José Hevia
Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 20 de 36
© José Hevia

Gostaríamos de pensar que o resultado é percebido como abstrato e onírico, intencionalmente estranho a outros espaços conhecidos e com a capacidade de cada criança projetar sua imaginação e fantasia sobre ele, encontrando seu próprio espaço para brincar e se divertir fora da rotina diária que vivem no hospital.

Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos - Imagem 13 de 36
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura Jardim do Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos" [Cubierta jardín del Hospital Materno Infantil O'Donnell / Padilla Nicás Arquitectos] 08 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993187/cobertura-jardim-do-hospital-materno-infantil-odonnell-padilla-nicas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.